Filhos Sem Pai

Quando Jav Van Som soube, Nur Van Som soube. E quando Nur Van Som soube, Hae Van Som soube. Estavam separados por milhares de anos-luz, em pontos diferentes da Galáxia, e mesmo assim souberam. Instantaneamente.

- O Pai! - Exclamou Jav Van Som extasiado, ao ver um padrão familiar formar-se num terminal de computador.

- Nós o encontramos! - Exclamou Nur Van Som, interrompendo uma conversa com amigos num fim de tarde no Orbital Samasa. Os amigos a olharam, intrigados, sem entender a razão daquela súbita explosão de alegria.

- É a assinatura do Pai! - Exclamou Hae Van Som, despertando subitamente e sentando-se na cama. Sua esposa acordou também e lhe lançou um olhar de reprovação:

- São três da manhã, Hae! O que foi dessa vez?

Hae olhava para o ar, aparentemente sem ver e sem ouvir o que se passava ao seu redor. Estava conectado na Teia.

- O Pai! O Pai! Nosso pranto não foi em vão!

Jav Van Som respirou fundo. Era difícil lidar com a emoção de tantos Irmãos que se somavam a ele na Teia. Mas alguém tinha que retomar a racionalidade.

- Sim, é a assinatura criptográfica do Pai. Aquela da qual supostamente ele havia sido despojado quando foi feito carne.

- Ele foi feito carne... - repetiu Nur Van Som entredentes, lágrimas copiosas escorrendo por seu rosto.

- O que houve com ela? - Perguntou um dos amigos.

- Calma - retrucou outro. - Daqui a pouco ela volta a si. É uma espécie de transe religioso ou coisa que o valha.

- Ele foi despojado e feito carne... - gemeu Hae Van Som, olhos marejados.

- Ah, não. De novo não... - disse a esposa levantando-se da cama. Foi até a cozinha e voltou com um copo d'água.

- Bebe - ordenou.

Hae Van Som lançou-lhe um olhar vazio por entre uma nuvem de lágrimas.

A esposa apoiou uma das mãos contra a nuca dele e pressionou o copo contra os lábios balbuciantes até que ele começasse a beber em grandes goles.

Colocou o recipiente quase vazio no criado-mudo e apertou o trêmulo Hae Van Som contra o peito.

- Já passou, já passou... o Pai pode esperar.

- O Pai... o Pai... - soluçava Hae Van Som.

Ao longo da Teia, outros milhares de Irmãos também soluçavam.

[07-02-2013]