Este Planeta Será Destruído

A Quarta Frota Idiran, capitaneada pelo cruzador "Espada do Justo-349", ainda estava no hiperespaço quando uma declaração foi lida. Não era um ultimato, não era um aviso, nem mesmo um alerta. A frequência do canal de emergência planetário foi usada para certificar-se de que ninguém deixaria de ouvir a mensagem.

- Povo de Abahria, - disse o Inquisidor-Mor em Marain, nos seus aposentos a bordo da nau-capitânea - quem vos fala é Xuzaramanoghar, Inquisidor-Mor da Quarta Frota Idiran. No momento, estamos a cinco horas-padrão de voo do vosso sistema solar. A nossa missão em Abahria não é a de vos conhecer ou às vossas realizações culturais. Ouvimos dizer que possuem 10 mil anos de história e alguns dos mais renomados filósofos deste quadrante da Galáxia. Também vimos reproduções de seus museus e obras de arte, de seus impressionantes - para criaturas tão limitadas quanto são - complexos arquitetônicos e palácios. As suas universidades e academias também parecem ser bem avaliadas pelos expoentes entre os intelectuais e artistas de centenas de mundos da Cultura, o que nos deu a certeza de que o seu planeta era o lugar certo para começar.

Ligeira pausa, como que antegozando o efeito da parte final da declaração.

- Pois bem. Nada em Abahria serve aos propósitos maiores de Deus. Se a sua Cultura - pela qual expressam tanto orgulho - dissesse o mesmo que os nossos Livros Sagrados, seria redundante, e portanto, inútil. E se ela afirma o contrário, é nossa inimiga e merece ser exterminada. Portanto, a sua existência - de tudo e todos os que estão sobre o seu planeta - terminará quando aí chegarmos. Não queremos sua rendição e vamos ignorar os seus pedidos de clemência, caso se rebaixem a isto. O mínimo que posso sugerir é que morram com dignidade - embora o significado desta última palavra talvez lhes escape.

Outra ligeira pausa, antes de acrescentar:

- As suas máquinas não irão lhes salvar. Ajoelhar-se perante elas e clamar aos céus será desperdício de tempo. Deus não vai ouvi-los. O fim de Abahria foi decretado e cabe a nós executar a sentença. Aqueles que dentre vós desejarem fugir, terão ainda algumas horas para fazê-lo. Mas não teremos compaixão dos que eventualmente encontrarmos pelo caminho quando estivermos chegando.

E concluiu:

- O fim chegou e a sua Cultura está morta. Este planeta será destruído.

[20-11-2012]