Algo sinistro vem por aí

Ninguém foi pego de surpresa: os alarmes começaram a soar duas semanas antes.

- Alguém está vindo pelo velho túnel de manutenção... - disse S'sayr-M'nir ao entrar na sala, bloqueando por um momento a luz do sol.

- Isso é um bom ou um mal sinal? - Perguntou cautelosamente H'homagh-T'tdhun, erguendo os olhos dos papéis sobre a mesa.

- Teoricamente, NINGUÉM deveria estar usando estes túneis - S'sayr-M'nir prosseguiu como se não houvesse escutado. - Vamos ver o que esse visitante quer e como se comporta...

- Então... não é gente nossa? - H'homagh-T'tdhun parecia decepcionado.

- Nossa gente parou de usar os túneis há mais de 20 mil anos; quem quer que seja, não deve conhecer um caminho melhor. Isso nos dá uma ideia sobre o seu nível de desenvolvimento tecnológico: baixo.

- Podem ser hostis?

- Raramente tivemos problemas com visitantes - S'sayr-M'nir sorriu confiante. - Até porque, nossa tecnologia geralmente é muito superior a deles. Contentam-se em dar uma olhada e partir. Nunca mais voltam...

Fez um gesto abrangente para o exterior da cabana de palha, onde campos cultivados estendiam-se à perder de vista.

- Afinal, o que há aqui que possa interessar a um visitante de outro planeta?

[23-04-2013]