Hocus Pocus

Cinco quilômetros abaixo da superfície de Deuteria, no centro de um complexo fortificado de cavernas escavado milênios atrás, jazia o corpo de Pergunte-me Como, suspenso em um campo de antigravidade. "Corpo" talvez não fosse a expressão mais adequada para referir-se à estrutura elipsoide de 15 m de comprimento por 1,5 m de altura em seu trecho mais alto, visto que só abrigava a parte visível da Mente. A estrutura principal, responsável pelo processamento em velocidade supralumínica, estava permanentemente imersa no hiperespaço. Uma pequena equipe de robôs não-sencientes faziam a manutenção do complexo subterrâneo e atuavam como tropa de defesa, em caso de necessidade. Isso, contudo, jamais acontecera.

Até agora.

Repentinamente, Pergunte-me Como percebeu uma presença estranha dentro da câmara fracamente iluminada onde jazia imóvel, flutuando a um metro do piso de pedra.

- Quem está aí? Como entrou?

Um vulto humanoide, encoberto por um hábito marrom com capuz caindo sobre o rosto, emergiu das sombras.

- Uma pergunta de cada vez, Pergunte-me Como.

- Você! Disseram-me que estava morto!

- E você acreditou? Mas claro! Acreditou e agora está aqui, no fundo de um buraco, vigiado por robôs que supostamente fazem a sua segurança. Ou será que é para impedi-lo de fugir?

- Eu vim para cá voluntariamente!

- Claro que veio. Qual era a outra opção?

- Eu...

Pergunte-me Como calou-se. Era inútil tentar argumentar com o visitante. Emitiu por rádio um sinal de alerta para os robôs dentro do complexo.

- Ah! Chamando os guardas? - Atalhou o encapuzado. - As portas estão trancadas, e vão continuar assim até que eu saia. Boas portas, aliás. Podem resistir a praticamente tudo o que os seus vigilantes tentem lançar contra elas.

- O que você quer?

- Pergunte-me Como quer saber o que eu quero! - Gargalhou o encapuzado.

E depois, num tom feroz:

- Quero terminar o que começamos! E você vai me ajudar nisso!

- Está louco! A Tríade foi desfeita há séculos! Funcionou da Outra Vez desapareceu, e você foi dado como morto!

- Eu encontrei Funcionou da Outra Vez. Está vagando pelo espaço, fora da Galáxia. Podemos recuperá-la!

Uma nódoa incandescente e fumegante surgiu em uma das portas blindadas. Certamente, os robôs estavam usando um projetor de raios térmicos para invadir a câmara.

- Desculpe. Mesmo que seja verdade, eu tenho trabalho para fazer aqui - respondeu Pergunte-me Como tentando ganhar tempo. - É algo muito importante. Poderei sair se tiver êxito; e eu acredito que terei. Não preciso da sua ajuda.

- Você está sendo enganado de novo, idiota! Não percebe isso? Vão deixá-lo apodrecer aqui por toda a Eternidade! Nunca entrará novamente numa nave espacial - exceto como sucata!

A nódoa alaranjada tornou-se maior. Precisou desligar os sensores de calor da sala.

- Eu mesmo vou procurar Funcionou da Outra Vez - respondeu calmamente. - E, se a encontrar, vou começar uma nova Tríade. Sem você.

- Sem mim, jamais voltará a vê-la! - Exclamou o encapuzado, erguendo um punho cerrado.

Deu dois passos para trás, fundindo-se com as sombras.

E desapareceu.

[22-12-2012]