Mirabela - o Amargo sabor do destino

E batendo no ombro do filho abraçando-se a ele como que se segurando para não cair, ele continua:

- E aí filhão? esta aí parece ser de luxo. Merece ou não merece um cinco estrelas? Este meu filho não perde mesmo tempo com a mulherada. Puxou ao pai quando era jovem.

Ouvindo aquilo Mirabela afasta-se correndo. Santiago porém encara o pai com um olhar reprovador dizendo-lhe:

- Você está bêbedo pai. Bêbado e ridículo.

Depois sai atrás de Mirabela com tamanho desespero e odiando o pai naquele momento.

Enquanto isso na casa de Mirabela dona Lázara e dona Albertina conversavam à mesa enquanto tomavam chá.

- Sabe mamãe! sou vou dar mais um tempinho.Depois vou contar tudo a Mirabela. Vou lhe dizer que Ulisses não morreu e que pode está vivo em algum lugar deste mundo

- Não faça isso Albertina. Em nome de Deus não faça isso! Por que trazer a tôna um assunto que já está encerrado há tanto tempo? isso só vai trazer mais sofrimento não só a Mirabela mas a todas nós.

- Para mim é praticamente impossivel sofrer mais do que vivo sofrendo.

Dona Lázara mostra-se um tanto irritada com a filha e como que num desafio pergunta-lhe:

- Albertina! qual o seu real interesse em tudo isso? o que acha que poderá conseguir contando isso a sua filha?

Dona Albertina irrita-se e depositando a xícara de chá bruscamente por sobre a mesa, derrama quase todo o conteúdo da xícara tamanha a sua ira:

- Ela deve saber, ela precisa saber . Por quê poupar a ela e não a mim? por que não sou eu a enganada? por que não mentiram para mim dizendo que o Ulisses morreu. Mas não, a enganada é ela. Ela sim! consegue viver bem sem a maldita sombra da dúvida. Agora acabou.Chega!! Ela vai ter que sentir na pele a mesma dor que sinto. Ela vai ter que conviver com a dúvida...

A senhora Albertina está muito impaciente e rodopiando de um lado a outro com as mãos por sobre a cabeça ela prossegue :

- Ela terá que acordar de manhã, ir dormir a noite , sair para o trabalho e fazer tudo o que tiver que fazer com a desgraçada desta dúvida na cabeça. Querendo saber onde, em que lugar e que tipo de vida o infeliz do pai dela está levando. Ela já não é mais nenhuma criança e vai saber de tudo. Ah se vai!!

De repente ela cai por sobre a mesa chorando muito. Enquanto que dona Lázara dando voltas com sua cadeira procura ficar frente a frente com ela , mesmo sabendo que não conseguirá encará-la:

- Como você é fria Albertina. Fria, calculista e egoista. Você não suporta a idéia de ver sua filha feliz não é mesmo? Qualquer mãe no seu lugar estaria fazendo de tudo para poupar a filha do sofrimento. Mas você não! Você prefere massacrar a sua filha achando que isso poderá diminuir o seu sofrimento. Pois fique sabendo que isso só vai aumentar cada vez mais as dores aqui dentro de casa. Você vai destruir a vida de Mirabela fazendo-a enxergar uma verdade fria e dolorida. E tudo por causa deste seu egoismo...

- Egoista está sendo a senhora mamãe. Porque está feliz vendo a sua neta feliz também. A senhora não quer vê-la infeliz para também não ser infeliz não é mesmo?Pois ponha na sua cabeça de uma vez por todas: eu não quero diminuir o meu sofrimento. Só quero dividi-lo entendeu? dividir com ela tudo o quanto estou sentindo...

.. Mas não é assim que se resolve as coisas Albertina. Poupe sua filha de mais este sofrimento. Mirabela é jovem, precisa aproveitar a vida. Mirabela precisa viver, coisa que ela não está fazendo...

- Por culpa sua mamãe que enfiou na cabeça dela que curtir a vida é pecado,que viver é pecado. Se ela hoje é uma perfeita idiota, se todo mundo faz com ela o que quer. A unica responsavel é a senhora, não sou eu.

greice
Enviado por greice em 03/06/2010
Código do texto: T2297455