OPERÁRIO MECÂNICO
- É muito simples, caro Arthur. Com os avanços dos meus experimentos não teremos mais problemas nas fábricas! Esses baderneiros não serão mais um empecilho para produção... Me passe a serra, por favor.
A sala estava cheia. Aquele era um dia que prometia ser histórico, tanto para os estudantes de medicina quanto para os donos das fábricas de todo o mundo, e, ali, alguns poucos tinham o privilégio de assistir a cirurgia.
Arthur Gregory, dono da Gregory’s - fábrica de motores a vapor - , era o favorito de Doc., e tinha todas as explicações do procedimento, observando ao lado da mesa de cirurgia, enquanto Doc. fazia a operação no crânio do rapaz.
Para Arthur aquilo tudo era fascinante... Embora não entendesse nada do que o médico dizia. Viu o rapaz ter uma agulha enfiada na cabeça e agora, com certo enjoo, via Doc. abrir a cabeça dele e retirar uma parte de seu cérebro, inserindo depois um dispositivo cheio de engrenagens e molas no espaço aberto.
-Isso não vai mata-lo? – perguntou ele espantado. Muitas das outras pessoas haviam saído da sala quando perceberam o que se passava, mas , dos que ficaram, Arthur foi o único a indagar o médico.
- Não, meu caro Arthur. Isso vai aprimorá-lo. Essa cirurgia e mais algumas modificações que faremos no corpo desse rapaz, nos dará um operário com a força de uma máquina e a inteligência suficiente pra cumprir ordens, seja ela de qual cunho for. Ele também será submisso aos nossos desejos, sem emoções ou lembranças do passado. Esse dispositivo que coloquei toma o lugar das emoções e serve para termos controle de todas as funções motoras dele, e a energia corporal dele é o que precisamos para aquecer o motor a vapor que controlará essas engrenagens. Estamos olhando aqui o passaporte para o futuro, meu amigo! E vocês todos são testemunha!
O médico terminou de arrumar a ultima engrenagem. Com um pequeno dispositivo ligado ao relógio dele, pôde então fazer a demonstração do que dizia. Apertou um botão e os olhos do homem se abriram.
-Quando eu terminar os ajustes em todo o corpo dele, caros senhores, não será só a face que poderá ser controlada. Eis que temos a solução para os aleijados e loucos por esse país a fora... Temos a mão de obra que todos sempre desejaram!
Ele terminou a cirurgia no cérebro do homem, deixando-o aberto pelo fato do dispositivo inserido esquentar muito...
Demoraram anos para aquilo ser aperfeiçoado... Muitos zombaram... Mas hoje, quando olhamos pra rua, o que mais vemos são homens de cartolas altas, com engrenagens que possibilitam a ventilação de suas cabeças mecanizadas, com próteses de metal interligando os membros, ligas de couro para imitar a pele e uma máscara negra que alimenta o cérebro deles com vapor.
Esses são os operários mecânicos... Corpos mortos em prol da cultura do carvão.