Si vis pacem, para bellum

- Senhor, mensagem do módulo de pouso - anunciou o oficial de comunicações Nart na ponte de comando do cruzador "Vimiravayu".

- Abra o canal - respondeu o comandante Muhara.

A tela frontal mostrou o interior do módulo de pouso, com a câmera voltada para os ocupantes. O oficial de ciências e a piloto Nart estavam sentados lado a lado em primeiro plano, com os dois imensos guardas Uajigs nas poltronas por trás deles.

- Senhor, a fonte de energia que localizamos está dentro de uma habitação - disse o oficial de ciências. - Vimos um dos habitantes, ele acenou para nós.

Muhara cofiou o cavanhaque hirsuto.

- Habitação? Que tipo de habitação? Uma fortaleza?

- Eu diria que é... uma casa, senhor. De formato estranho, mas decididamente uma casa.

- Certamente não esperavam visitantes, - riu-se o comandante - ou não seriam tão descuidados. Com o quê se parece o tal habitante?

Os Narts a bordo do módulo de pouso entreolharam-se com visível desconforto. O oficial de ciências moveu a mão para um painel à sua frente, antes de dizer:

- Comandante, veja o senhor mesmo.

A imagem na tela frontal passou para uma câmera externa, mostrando a casa e seu ocupante, que continuava de pé na porta, olhando para cima com a mão em pala sobre os olhos. A câmera deu um zoom e o alienígena encheu a tela frontal.

- Ora, mas o que é isso... - murmurou o comandante, abrindo um sorriso irônico. - Um NART?

Os Uajigs presentes irromperam em gargalhadas.

- Bem, senhor... - ouviu-se a voz em "off" do oficial de ciências. - PARECE um de nós... quero dizer, um Nart. Mas é bem mais alto. Tão alto quanto, eu diria...

- Cuidado com o que vai dizer, Nart - avisou gelidamente o comandante.

O oficial de ciências completou seu raciocínio num fiozinho de voz:

- Tão alto quanto... um Gumir.

Subitamente, ninguém estava mais rindo na ponte de comando.

- Chega! - Vociferou Muhara. - Já ouvi besteiras demais para um dia só! Os guardas estão me ouvindo?

- Na escuta, comandante - disse um dos dois armários Uajigs.

- Ao descer, vocês irão pegar esse Nart crescido e trazê-lo aqui. Quero interrogá-lo, saber de onde veio e o que está fazendo neste planeta!

- E se ele não quiser cooperar, comandante? - Perguntou de modo ameaçador o segundo armário.

Em tom que não admitia dúvidas, Muhara bradou:

- Desintegrem!

[02-12-2013]