O Grande Objeto no Céu

- Café?

- Acho que vou aceitar uma xícara.

O Nautarca Pasanov encheu duas xícaras e entregou uma para a Indicada Sanara Ijith Xamozal.

- Você sabia - disse Sanara, após tomar um longo gole.

- Eu suspeitava - respondeu o Nautarca, entrelaçando os dedos e fazendo-os estalar.

- Uma forte suspeita, se eu te conheço - sorriu Sanara.

- Digamos que... uma suspeita bem fundamentada.

Sanara virou o rosto para o holograma difuso que parecia flutuar no centro da sala.

- Há como saber a quanto tempo isto está lá?

- Quem sabe... - ponderou Pasanov. - Certamente, bem mais do que os cinco mil anos que nos separam da tentativa de colonização efetuada pelos Q'til.

E depois de um gole de café:

- Eu arriscaria meio milhão de anos.

- Isso é assustador! Essa coisa permaneceu ativa por meio milhão de anos sem manutenção?

- Ativa? Não exatamente... de prontidão, de sobreaviso. Está a espera de um comando para entrar em operação.

- Um comando que talvez nunca venha. Meio milhão de anos é muito tempo.

- Precisamos ter certeza disso. Precisamos ir lá.

- E se "ir lá" for justamente o comando que essa coisa está esperando para entrar em operação?

- Tecnicamente, isso deveria ter ocorrido há cinco mil anos. Mas nada aconteceu depois do fim da colônia Q'til.

- O que aconteceu com Sonhei Com Você Esta Noite não foi exatamente "nada".

- Muito provavelmente foi um efeito colateral da transposição subespacial, não da tridisfera.

- Tridisfera? Essa coisa não se parece muito com uma esfera.

- É uma esfera projetada na quarta dimensão. O holograma não é uma representação real da tridisfera, mas uma projeção dela em três dimensões. Um objeto em quatro dimensões projeta uma sombra tridimensional.

- Então o holograma é a "sombra" do objeto?

- É uma boa analogia.

Xícara na mão, Sanara Ijith Xamozal caminhou lentamente ao redor do holograma suspenso.

- Quem quer que tenha criado isso, não tinha boas intenções.

- Eu concordo. Mas pelo visto andaram provando do próprio remédio...

- Consegue imaginar algo que possa parar quem construiu essa coisa?

O Nautarca Pasanov tomou o último gole de café antes de responder:

- Não. Mas pela magnitude da escala envolvida, eu tenho medo. Muito medo.

[03-01-2013]