O REGRESSO- CONTINUAÇÃO DO ROMANCE PARTE 2

Capítulo 07

Mediante aquelas palavras de alto confiança, o grupo percebeu que Caio, não estava com medo, e riram.
Em frações de segundos, Ele tomou uma decisão, que protegeria a sua família. Mais uma vez se concentrou.
Seu traje escuro, frente á luz do dia, começou a brilhar.
Os oponentes ficaram espantados com o fenômeno.
A energia do seu corpo criou um campo eletromagnético em forma circular, protegendo a ele e a sua família. A aparência era similar, a uma fina lâmina de água transparente. Este campo de força, foi ganhando intensidade,de tal forma, que os fez levitar.
O grupo de fanáticos, abismado com a cena, reagiu com violência. O velho deu a ordem: -Atirem neles!
-De pressa, atirem! Uma chuva de balas foi deflagradas em direção a eles, os projeteis, atingiram o campo de força sem atravessá-lo. Os agressores gritavam de ódio e frustração. A energia daquele campo parecia ser intransponível. Caio sorriu! Não manifestava nenhum sentimento de raiva, nem de ironia, entendia que aquela atitude agressiva, era por medo e ignorância. Aos poucos, aquele campo circular, elevou-se da superfície, ganhando altitude e foi observado por muitos com olhares de espanto e surpresa. Ohana, Liza e Gabriel, sorriram, sentiam-se protegidos. Liza olhava para o seu pai, visivelmente orgulhosa. Gabriel, com admiração e surpresa, discretamente, chorava de alegria.
Ohana, abraçada a Caio, sentia em seu coração, que algo de bom e fantástico iria acontecer.
Neste momento, todos admiravam a paisagem que se mostrava através do campo, em volta deles.
A nove mil pés de altura, eles viajavam, rumo ao Pólo Sul. De repente, o círculo de energia que os envolviam, tornou-se mais intenso, de forma que, deixou de ser transparente para se tornar uma densa massa de luz. Viajaram muito rápidos sobre montanhas e mares, chegando ao destino, onde tudo começou.

Pousaram e o circulo de energia desapareceu. Todos estavam com frio, menos Caio. Percebendo as dificuldades de adaptação da sua família, ele colocou a mão no peito de cada um, transferindo calor suficiente para que não sentissem mais frio, até porque, nenhum deles estavam usando roupas apropriadas. Caio deu um leve sorriso, ele sabia exatamente onde estava e o que deveria fazer.
A neve ao chão, imediatamente à sua ordem, afastou-se, revelando uma entrada no solo. Uma passagem semelhante a uma escadaria de gelo, surgiu. Desceram por ela, lá em baixo, uma porta deslizante se abriu, e entraram.
Ohana, Liza e Gabriel estavam eufóricos, maravilhados com o tamanho acontecimento.
Gabriel comentava, que aquilo era um fato histórico da humanidade, talvez o mais importante, e não era pra menos, Gabriel adorava astronomia, mesmo com tão pouca idade, aquele fato comprovava a sua teoria, que não estamos sozinhos no universo. Tudo aquilo era impressionante para eles.
Caio sabia o que fazer! Percorreram um longo corredor, até chegarem a uma sala que parecia o centro de controle de tudo aquilo.
Caio retirou os cristais do seu traje, em um número de três.
De frente a cada painel de cristal, um a um, foram colocados. Após adicionar o terceiro, a sala que havia uma claridade discreta, se fez luz intensa.


Então se pôde perceber a grandeza daquele ambiente.
Algo realmente fabuloso!
Tudo começou se mover, como se estivessem subindo.
E na verdade estavam. Os Cristais que Caio pôs nos painéis, acionaram o sistema de comando da nave. Ela saiu da condição de submersa, a superfície.
De forma circular e de um diâmetro próximo a uns duzentos metros, a nave parecia imensa. Sua cor escura e metálica assemelhava-se com o traje de Caio.
Não aos cristais, mais aos relevos que os mesmos faziam. Toda a sua fuselagem era coberta por este material, metálico e negro.
Caio se manteve ocupado por algum tempo, acionando mecanismo de cristais. Parecia muito bem, saber o que fazer. Ohana, Liza e Gabriel, olhavam-se sorridentes e confiantes. Não demonstravam medo, talvez, um pouco de ansiedade.
Antes, na sua jornada, à procura dos pretendentes aos anéis, Caio esteve no Pólo sul, na base Brasileira.
O primeiro tenente marcos e a sua equipe, pelo menos, o que restou dela, foram visitados por ele com os anéis. Diante das dificuldades que se encontravam, alguns faleceram. O primeiro tenente Miranda, que comandava a equipe, e o civil Diogo, que teria sido resgatado do naufrágio.

