Comunicado de imprensa

O povo cantava nas ruas quando o imperador passou por elas de pé, num carro aberto, rumo ao espaçoporto e ao exílio. No terceiro veículo da comitiva que acompanhava H'wajaherimod III em seu desfile final, o Agente Especial Quindane Malwr Haaresi pensou consigo mesmo que aquela era uma das cenas mais comoventes que já vira em sua vida: o povo cantava de tristeza e de saudade antecipada. Talvez o soberano jamais tornasse a por os pés em Q'thamar - ou em qualquer outro planeta Q'til.

- Tem certeza de que quer realmente fazer isso, alteza? - Perguntara Quindane, 48 horas antes.

- Tenho que zelar pelo meu povo - respondera o imperador. - Temos uma frota de guerra, é fato, mas ela existe mais para dissuasão do que para ser usada em combate. Não somos páreo para os Idirans, se realmente decidíssemos não aceitar o ultimato que nos foi imposto. Bilhões perderiam suas vidas em troca de nada.

- A Cultura pode rechaçar os Idirans facilmente - tão logo tenhamos superado algumas discussões internas sobre essa questão do imperativo moral da guerra...

- Não sei quanto tempo essas discussões costumam levar - retrucara o soberano. - Mas desconfio que os Idirans serão mais rápidos em nos varrer da Galáxia.

- O que diz faz todo sentido, alteza. Enfim... os Idirans costumam respeitar seus tratados e a rendição certamente vai evitar um banho de sangue. Enquanto isso, estaremos trabalhando para restabelecer o Império Q'til o mais rapidamente possível.

- Espero que dentro do meu tempo de vida - suspirou o imperador.

Na pista do espaçoporto onde já o aguardava o iate imperial, H'wajaherimod III concedeu uma rápida entrevista coletiva:

- A minha partida não foi uma imposição dos Idirans. Também não parto pela minha segurança pessoal ou de meus familiares, os quais seguirão comigo para o exílio. Trata-se apenas de deixar claro aos Idirans que não pretendemos criar nenhum tipo de embaraço ao novo governo que assumirá a partir da próxima semana. Pois não?

- Senhor imperador, Elad Poy do "Correio da Galáxia". É verdade que irá residir num Orbital da Cultura, do outro lado do Golfo de Nenya?

- Estou em contato com as autoridades da Cultura, mas não, isso ainda não foi decidido. De qualquer forma, o Golfo de Nenya está próximo demais do... espaço Q'til. Não creio que os Idirans veriam isso como um sinal de boa vontade da minha parte.

- Alteza, Juglamanash-Gur do "Notícias Orbitais"! Tem sido divulgado que apenas um planeta ficou fora da negociação com os Idirans. Poderia nos dizer que planeta é esse, e qual a sua importância?

Posicionado atrás do soberano, Quindane Malwr pigarreou de leve.

- Peço desculpas a todos, mas está ficando tarde - H'wajaherimod III fez um gesto amplo para as duas luas de Q'thamar, bem alto no céu. - Em breve, a minha assessoria de imprensa irá divulgar um comunicado onde esta e outras questões serão respondidas! Vida longa ao império!

- A assessoria de imprensa não vai com ele? - Indagou Juglamanash-Gur ao seu colega do "Correio".

- Acho que fomos enganados - respondeu Elad Poy.

- Somente nós?

[06-11-2012]