Efeito Kuleshov 5
Obsoleto
É ano de 2029, vários andróides passam de um lado para outro, levando e trazendo tábuas, pintando, martelando. Tudo para construir uma linda casa já em seus estágios finais.
Longe dali um telão anuncia os produtos de uma indústria:
Agilidade e versatilidade! Essas são as palavras que conseguimos alcançar com os novos andróides das Indústrias Technoman.
Em outro lugar, andróides fazem centenas de relatórios em questão de minutos.
Nós confiamos em nossas criações e garantimos um trabalho bem feito. Faça como nosso grupo e avance no tempo. Sua empresa precisa de um Technoman!
Um homem passa por um corredor, acompanhado por dois guardas. Suas mãos estão presas por algemas holográficas.
Eles se aproximam de uma enorme bancada, onde se encontra um homem de meia idade, bem vestido e barba feita.
O lugar é pouco iluminado e completamente vazio, com certa atmosfera sombria.
- Pedro Vasquez Rabelo, de acordo com a nova lei, você foi condenado à morte por continuar prestando serviços após ser considerado obsoleto. O que tem a dizer em sua defesa?
- Eu não sou obsoleto.
- Não é? E o que o faz pensar em uma coisa dessas?
- Ainda presto serviços muito bem e posso provar que sou capaz de superar um andróide.
O homem ri com vontade enquanto levanta-se e se aproxima de Pedro.
- É uma pena que não tenha mais ninguém aqui além de nós para se divertir. Pedro, responda-me uma coisa: você era pedreiro, não era?
- Ainda sou.
Pedro é observado por alguns segundos pelo homem.
- Ainda é. Você sabe que os pedreiros e os funcionários de escritórios são os principais excluídos do círculo economicamente ativo justamente por serem substituídos por andróides, não sabe?
- Sei.
O homem caminha de um lado ao outro.
- E como pretende provar o que nos disse? Essa foi a coisa mais idiota que já ouvi em toda minha vida. Você não passa de um pedreiro de quinta categoria.
- Se acha que sou uma piada, do que tem medo?
O homem, sentindo-se desafiado, encara Pedro.
- Não tenho medo de nada! Apenas sei que isso é perda de tempo. Mas se é isso que realmente quer, vou lhe dar uma chance. Apenas uma. Se nos próximos cinco dias úteis não conseguir provar que é capaz de superar um andróide na prestação de serviços, será condenado à morte. Você aceita isso?
Pedro pensa por alguns longos segundos.
- Aceito.
- Ótimo! Isso será divertido. Podem tirá-lo daqui.
Os guardas o levam para fora do local.
No primeiro dia, Pedro constrói o primeiro de três muros de tijolos enquanto o andróide já passa para o terceiro. Algumas horas depois, o pedreiro termina finalmente o último muro.
Chega o segundo dia, e agora o andróide carrega seis toras de madeira ao mesmo tempo, enquanto Pedro puxa com dificuldade e muito esforço a primeira.
Passam-se os cinco dias e o pobre homem não agüenta mais de cansaço. Nunca havia trabalhado tanto em tão pouco tempo.
- Não agüento mais! Preciso descansar.
O andróide continua fazendo os serviços sem nenhum problema e com uma agilidade impressionante.
Pedro possui uma expressão de decepção e tristeza em seu rosto. Ele sabe que será condenado à morte.
E chega o momento, Pedro está novamente diante do homem bem vestido.
- Aproveitou bem seus cinco dias?
O pedreiro não diz nada.
- Nossa! O que houve com o Pedro desafiador e teimoso de antes?
O homem chega bem perto dele para falar.
- Já era para você estar na câmara de gás há muito tempo. Levem-no para a câmara!
- Não! Eu não sou obsoleto! Não façam isso comigo!
- Vai começar de novo com esse papo?
- Por favor! Eu não sou obsoleto! Não sou obsoleto!
Pedro se debate tentando soltar-se dos guardas, mas o esforço é em vão. Seu braço direito se desprende do corpo, expondo vários fios arrebentados, para a surpresa dos guardas e do homem.
- Mas o q...?
- Eu s... Eu sou...
- O transformem em sucata e joguem em um ferro-velho.
Pedro nem tenta mais se defender. Apenas é levado em silêncio pelo corredor enquanto o homem o observa sério.
As tentativas de Pedro de nada adiantaram. Ainda acreditava que poderia ser melhor que um andróide, mas não sabia que era um deles. Quando essa descoberta surgiu, ele teve a certeza de que realmente era obsoleto, e de todas as formas.
Não poderia escapar do castigo de nenhuma maneira, pois, mesmo sendo uma incrível invenção tecnológica, não chegara aos pés daqueles seus semelhantes. O que só podia significar uma coisa: até para um andróide, ele era ultrapassado.
Pedro poderia ser levado à morte por simplesmente não conseguir superar as máquinas, mas nem ele e muito menos o homem que o condenou esperavam que isso se tratava de um... Efeito Kuleshov.
***