Vele o meu sono

As trevas ao seu redor eram tão densas que somente conseguia enxergar indo além e aquém do espectro eletromagnético visível para os seres humanos. Em raios gama, raios X, infravermelho e rádio, o Universo brilhava à sua volta. E também crepitava e sibilava, com vozes de estrelas e planetas distantes que enchiam o vácuo e que ela gostaria de entender o que diziam. Mas não havia tempo para isso agora: tinha muito trabalho a fazer.

A transposição subespacial era um conceito antigo de milhares de anos, mas que por uma série de razões de ordem prática, jamais fora adotado por qualquer civilização biológica da Galáxia. Mesmo as Mentes, como o protótipo Sonhei Com Você Esta Noite, não estavam imunes aos efeitos potencialmente nocivos da navegação multidimensional mais rápida do que a luz. Todavia, a equipe do Nautarca Pasanov trabalhando em conjunto com o Colegiado de Mentes, haviam elaborado um dispositivo de segurança que teoricamente poderia "blindar" Mentes e criaturas biológicas dos riscos causados pela transposição: projetar o seu funcionamento na sexta dimensão. O método funcionara em condições de laboratório e agora chegara a hora do teste prático.

Antes de ser desembarcada no coração da nebulosa molecular de hidrogênio e poeira que compunha o Golfo de Nenya, Sonhei Com Você Esta Noite tivera uma última conversa com o VGS Amanhecer de Um Dia Qualquer. Depois disso, teria que manter absoluto silêncio de rádio, pois a missão seria desenvolvida em território ocupado pelo inimigo.

- Do ponto de vista matemático, você está preparada para computar na sexta dimensão - assegurara o VGS. - O que nós não podemos prever é como isso iria afetar a sua capacidade de raciocínio lógico: os testes em laboratório foram inconclusivos. Portanto, para sua própria proteção, você será dissociada quando entrar no modo de transposição subespacial. Suas funções superiores de raciocínio, seu intelecto, sua personalidade, serão desativados e apenas os módulos ligados à navegação multidimensional e autodefesa permanecerão ativos; isto, basicamente, será tarefa da Nave.

- Parece-me uma forma de esquizofrenia induzida - respondera cautelosamente Sonhei Com Você Esta Noite.

- Na verdade, será como entrar em hibernação no início da viagem e só despertar no seu término - corrigira o VGS. - Você não terá nenhuma lembrança do interregno, fora aquilo que for registrado pelos circuitos da Nave.

Por razões óbvias, a Nave não era uma entidade senciente, mas ainda assim, podia manter um nível de conversa elementar que enganaria um interlocutor menos atento.

- Nave?

- Aguardando instruções - respondera o veículo.

- Vamos entrar no hiperespaço do modo usual e você assumirá o comando quando estivermos a meio parsec da extremidade oposta da nebulosa.

- Positivo.

- O voo de transposição subespacial será efetuado com incrementos de 0,5 passos até o limite de 5,9 dimensões. Os motores deverão ser testados em potência máxima por intervalos de 10 segundos até que o limite seja atingido. Você então deverá determinar a velocidade ideal de cruzeiro, a qual será mantida até que estejamos a meio parsec de distância após a passagem pelo alvo. A partir daí, a transposição será decrementada até atingirmos o patamar estável de cinco dimensões, quando o comando me será devolvido.

- Registrado.

- Podemos começar - acrescentou Sonhei Com Você Esta Noite.

Uma vibração suave percorreu a estrutura do veículo quando os poderosos motores de propulsão sublumínica foram acionados. Em segundos, atingiram 99,9% da velocidade da luz e o mergulho no hiperespaço foi dado.

- Transposição subespacial em T menos 3, 2, 1... - anunciou a Nave.

Sonhei Com Você Esta Noite mergulhou num sono sem sonhos quando seu módulo cognitivo foi desligado. Dentro e fora da Nave, as trevas eram absolutas.

[09-12-12]