Venha nos ver (se passar por perto)

S'sayr-M'nir bateu as palmas das mãos sobre a mesa de madeira, para chamar a atenção da plateia que se dispersara em conversas paralelas:

- Pessoal, por favor! Vamos deixar para discutir isso DEPOIS da reunião! A minha apresentação ainda não acabou!

Os presentes voltaram a olhar para a imagem que flutuava no ar ao lado do Promotor de Eventos: um gráfico com uma curva senoidal invariável.

- Como eu estava dizendo, essa é a assinatura característica da hiperpropulsão Gumir. E de uma época bem específica: cerca de 500 mil anos atrás, aquando da construção dos túneis de manutenção.

- Não sei porque todo esse alvoroço - ponderou o ancião L'lahur-K'ksidh. - De um modo ou de outro, todos os sistemas de hiperpropulsão usados por humanoides neste lado da Galáxia tem suas origens em descobertas feitas pelos Gumir.

- Verdade, venerável - retrucou S'sayr-M'nir. - Só que esse visitante está vindo de um quadrante inexplorado, o que significa dizer que seu contato com tecnologia Gumir é bem recente. E esse é o ponto realmente notável: não o fato de estar usando tecnologia Gumir velha de meio milhão de anos, mas de aprender a utilizá-la tão rapidamente.

Os presentes entreolharam-se.

- Ouso dizer, - prosseguiu S'sayr-M'nir - que o seu encontro com a tecnologia Gumir deu-se logo depois que deixaram seu planeta pela primeira vez, já que tais vestígios seriam mais facilmente preservados no espaço do que sobre a superfície de um planeta geologicamente ativo.

- E o que há de excepcional nisso? - Inquiriu L'lahur-K'ksidh. - Um grupo de humanoides desconhecidos descobre como usar tecnologia de voo hiperespacial e decide lançar-se ao espaço. Merecem mais do que um voto de "boa viagem"?

S'sayr-M'nir muniu-se de paciência.

- Venerável, - prosseguiu - a pergunta que deve ser feita aqui é: o que mais além do voo hiperespacial essas criaturas aprenderam, mexendo com tecnologia Gumir avançada?

E como ninguém respondesse, acrescentou:

- É isso o que precisamos descobrir. Para tanto, proponho uma abordagem diferente da nossa técnica usual: vamos fazer um convite direto para que venham nos visitar!

Um burburinho elevou-se da plateia. L'lahur-K'ksidh inclinou a cabeça para a frente, num gesto de negação:

- Isso vai contra as regras. Nós acolhemos visitantes, não fazemos convites.

- Eu receio que é chegada a hora de mudar as regras, venerável - S'sayr-M'nir. - Sinto que estamos prestes a fazer uma descoberta extraordinária.

- Isso compete à Executiva decidir - retrucou L'lahur-K'ksidh.

- Que seja, venerável - respondeu S'sayr-M'nir. - E, enquanto isso, procuraremos aprender mais sobre o visitante através de sensoriamento remoto.

Voltou-se para G'gise-G'gmhir, que o ouvia atentamente sentada à mesa do painel ao lado de H'homagh-T'tdhun:

- Pronta para sonhar, G'gise-G'gmhir?

- Sempre pronta - respondeu G'gise-G'gmhir com um sorriso.

[28-09-2013]