Um Milhão de Anos de Solidão

- Como vocês se deslocam mais rápido do que a luz? - Perguntou o Avô.

- Ora... através dos túneis de manutenção, é claro - respondeu o oficial de ciências. - Temos um mapa tridimensional da rede que cobre esta galáxia e suas vizinhas próximas.

- E quem construiu os túneis de manutenção? - Inquiriu o Avô.

- Os Gumir... - disse a técnica Nart.

- Mas acabei de lhe dizer que os Gumir não existem! - Riu-se o Avô. - Na verdade, foi o MEU povo quem construiu os "túneis de manutenção", que na verdade não são nem uma coisa nem outra... mas, enfim, nós não somos Gumir. E essa rede não cobre somente esta galáxia e suas vizinhanças: estende-se pelo seu Universo inteiro. Trata-se de uma das mais ambiciosas obras de cosmoengenharia que concebemos. E, lamento informar, quando estiver pronta, este Universo estará acabado.

- Hein?! - Exclamaram os Narts.

- Calma! - Contemporizou o Avô. - Isso não vai ocorrer antes de muitos dos seus bilhões de anos. Até lá, provavelmente já terão encontrado um modo de recomeçar em outro lugar do Multiverso. Aliás, estou aqui justamente para lhes dar uma ideia de como poderão atingir este objetivo.

- Mas se isso só vai ocorrer em bilhões de anos, como acha que essa informação será preservada até lá? Nós, os Narts, só começamos a explorar o espaço nos últimos 1.000 anos. Provavelmente, não existiremos como espécie num futuro tão remoto - ponderou o oficial de ciências.

- Ainda mais levando em conta que tivemos a infelicidade de ajudar os Uajigs a passar pelo mesmo processo e acabamos sendo conquistados por eles... - acrescentou a técnica.

- Verdade - reconheceu o Avô. - Realmente, muita falta de sorte. Mas, não se desesperem. O objetivo traçado pelo meu precursor, Juvenal, era que a civilização desenvolvida nesta galáxia fosse pacífica. Eventualmente, terão que lutar para preservar esta paz, mas jamais se lançarão em guerras de conquista e coisas do gênero. Vocês não são Uajigs.

Os Narts o olharam com admiração.

- O primeiro passo para chegar neste futuro remoto, - prosseguiu o Avô - passa pela derrota dos Uajigs. Isso não se dará da noite para o dia, é claro. Na verdade, levará mais algumas centenas de anos. De qualquer forma, quando esta fase estiver terminada, os Narts estarão livres para colonizar toda a galáxia. E, um dia, daqui a meio milhão de anos, seus descendentes distantes virão a este planeta e fundarão uma base na grande Lua. E conduzirão um programa de aprimoramento genético dos hominídeos primitivos que aqui habitam - mas jamais usarão este planeta como residência permanente.

- E que papel terão estes hominídeos? - Perguntou o oficial de ciências com ar desconfiado.

- Daqui há um milhão de anos eles irão reencontrá-los no espaço - afirmou o Avô. - E quando se unirem à grande sociedade galática, começará a próxima fase de sua história. Uma que só termina bilhões de anos no futuro.

- Os eventos que descreve desenrolam-se ao longo de um milhão de anos - ponderou o oficial de ciências. - Não acha que é um período de tempo extenso demais, no qual muita coisa pode dar errado? Por exemplo, o que impedirá os Uajigs de ocuparem este planeta à força?

- Oh, eles tentarão - disse o Avô, balançando lentamente a cabeça em concordância. - Várias vezes.

E olhando incisivamente para os Narts, acrescentou:

- Mas eu não pretendo sair daqui antes que eles tenham desistido em caráter definitivo.

Os Narts entreolharam-se.

- Vai ser uma espera longa e solitária - disse finalmente a técnica.

- Ah, mas eu vou requisitar companhia! - Exclamou o Avô.

E olhou para a parede, onde a Filha e o Neto lhe sorriam na foto emoldurada.

[07-01-2014]