O promotor de eventos

O sol da tarde enchia a grande maloca com um cheiro de palha assada. Alguém jogara um pouco de água no chão de terra batida para baixar a poeira e a plateia foi chegando devagar, cada um com a sua esteira enrolada debaixo do braço. Foram abrindo as esteiras e sentando-se sobre elas, em grupos, formando um semicírculo ao redor da mesa central, atrás da qual viam-se três cadeiras rústicas esculpidas em toras de madeira - duas delas já ocupadas.

- Quem estamos esperando? - perguntou um dos anciãos na primeira fila para H'homagh-T'tdhun, que ocupava a cadeira central.

- S'sayr-M'nir, Venerável L'lahur-K'ksidh - respondeu H'homagh-T'tdhun, olhando para a porta aberta e além, onde o vermelho-dourado dos campos de khuma fazia um vivo contraste com o azul turquesa do céu.

- S'sayr-M'nir? Ele faz parte da Executiva? - Inquiriu o ancião.

- Não, Venerável - explicou H'homagh-T'tdhun. - Ele é do Comitê de Recepção de Visitantes.

Um "oooh" baixo percorreu a plateia. Os presentes entreolharam-se e cochicharam.

- Visitantes?

- Quanto tempo faz?

- Foi no tempo do pai do meu pai...

Sentada ao lado de H'homagh-T'tdhun, G'gise-G'gmhir bateu com as palmas das mãos sobre a mesa para chamar a atenção.

- Por favor! Atenção todos! S'sayr-M'nir está chegando, ele vai esclarecer tudo.

S'sayr-M'nir entrou rapidamente na maloca, um cilindro prateado sob o braço esquerdo. Postou-se ao lado da mesa e, sem dizer palavra, colocou o cilindro em posição horizontal na altura da própria cabeça e soltou-o. Em vez de cair, o objeto permaneceu na mesma posição, suspenso no ar. Só então S'sayr-M'nir tomou seu lugar à mesa, ao lado direito de H'homagh-T'tdhun.

- Projeção estendida - comandou S'sayr-M'nir, olhos postos no cilindro.

Uma faixa retangular de luz azul estendeu-se do cilindro até quase tocar o piso de terra batida, preenchendo a penumbra da maloca com um brilho suave.

- Todos estão vendo? - Perguntou S'sayr-M'nir. Alguns resmungos nas esteiras ao fundo do aposento fizeram com que ele girasse ligeiramente a posição do cilindro projetor.

- Melhorou?

Como ninguém se pronunciasse, ele prosseguiu:

- Estou vendo muitas caras novas aqui - começou, olhando em redor. - Só conheço bem o pessoal da turma da frente.

Risinhos no meio da plateia.

- Para os que não me conhecem, - prosseguiu ele - meu nome é S'sayr-M'nir. Sou o Decano do Comitê de Recepção de Visitantes, aquele setor que volta e meia ouço sendo citado como "o melhor organizador de festas deste lado de Mowthum"...

Mais risinhos.

- Pois bem, agora vocês vão ter uma ideia da real utilidade das nossas festas e torneios - disse S'sayr-M'nir em tom enfático. - Um daqueles eventos que ocorrem uma vez a cada meio milênio ou mais, está para ocorrer agora, no tempo de vida de vocês. Vão ter muito assunto para conversar com seus netos e tataranetos!

E virando-se novamente para faixa de luz azul tremeluzente ao seu lado, completou:

- Alguém está vindo pelo velho túnel de manutenção.

[10-05-2013]