A Resposta (microconto)
"Alguém ouvindo?", captavam radiantes sua mesma pergunta, transmitida antes inúmeras vezes. Aquela própria pergunta era uma resposta: ouviam sim, e questionavam o mesmo. Registraram, cuidadosos, três minutos de mensagem alienígena.
O alfabeto com duas letras escrevia a mensagem modulada naquela frequência central. Era binária, forma mais simples de transmitir informações. Não era coincidência seus 1679 bits fatoráveis em dois inteiros indivisíveis. Representavam 73 linhas de 23 bits, uma imagem!
Não era simples "olá", mas um cartão de visita dos alienígenas. Como contavam, do que e como eram feitos, como se pareciam, quantos eram, que tamanho tinham, onde estavam... Prepararam uma resposta à altura. E enviaram.
Cinquenta mil anos depois de transmitida a pergunta, voltava a resposta ao planeta azul. Infelizmente não havia ninguém lá para ouvi-la. Aliás, há alguns milênios o planeta já deixara de ser azul. Nada vivia agora nos imensos desertos de sal, restos de antigos oceanos evaporados...