In Memoriam

- Não vou perguntar se tinha noção do que estava fazendo porque é óbvio que premeditou tudo.

Silêncio.

- Pensou mesmo que não seria apanhado pelo simples fato de ter escolhido um lugar distante para seus experimentos?

Silêncio.

- Nem vou falar do profundo desprezo que eu... que todos nós, sentimos por você. Crimes hediondos podem ocorrer em todas as sociedades, mesmo nas mais evoluídas. Mas o que você fez é absolutamente sem precedentes, mesmo numa sociedade completamente liberal como a nossa, e que sempre se esforçou ao máximo por não impor regras de comportamento.

Silêncio.

- Por delitos infinitamente mais leves do que o praticado por você, cidadãos foram afastados permanentemente do convívio com criaturas civilizadas e seus nomes... sim, seus nomes... foram apagados de todos os registros. Essa possibilidade chegou a passar por sua mente enquanto perpetrava seus crimes?

- Sim.

- Ah! Finalmente uma reação! Devo supor que sente-se incomodado com a possibilidade de ter seu nome apagado dos registros?

- É uma possibilidade bastante desagradável.

- No seu caso, creio que seria somente o início. É uma situação totalmente sem precedentes. Talvez tenhamos que criar um novo paradigma.

Um riso baixo.

- O que achou engraçado?

- Pense bem... eu vou determinar a criação de um novo paradigma.

E depois, num tom falsamente casual:

- Será que vão lhe dar o meu nome?

[11-02-2013]