O cair da noite

Aliewa, o sol central do sistema, descambava rumo ao horizonte.

Liderados por S'sayr-M'nir, um grupo de Mowthumi (incluindo meia dúzia de guerreiros) e respectivas bestas de carga, adentrou um vale encantador entre uma série de colinas baixas, cobertas por uma vegetação rasteira cor de ouro velho. Mais adiante, as colinas transformavam-se no sopé de uma serra que ia elevando-se até constituir-se numa impressionante cordilheira que erguia-se qual um paredão azulado na distância, picos cobertos por neves eternas. S'sayr-M'nir fez sinal de alto.

- Vamos parar! Estamos longe o suficiente.

- NÓS não estamos longe o suficiente - observou um dos soldados, provocando risadinhas nos demais.

- Vocês estão ficando moles - provocou S'sayr-M'nir. - Começo a achar que só são valentes para espantar os cassathirs e caçar uzurruns.

- Não temos medo de nada - respondeu outro soldado, sobraçando uma arma pesada que lembrava o cruzamento de uma besta medieval com um lançador de foguetes. - Mas se isso fosse seguro, não precisaríamos ter nos afastado tanto do território Mowthumi.

- É um questionamento válido - admitiu S'sayr-M'nir. - Mas posso lhes assegurar que o que vamos fazer é perfeitamente seguro; 99% seguro, eu diria. Mas como ainda há 1% de incerteza, é muito recomendável realizar este tipo de procedimento longe de áreas... habitadas.

- Já chega pessoal! - Gritou o cabo que comandava a pequena guarnição. - Vocês ouviram o Promotor de Eventos: vamos montar o acampamento enquanto ainda é dia!

Resmungando, os soldados começaram a descarregar os hirsutos cassathirs de seis pernas.

- Obrigado, H'hadh-T'tadh - disse S'sayr-M'nir para o cabo.

- Faça bem o seu trabalho, Promotor de Eventos; e permita que voltemos inteiros - retrucou o cabo.

S'sayr-M'nir apenas balançou a cabeça em concordância e voltou-se para sua equipe de apoio, os Aprendizes Z'zim-N'margh e Q'quam-H'hojh:

- Nosso trabalho só começa amanhã pela manhã, portanto, é bom que aproveitem o resto do dia para arrumar as coisas. Dúvidas?

- Isso aqui é território Shmori? - Perguntou ressabiado Z'zim-N'margh.

- Mais para cima - respondeu S'sayr-M'nir fazendo um gesto para o paredão de montanhas que erguia-se além do vale. - Mas, não se preocupem. Apesar de fanfarrões, os soldados que vieram conosco são experientes. E os Shmori não costumam aventurar-se pelos vales ao redor da Grande Planície nesta época do ano.

- Por que não? - Indagou Z'zim-N'margh.

- É época da migração dos cassathirs cinzentos, e os Shmori acreditam na lenda do Cassathalur.

- Cassathalur? - Repetiu Q'quam-H'hojh.

- Um pastor de cassathirs com olhos de fogo, crianças - explicou S'sayr-M'nir. - É uma história que as tias Shmori contam nas noites sem lua em volta da fogueira.

- Noites sem lua são bem raras - disse Q'quam-H'hojh.

- Ainda bem - comentou Z'zim-N'margh. - Dá arrepios só de pensar em encontrar um rebanho de cassathirs numa noite escura, guiados por uma criatura de olhos de fogo...

- Prometo que não vou falar no Cassathalur esta noite - prometeu S'sayr-M'nir com um sorriso irônico. - Agora, tratem de levantar a tenda e vão cuidar do jantar!

- Sim senhor! - Responderam os rapazes em uníssono.

[19-10-2013]