Ideologia Moderna

Conto escrito por Rodrigo Rocha (Desal Mado) no dia 09/07/2012 para participação no concurso cultural Brasília é uma festa (http://www.brasiliaeumafesta.com.br/site/) no qual infelizmente não fiquei entre os 10 primeiros colocados.

O conto devia ter como tema "Brasília é uma festa" mostrando as impressões de brasileiros de diferentes localidades sobre a capital.

Ideologia Moderna

Em Brasília nunca foi esperado pelos governantes que um movimento popular pudesse atingir significativamente seus trabalhos, Brasília sempre foi um lugar isolado pelo Distrito Federal que se divide em um perfeito retângulo, mas o movimento que aconteceu no começo de 2005, idealizado por Rodrigo Borges, um aluno de ciência da computação em uma universidade de renome na cidade de São Paulo onde reside desde que nasceu, ainda pequeno sempre foi interessado no desenvolvimento de aplicações para computadores e com o passar do tempo foi criando opinião e se revoltando com a política corrupta que há muito se instalara no Brasil. Nessa época ainda com 22 anos e toda ideologia revolucionária dos jovens, Rodrigo deu início a um projeto para informatizar a gestão pública brasileira, seria um programa de computador onde pudesse ser controlado e fiscalizado pela população tudo que os governantes fazem, desde a hora de entrada e saída quanto os valores aprovados para construção de determinada obra. Não só um registro de horários e valores, mas de forma simplificada, gráficos de produtividade e aprovações duvidosas de licitações, isso quando o software permitia a aprovação, pois além de registrar o programa poderia restringir ações consideradas ilegais.

Cerco a Brasília foi o nome inicial do projeto, apelidado de CB pelos internautas que divulgaram e rapidamente o fizeram conhecido pelos jovens brasileiros, ações como compartilhamento nas redes sociais atraiu diversos programadores do Brasil todo, eles queriam ajudar na composição do projeto e com esse auxílio o programa começou a sair do papel, Rodrigo colocava as ações na web site do projeto e rapidamente já tinha retorno de quem ia desenvolver e o prazo estimado. Rodrigo visitou diversos programas de TV e Rádio que quiseram ouvir seus ideais, o garoto tratava todo esse evento com muita responsabilidade e sentia que esse projeto seria uma revolução para o Brasil, o impressionante era como ele conseguia conquistar os diversos comunicadores com quem podia conversar, seja por sua lábia ou pelos sonhos ocultos desses personagens da rádio e TV.

O principal problema no começo do projeto foi identificar a rotina dos políticos para que o sistema pudesse se tornar a ferramenta de trabalho dos governantes abolindo o papel e disponibilizando informações em tempo real para a população, pois o papel abre margens para manipulações e fraudes já o sistema on-line iria proibir e restringir qualquer fraude. Rodrigo conseguiu a simpatia de alguns políticos da região que queriam aproveitar a grande mídia em torno do jovem astro da internet, muitos outros estavam indignados com a ação do jovem e criticavam-no sempre que estavam com o microfone próximo. Com as informações que conseguiu dos políticos aliados, Rodrigo Borges reestruturou o projeto e definiu milhares de funções que deveriam ser implementadas no projeto, novamente com ajuda voluntária de programadores conseguiu completar essas tarefas em junho de 2006. Em entrevista a um site de tecnologia o dono do projeto disse que o sistema estava 50 % pronto, mas atentou que precisava ainda de muita ajuda, quem não era programador poderia ajudar com a documentação e testes, o trabalho voluntário foi feito em tempo recorde, a população estava realmente interessada no projeto Cerco a Brasília.

