A ressurreição dos mortos

Entre os dois, uma seção interna do casco da nave havia sido baixada até ficar em posição horizontal: uma pequena mesa dobrável. Sobre ela, um samovar de prata de um litro, talheres e um açucareiro de prata, xícaras e pires de porcelana e um prato com dois terços de um bolo inglês.

- Ser um Pioneiro tem lá as suas vantagens - disse Pavel Kirillov, após tomar um gole de chá.

- Se está falando do chá e do bolo, aposto que tem coisa melhor na sua grande nave interestelar - retrucou Dmitry Alekseev com um sorriso.

- O nosso chá é produzido por recomposição molecular; aliás, como tudo o que comemos e bebemos nessas naves do governo. Mas isso aqui... - Pavel Kirillov balançou a xícara - ... é chá verde indiano de verdade!

- Sempre falta alguma coisa que as máquinas não conseguem reproduzir, não é?

- Melhorou bastante, - condescendeu Pavel Kirillov - e ainda assim não conseguem chegar nem perto da coisa autêntica.

- Não vou lhe enganar dizendo que bebo chá indiano todos os dias. Na maior parte do tempo, é produto de recomposição molecular também. Afinal, estamos à 600 anos-luz da Terra e não existem mercearias de importados nas redondezas. Mas, sempre se guarda um pouco para as visitas - "avis rara, avis cara", diriam os latinos.

- Literalmente cara - filosofou Pavel Kirillov. - Imagino o quanto devem cobrar por uma libra de chá autêntico em Yoshiwara Densei.

E sorvendo mais um gole de chá:

- Mas eu não vim aqui para criticar o cardápio de bordo. Vamos falar do seu relatório.

- O que quer saber, Pavel Kirillov?

- Que relação há entre esses Mowthumi e os Gumirs?

- Relação direta, você quer dizer? Provavelmente nenhuma.

- Mas no seu relatório você diz que os Mowthumi alegam ser descendentes de uma poderosa civilização interestelar, mas que perderam todo o conhecimento técnico e o contato com seus antepassados, milhares de anos atrás. Um vínculo com os Gumirs nos pareceu plausível.

- Por si só, os Mowthumi são um caso de estudo dos mais interessantes. Mas não são Gumirs - ou descendentes de Gumirs. Eles pertencem a um povo chamado Q'til cujo império fica muito longe daqui, talvez uns 10 mil anos-luz além, no rumo do centro da Galáxia.

- Império Q'til?

- Também nunca havia ouvido falar. E não há como saber se ainda existe, exceto indo lá.

- Dez mil anos-luz... nunca nos atrevemos a ir tão longe assim. Talvez seja um objetivo para as próximas gerações de Pioneiros, Dmitry Alekseev.

- Enquanto isso, teremos que decifrar os registros de bordo da nave Q'til que fez o pouso de emergência neste planeta. Eles ejetaram as gravações em uma cápsula de fuga sobre a terceira lua. A cápsula passou milênios emitindo um sinal de alerta em várias frequências. Foi o que me trouxe até aqui.

- E quando você encontrou os Mowthumi, eles o saudaram como...

- O Gumir. Eu, um Gumir!

Pavel Kirillov olhou pensativamente para os fragmentos de chá no fundo da xícara.

- Mais chá?

- Por favor - respondeu Pavel Kirillov estendendo a xícara.

[02-03-2013]