Dias de Ouro e Diamantes

Homawa, o sol secundário do sistema erguera-se a pouco e já encontrara o acampamento Mowthumi de pé. Embora visto dali apresentasse cerca de 1/4 da luminosidade do astro central e tivesse uma forte tonalidade laranja que fazia com que tudo parecesse mergulhado num longo e dourado poente, não impedia de forma alguma a realização das atividades cotidianas. Aliás, como ressaltara S'sayr-M'nir, o trabalho que os aguardava naquele território afastado, no sopé das grandes montanhas de diamante, dependia especificamente daquelas horas de luz dourada.

- Não é uma licença poética - explicara aos seus Aprendizes, Z'zim-N'margh e Q'quam-H'hojh. - Para ser ativado, o Tabuleiro depende do comprimento de onda específico de Homawa. Isso significa que, dentro de alguns bilhões de anos, ele deixará de funcionar.

E perante as caras espantadas dos Aprendizes, acrescentou rapidamente:

- A última frase foi uma piada.

- Ah! - Exclamaram em uníssono os rapazes.

Haviam acampado no fundo de um pequeno vale, cercado por colinas baixas cobertas por relva cor de ouro velho, e os guerreiros da escolta, cautelosamente, posicionaram-se fora do seu campo visual. À frente do trio, havia um grande bloco de pedra verde-acinzentada, coberto de pontos brilhantes de cristais, grosseiramente retangular e com o comprimento aproximado de um homem adulto: uma mesa natural. À cabeceira da "mesa", fora colocada uma cadeira dobrável, de couro e madeira, e dois outros móveis semelhantes ladeavam o bloco de pedra.

- Bem, mas vamos a isso... - prosseguiu S'sayr-M'nir.

O Promotor de Eventos sentou-se à cabeceira e fez sinal para que os Aprendizes ocupassem as laterais. De um alforje pendurado ao ombro, extraiu uma placa hexagonal de pedra cinzenta, com 91 casas demarcadas, como se fosse um tabuleiro de jogo. Diferentemente de um tabuleiro convencional, contudo, cada casa possuía uma pequena concavidade escavada, para assegurar que a peça ali colocada não iria ser movida acidentalmente. O Promotor de Eventos colocou o Tabuleiro à sua frente, e do mesmo alforje puxou um saquinho de couro. Despejou o conteúdo, e 36 diamantes redondos, belamente facetados e com cerca de 20 quilates cada, rolaram sobre a mesa de pedra. Eram em sua maioria incolores, mas oito apresentavam uma nítida coloração verde e dois eram de um vermelho brilhante. O Promotor de Eventos segurou um dos dois diamantes vermelhos entre o polegar e o indicador e o expôs à luz alaranjada de Homawa.

- Início de sessão. Calibrar - comandou ele, olhos postos no diamante.

Após alguns instantes de suspense, o Tabuleiro emitiu uma nota musical.

- Está operacional - anunciou ele para os Aprendizes, que faziam anotações com lapiseiras de grafite em cadernos de folhas de papiro. Em seguida, colocou o diamante vermelho na concavidade do centro do tabuleiro. Ouviu-se um acorde.

- Aguardando configuração - explicou o Promotor de Eventos. E colocou três diamantes incolores nos vértices da casa central. Soaram dois acordes.

- Potencializador ativado - informou. Preencheu as três casas restantes em torno do diamante vermelho com três diamantes verdes e comandou, olhando para o Tabuleiro:

- Vetor de aproximação 4A. Escanear objeto entrante. Precisão subatômica. Excluir formas de vida.

Os Aprendizes remexeram-se em suas cadeiras, inquietos, e pararam de escrever. Um zumbido baixo, quase uma vibração, emergiu do Tabuleiro. O diamante vermelho começou a pulsar em intervalos regulares.

- Vamos aumentar a potência - avisou S'sayr-M'nir. E colocou um diamante incolor na extremidade de cada um dos seis vértices do Tabuleiro. O zumbido desapareceu e o brilho do diamante vermelho estabilizou-se.

- Estabelecer canal de transporte - comandou, o que foi confirmado pelo Tabuleiro com um acorde. - Iniciar sequência de montagem em 3, 2, 1... agora!

Os três diamantes verdes iluminaram-se. Cuidadosamente, S'sayr-M'nir recolheu os 23 diamantes restantes ao saquinho de couro e ergueu-se.

- Peguem as cadeiras e vamos andando. O tempo vai virar!

Mal acabara de dizer estas palavras e ouviu-se um trovão vindo das montanhas distantes. Nuvens negras começaram a juntar-se em torno dos picos nevados e uma brisa fresca soprou, eriçando as folhas de grama. Sem esperar segunda ordem, os Aprendizes recolheram as cadeiras e seguiram após o mestre, que caminhava a passos apressados rumo às colinas.

[21-12-2013]