Efeito Kuleshov 3
A Vida Perfeita
É por volta das 8 da noite quando o casal de crianças brinca de jogo da memória com a mãe na sala. A porta se abre e por ela passa um homem belo e moreno, com uma roupa social e uma pasta na mão direita.
Na mesma hora as crianças gritam “papai” animadas, levantam-se e o abraçam na altura da cintura. A garotinha pega a mão direita de seu pai e o puxa para perto do jogo no chão.
- Nós estamos brincando de jogo da memória. E eu estou ganhando!
- Isso é muito bom, filha!
O homem acaricia os lisos cabelos da filha e olha para o garoto.
- E você? Está indo bem no jogo?
- Só a mamãe está em último.
Uma boa risada sai da mulher sentada no chão.
- Estou perdendo feio!
O homem dá um beijo em sua esposa e senta-se ao lado dela.
- Mas isso não vai ficar assim por que também vou jogar.
- Aaaaeeewww!!!
É geral a animação na casa. As crianças vibram e embaralham as peças enquanto o homem e sua mulher se olham, sorrindo.
- Pode começar, papai.
A garotinha diz, empolgada.
Depois de passarem um bom tempo brincando com os filhos, o homem e sua esposa encontram-se deitados em sua cama, um acariciando o outro. O homem parece estar bem feliz.
- Todos os dias eu agradeço a Deus por ter me dado essa vida.
- Eu faço o mesmo a cada minuto.
- Você não sabe o quanto é importante pra mim, Amanda.
- Eu sei, sim. Por isso sou tão feliz.
Eles se beijam e sorriem.
- Boa noite.
- Boa noite.
O homem se vira para o outro lado, mas ainda continua de olhos abertos, pensativo. Lágrimas escorrem repentinamente por seu rosto até que não consegue segurar o choro. Amanda o ouve e vira-se preocupada.
- O que houve, Mauro? Por que está chorando?
- Não quero que isso acabe.
- Do que está falando?
- Não sei. Estou tão feliz, tudo está indo tão bem que tenho medo de que um dia isso acabe.
- Não fale assim! Isso nunca vai acabar. Muito pelo contrário: só vai ficar melhor a cada dia. Você não pode...
Mauro não entende o silêncio e olha para Amanda, vendo que ela está desaparecendo aos poucos.
- Não! Não tirem isso de mim!
Tudo à sua volta também começa a desaparecer.
- Não façam isso comigo! Não!
E finalmente tudo some, dando lugar a uma espaçosa sala com apenas uma mesa de aço em seu centro. É nela que Mauro se encontra deitado, chorando ainda mais.
- Por que tiraram isso de mim? Não podem fazer isso!
Do lado de fora da sala, um grupo de homens bem-vestidos assistem ao que se passa lá dentro através de uma comprida janela. Um dos homens veste trajes militares e conversa com um jovem de óculos.
- A experiência foi um sucesso, general! O programa de realidade virtual funciona tão bem que a cobaia realmente interagiu com os personagens, expressando suas emoções de forma natural.
- Isso é ótimo!
- Com mais algumas pesquisas poderemos transformar esse programa em uma nova tecnologia militar. Seria fácil confundir e enganar inimigos dessa forma.
- Simplesmente genial! Então, continue com suas pesquisas.
- Sim, senhor.
O general afasta-se da janela e caminha por um corredor enquanto mais um militar se aproxima.
- Mandou me chamar, senhor?
- Sim. Pegue outro prisioneiro para servir de cobaia para nossos testes.
- Mas esse prisioneiro foi voluntário, senhor.
- Sei disso. Mas dessa vez pegue um na marra. Isso é uma ordem!
- Sim, senhor!
É noite e chove bastante quando o general estaciona seu carro em frente à sua linda casa.
Ele entra e bota suas chaves em uma mesinha no canto da sala.
- Estou em casa!
Sua esposa desce as escadas e o recebe com um beijo.
- Como foi o teste com a nova tecnologia?
- Você sabe que não posso te contar essas coisas. Nem deveria estar sabendo dos testes.
- E teria coragem de esconder algo de sua esposa?
- Não é bem assim que as coisas acontecem, querida.
- Sei disso. Estava apenas te testando.
Os dois riem e se beijam novamente até tudo ao redor começar a sumir lentamente.
- O... O que está havendo?
Sua esposa e o local desaparecem como em um passe de mágica e o general agora se encontra também em uma sala espaçosa e usando um macacão branco.
- O que fizeram comigo? O que fizeram comigo?
Do lado de fora, o sujeito é observado por homens do mais alto escalão, todos de terno e gravata. Um militar se aproxima de um deles.
- Deu tudo certo, Senhor Presidente.
***
Um homem pode criar as maiores mentiras, mas nunca percebe quando está em uma. Nós sempre buscamos a vida perfeita e nem imaginamos o preço que podemos pagar ao consegui-la.
O suposto general usava prisioneiros como cobaias, brinquedos de um projeto científico e não foi capaz de enxergar a hierarquia que se formara ali. Ele foi a cobaia durante todo o tempo, e cobaia de homens muito mais poderosos. Todo o poder que pensava ter em mãos nunca existiu de verdade.
Mauro poderia ser sim um homem feliz se tudo aquilo não fosse parte de algo muito maior, uma pegadinha mental de proporções gigantescas que culminou em um... Efeito Kuleshov.