Legg - 1 - Pedido Insólito
Tuh estava no dia mais tranquilo de sua breve passagem por Legg. Sua missão fora leve e ainda na metade do terceiro quarteto do dia havia finalizado tudo. Sua tarefa era fazer varredura na mente dos prisioneiros e descobrir os verdadeiros inimigos da sociedade Leggy, a classe dominadora de Legg. Para isso havia sido preparado. Sua mente privilegiada havia ensejado sua colocação no grau 18 da sapiência o que também lhe conferia uma cadeira na câmara de sentença permanente e outra na câmara de defesa das classes oposicionistas.
Legg, um pequeno planeta no extremo leste da formação estrelar Fiseca, na parte dentral de Andrômeda com o dia durando cerca de 200 horas terrestres (para que o leitor se situe), foi o único planeta a sobrevier a famosa profusão de Leio, ocorrida à 72 milhões de anos. Os estudiosos de Leeg acreditam que o planeta ficou à margem da catastrofe absoluta por seu pequeno teor de ferro no seu núcleo o que lhe conferia baixa percepção magnética. A orbita de Legg é muito complexa. Ele gira em torno de duas estrelas e passa perto de um quasar gigante. A orbita é descrita como um oito alongado ficando as duas estrelas nos respectivos centros dos semi-elipses e o quasar próximo a intersecção do traçado. O mapa celeste desse sistema, se convenientemente posicionado, parece uma face onde as estrelas seriam os olhos o traçado da rota, os óculos e o quasar, a boca. A política em Legg, apesar de considerada opressora, sempre admitiu e respeitou a oposição bem como apoiou seu manifestos de ideologia. No entanto era cruel e contundente com os desvios dos mandamentos gerais... Os próprios desígnios de Liz eram fruto da mais nobre compilação de todos postulados dos tempos modernos. Uma evolução em escala logarítmica deixou toda aquela civilização num grau de conhecimento só esperado para três mil anos a frente.
Mas Tuh não estava pensando nisso. Na verdade nem estava preocupado com todo esse universo de trivialidades. Seu grau apesar de elevado não lhe permitia sequer ponderar sobre tais coisas. Seus genes foram produzidos a partir de uma matriz Vel, que segundo os sábios, teve origem em uma fêmea, há cerca de sete mil anos, época em que havia distinção sexual na sociedade Leggy. Tuh há cerda de dez anos teve uma disfunção no seu cérebro o que lhe trouxe interesse por informações não pertinentes. Havia muita coisa que lhe parecia sem lógica, o que para um ser daquela sociedade era por demais perigoso. Todavia essa situação, por mais detectável que fosse, não foi clara e nem contundente o necessário para acionar os sensores protetores da sociedade. Mesmo assim, os seus superiores, regidos por pura intuição e frágeis deduções, andavam muito desconfiados com seu modo de olhar o céu e já estavam de olhos abertos para qualquer sinal.
Na cabeça de Tuh uma interrogação cruel destilava seus líquidos vitais. Quando o seu superior lhe perguntou o que desejava como recompensa pela missão cumprida sem desvios e sem titubear lhe respondeu: "Gostaria de saber a diferença que havia entre os antigos machos e fêmeas da nossa sociedade".
Nesse momento a desconfiança que pairava sobre as atitudes de Tuh foi transformada na certeza de sua inutilidade ao sistema e ameaça para a sociedade. Aquela informação não estava disponível nem para os superiores de seus superiores... Nem duas horas se passaram e Tuh já integrava uma montanha de ração para alimentar as larvas enclausuradas de novos seres bem mais elaborados e com futuro mais promissor que aquele que poderia ser o dele... Triij, um dos fiscais da produção de ração, de sapiência nivel 3, como todos os demais, ainda ponderou: "...esse lote de ração está contaminado".