O Sol passou por aqui

"Medições da velocidade dos gases nas imediações solares demonstram que o Sol, e tudo mais em suas cercanias, orbita o centro galático a cerca de 220 km/s."

- (Chaisson, Eric,; McMillan, Steve. "Astronomy Today". Nova Jérsei: Prentice-Hall, 1993: 533.)

O "Mensageiro das Estrelas" havia emergido no meio de um vasto nada, iluminado apenas pela luz de sóis distantes.

- Por que saímos nesse vácuo? - Perguntou ela.

- É um bom lugar para se ver o Sol. Estamos além da Nuvem de Oort, uns dois anos-luz longe de casa.

- Qual delas é o Sol?

- Aquela ali - apontou. - A brilhante, amarelada, em Cassiopeia.

- É engraçado... o Sol numa constelação.

- Se houvesse uma Champs-Élysées em Alfa Centauro, é ali que veríamos o Sol à noite.

- Mas não há, não é? E você não está indo para Alfa Centauro...

- Não - concordou ele. - Alfa Centauro é como se fosse a Estação Cosmonautas em Paris. Quase dá pra descer ali e ir andando até em casa...

Ela riu. E depois, fez-se silêncio.

Finalmente, ele falou:

- Há mais alguma coisa que eu queria que você visse. Vou diminuir a iluminação.

Apertou alguns botões no painel de controle e as luzes da cabine de voo esmaeceram e tornaram-se avermelhadas, realçando o brilho das estrelas lá fora.

- Só estou vendo as estrelas - disse ela.

- Mais um minuto, ainda vou aplicar o filtro ultravioleta - informou ele. Apertou mais uma tecla e uma das janelas panorâmicas ganhou um tom azulado.

Finalmente, à medida que seus olhos acostumavam-se à penumbra, ela percebeu ao que ele se referia: na esteira do caminho percorrido pelo Sol em seu avanço através da Galáxia, longas e diáfanas plumas de gás projetavam-se como se fossem a cauda de um cometa. Uma longa cauda, com anos-luz de extensão.

- É de tirar o fôlego! - Exclamou ela, embevecida.

- Lindo, não é? O meu pai me trouxe nesse mesmo lugar, quando eu era criança - disse ele.

E acrescentou:

- Um dia, quando eu tiver voltado para casa, espero poder trazer meu filho aqui também.

- Acho que ele... ou ela... irá gostar tanto da vista quanto eu - respondeu ela simplesmente.

Além das janelas panorâmicas, o Sol abria caminho em sua rota através da Galáxia, deixando atrás de si um rastro de poeira de estrelas.

[26-07-2013]