Planetas são redondos

Por alguma razão da qual ninguém mais se lembrava, os moradores do Village 17, Banda Oriental Inferior do Orbital Mamoabo, ainda liam jornais. Sim, jornais impressos em papel de celulose. Daqueles que mancham as mãos de tinta preta quando são abertos de manhã cedo. Os jornais (como boa parte de tudo o mais no Village 17) eram gratuitos, mas mesmo assim considerava-se de bom tom dar uma moeda para os robôs que os distribuíam. Se não usavam dinheiro, para que precisariam de moedas, poderia você perguntar-se; tudo o que posso dizer é que tratava-se de um comportamento ritual, não explicável pela lógica. Existia e ponto.

- Extra! Extra! - Gritava o robô-jornaleiro num cruzamento movimentado do Village 17. - Império Q'til rende-se aos Idirans! Extra! Extra!

Malakor entregou uma moedinha de cobre ao robô, e recebeu um exemplar do "Correio da Galáxia". A manchete principal não deixava dúvidas: os Q'til haviam se rendido aos Idirans. E sem disparar um só tiro.

- Como pode ser isso? - Espantou-se Malakor. - Os Q'til possuem uma das maiores frotas de combate deste lado da Galáxia. E entregaram tudo para os Idirans de mão beijada...

- Tudo não - corrigiu o robô. - Menos um planeta.

- Um... planeta?!

- Sim, um planeta. Você sabe...

E girando um dedo metálico no ar, completou:

- Daqueles redondos...

[29-10-2012]