E fosse o fim chegando cedo

O supervisor Thom Yim Laho foi acordado no meio da noite com batidas frenéticas na porta do seu trailer. Lá fora, dois robôs-técnicos de sua equipe, Suhan-Ner e Tabiah-Gak o aguardavam com más notícias.

- Devem estar brincando.

- Brincando? Um torpedo de fusão de 5.000 megatons atingiu a região central de Qamoghar às 9 da manhã, hora local. O continente inteiro está em chamas - exasperou-se Suhan-Ner.

- Começaram pelo lado diurno, provavelmente esperando que houvesse alguma reação - acrescentou Tabiah-Gak.

- Eu não posso acreditar... destruir o planeta, vocês disseram?

- Palavras deles. Não somente incinerar a superfície com bombas de fusão, mas destruir o planeta - respondeu Suhan-Ner.

- Por que alguém faria uma estupidez dessas?

- Como vamos saber? Fanatismo religioso, talvez - Suhan-Ner deu de ombros.

- Parece que vamos ser usados como exemplo. E um exemplo bem drástico - suspirou Tabiah-Gak.

- E o que vamos fazer?

- Esperávamos que você nos dissesse. Oficialmente, creio que podemos nos considerar desempregados. E não temos casa para onde voltar - Tabiah-Gak balançou a cabeça em desalento.

- Sair do planeta neste momento também não é uma opção - informou Suhan-Ner. - Avisaram que abateriam qualquer nave que tentasse escapar.

Thom Yim desviou o olhar para onde estava pousada a nave do serviço de manutenção que os trouxera até aquele descampado. Era um bom veículo, com inteligência artificial própria, mas não tinha motores de hipersalto. Estavam limitados a deslocar-se dentro daquele sistema solar, o que, nas atuais circunstâncias, só não era pior do que ficar ali aguardando o desenrolar dos acontecimentos.

- Precisamos sair daqui. Rápido. E ganhar algum tempo até o nascer do segundo sol - disse finalmente Thom Yim.

- É meia-noite em Padozan - informou Suhan-Ner. - Se quer ganhar tempo...

- Vamos descarregar tudo o que não for essencial do compartimento de carga. Talvez encontremos sobreviventes... - ponderou Thom Yim.

Entrou na cabine de comando enquanto os robôs faziam o trabalho de descarga e foi saudado pela IA:

- Olá, Thom Yim. De pé tão cedo? Pensei que o serviço só fosse começar pela manhã.

- Mudança de planos, Nave. O planeta está sob ataque dos Idirans. Vamos partir para o deserto de Padozan.

- A companhia foi informada disso?

- A companhia não existe mais, Nave.

A Nave fez um longo silêncio de 5 segundos enquanto processava a informação. Finalmente, respondeu:

- Percebo.

[02-12-2012]