Exílio é morte

Munido de uma lanterna, Ulian Mikhailov, piloto do módulo de desembarque, havia ido dar uma volta pelas cercanias do acampamento. Voltou pouco depois, exibindo uma pedra brilhante, de formato irregular, do tamanho de um ovo de galinha.

- Isso é o que eu estou pensando que é?

- Se você pensou num diamante bruto, acertou - retrucou Dmitry Alekseev. - Estão por toda parte, tropeça-se neles andando por aí.

- Deve ter uns bons 500 quilates - observou Oleg Malinin. - Vai dar um belo peso de papéis!

O piloto guardou a pedra no bolso e comentou:

- Pode não valer nada, mas esse eu vou levar de recordação...

Pavel Kirillov tomou um gole de café sintético antes de interpelar Dmitry Alekseev:

- Não é curioso, Dmitry Alekseev, que este planeta seja tão rico em carbono e mesmo assim tenha originado vida tal qual a conhecemos?

- Esse é um outro mistério dos Mowthumi que não consegui solucionar - retrucou o Pioneiro. - Talvez vocês tenham mais recursos do que eu para descobrir.

- Cruzamos esse sistema solar de ponta a ponta, - aduziu Oleg Malinin - e as leituras espectroscópicas nos mostram que o percentual de silicatos é extremamente baixo, compatível com a formação de um sistema com predominância de carbono-oxigênio.

- Em outras palavras, seria improvável que este planeta existisse? - Questionou o professor Pak Jae-Sun, ajeitando os óculos no nariz.

- Tal como nós e os atuais habitantes o encontraram, sim - respondeu Oleg Malinin. - No modelo de formação planetário conhecido, deveríamos ter aqui um planeta morto, com uma atmosfera composta basicamente por metano.

- E montanhas de diamante - ponderou Ulian Mikhailov.

- Essas existem - disse Dmitry Alekseev. - E são extraordinárias!

- Eu vou dizer o que eu considero a hipótese mais provável... mesmo que achem absurdo - disse Ulian Mikhailov, após um curto intervalo onde somente os equivalentes locais de grilos perturbavam o silêncio da noite.

- A sua opinião é tão boa quanto a de qualquer um de nós, camarada - incentivou-o Pavel Kirillov.

- Esse planeta foi terraformado há milhares de anos para poder suportar a sobrevivência dos Q'til.

- É uma ideia - disse Oleg Malinin. - Terraformado pelos próprios Q'til, suponho?

- Naturalmente. - Concordou o piloto.

- Mas por quê tão longe do Império Q'til, e por quê alguém se sujeitaria a regredir praticamente à idade da pedra lascada para viver aqui? - Questionou Oleg Malinin.

- Talvez não tenham vindo para cá voluntariamente - retrucou Ulian Mikhailov.

E retirando do bolso o diamante bruto para examiná-lo à luz da fogueira, acrescentou:

- Talvez este planeta seja uma gigantesca prisão, um lugar de exílio perpétuo.

[24-11-2013]