A idéia de ser controlado por uma máquina ofendeu diversos políticos em Brasília e com base nesse argumento tentaram judicialmente acabar com o Cerco a Brasília, programas de TV e rádio colocavam como manchete a decisão autoritária da política brasileira causando atrito com governantes brasileiros, como muitos financiam a mídia nacional alguns programas foram cortados da televisão aberta, Rodrigo foi ameaçado de morte por ex-funcionários dessa extinta emissora e começou a andar com seguranças, por sua sorte, pois 2 meses após o fechamento da emissora ele sofreu um atentado e quase foi morto, salvo por seus 2 seguranças. O Brasil estava vivendo tempos difíceis, um grupo isolado de pessoas defendiam o governo por medo, a massa apoiava o Cerco a Brasília e o restante nem sabia o que estava acontecendo por não ter acesso a informação. Rodrigo foi proibido de dar prosseguimento no projeto a partir do segundo semestre de 2006 por ordem judicial. Greves em diversos setores em todos os estados do país foram a resposta da população em relação à medida tomada pela justiça brasileira. A massa populacional se sentia no direito de fazer greves e ninguém reclamava pela falta de determinados serviços, o jovem programador Rodrigo postava vídeos constantemente para apoiar a população e pedir calma, pois está preparando algo que obrigará a aceitação do projeto pelos governantes corruptos.

Em 2008 diversos artistas internacionais intercederam a favor de Rodrigo e do projeto de informatização da política brasileira, exigindo em todos os meios de comunicações possíveis ação por parte da ONU, pois a decisão contra o projeto Ceco a Brasília é o contrario da vontade da massa brasileira e esses eventos estão sendo tratado de forma autoritária indo contra a já estabelecida democracia. Outro atentado foi realizado contra o Rodrigo, os seguranças do jovem programador conseguiram interceptar a ação e prender os criminosos que confessaram que o crime foi encomendado por 3 deputados contra o projeto. Os presos foram mortos a caminho da delegacia por uma ação comandada por bandidos do crime organizado, essa organização demonstrou publicamente através de vídeos e pichações que são a favor do projeto Cerco a Brasília. Rodrigo se casou com uma programadora chamada Julia que ajudou na construção do projeto, no casamento aberto ao público compareceram mais de sete mil pessoas. Concomitante a esses acontecimentos, o desenvolvimento não foi interrompido faltando apenas 20 % para total conclusão do software que viria para organizar a política brasileira, a população estava ansiosa pela implantação desse sistema sendo o twitter do projeto um dos mais seguidos do Brasil.

Em 2009 foi apresentado o projeto para implantação do sistema em escala nacional e tudo foi aprovado rapidamente pelo governo mediante a pressão popular, computadores foram adquiridos em massa para lugares pobres e a implantação começou, diversos voluntários no Brasil inteiro viajavam para instalar o sistema em todas as cidades brasileiras e no ano de 2012 a política brasileira estava 100% informatizada, era possível acompanhar os resultados referentes a sua região nas redes sociais,no entanto, Rodrigo e todos os ajudantes não receberam nada pelo serviço já que foi um ato de mudança de lei sem fins lucrativos, o máximo que os antigos governantes conseguiram foi garantir que os programadores nada receberiam por esse sistema e pelos serviços prestados. O problema é que essa implantação requer manutenção constante, como o povo brasileiro não se preocupou em pagar os desenvolvedores do sistema, esses ficaram realmente furiosos por não receber nada em troca após anos de serviços prestados e gastos que tiveram com viagens e hospedagens.

O programa de computador mais famoso do Brasil passou a se chamar Brasília Digital, os programadores revoltados com a falta de reconhecimento por tudo que fizeram começaram a vender brechas no sistema para desvio de verba, o grupo de 11 programadores se tornaram conhecidos pelos políticos como os escolhidos, referência ao filme matrix, pois através dos códigos conseguiam desviar o dinheiro público sem nenhuma suspeita já que são eles que fazem a manutenção do sistema mais transparente do mundo. Rodrigo mora em uma mansão, tem 2 carros luxuosos e vive em festas em Brasília.

Desal Mado
Enviado por Desal Mado em 23/11/2012
Código do texto: T4001820
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.