Restavam vivos e debilitados: O tenente marcos, Cabral, Samuel, e o sargento
Wilson.
Nesta missão, testou os anéis nos quatro e o sargento Wilson foi contemplado.
Caio pôs a equipe em um navio que passava por perto e os salvou.
De volta a nave...
Ele acionou alguns sistemas no painel de controle, a nave emitiu um intenso raio de luz para o alto.
No seu eixo central e na parte superior, o raio multicolorido atingiu a camada da troposfera, ganhando a forma de uma grande rede energética, cobrindo toda a extensão do planeta.
Podia ser vista por todos, parecendo uma grande teia de aranha de malhas reluzentes. Com certeza foi!
Tanto o lado claro do planeta, quanto o escuro. Todos os sobreviventes olhavam para o alto, ninguém se atrevia dizer nada. Um espetáculo mágico! Quem olhasse para o céu naquele momento, veria o fenômeno! Novecentos e noventa e nove anéis foram distribuído por Caio. Em cada canto da terra, onde os anéis se encontravam, respondiam ao chamado. Nos dedos dos escolhidos, brilhavam!
A grande malha energética, emitida pela nave no pólo sul e cobrindo toda a extensão do planeta, identificou cada anel. Um a um, olhava para o anel e a força emitida por ele, transformava o seu usuário em energia pura. Essa energia era capitada pela malha. Em pouco tempo, este fenômeno se tornou constante em todos os lugares.
Homens, mulheres, jovens e idosos, subiam em forma de energia, na frente de todos, e se uniam à grande malha energética. Os comentários do apocalipse eram eminentes e inevitáveis. O fenômeno em cadeia, aconteciam quase ao mesmo tempo.

Capítulo 08

Os pais choravam pelo o filho pedido.
Um Amigo se lamentava pela perda do outro.
O pânico era geral, rumores do fim do mundo corriam por todos os lugares. Ninguém entendia ao certo o que estava acontecendo.
Ao chegar ao número: novecentos e noventa e nove, o fenômeno cessou. A rede de energia na verdade era um veículo de transporte. Simultaneamente, os escolhidos viajaram por ela até o seu destino final, rumo ao Pólo Sul. Caio, situado ao centro de um grande salão, estava pronto para recebê-los.
A visão espetacular ofuscava os olhos de qualquer mortal. Ohana, liza e Gabriel, observavam ao lado de Caio, surpresos e emocionados.


Neste salão, havia várias câmaras de cristais,dispostas uma, ao lado da outra, formando um grande circulo. O brilho dos cristais confundiam-se com diamantes.
Qualquer pessoa poderia muito bem jurar, que eram.
No alto do salão, o foco de energia mantinha-se em atividade. Pouco a pouco, por esta fonte de energia, surgiam os convidados. A massa de energia do alto deixava entrar a fonte, a qual foi destinada.
Desciam por ela, um a um, e se materializavam no salão. Os convidados chegavam atordoados, o meio de transporte não era nada comum.
Olhavam para Caio e sua família com um discreto sorriso nos lábios, porque sabiam que deixavam para traz, amigos e familiares, mas entendiam o objetivo daquela situação. Caio os observava com um sentimento parecido de um pai, que recebe seu primogênito em casa. Em pouco tempo, estavam todos reunidos. A rede de energia que cobria o planeta se desfez. Caio então se manifestou:
- Olá minha gente! – Todos sabem porque estão aqui?
Todos balançaram a cabeça, em sinal de afirmação.
Mesmo sem muita explicação, agora eles sabiam, o porque e para que, estavam ali.

Caio, mais uma vez falou:
- O homem destruiu o planeta! Estão sobrevivendo como bichos! Ao invés da harmonia e tolerância, preferiram a destruição, através das guerras!
Nos foi deixado como herança o meio de transporte para voltarmos pra casa! Ficou escondido e incógnito todo esse tempo, para que no momento certo, fosse usado! O momento, e o tempo é agora!
- Quem não quiser fazer esta viagem, que levante a mão? Neste momento, todos em silêncio, entenderam a mensagem, a vontade de regressar era unânime.
Em número de mil, era a quantidade das câmaras de hibernação naquele grande espaço. Caio conduziu a todos, cada um em uma câmara. Estas câmaras posicionavam-se nas paredes do salão, lado a lado e de pé, como se fossem armários embutidos de cristais.
Cada um se dirigiu a elas, mediante ao comando do anfitrião e entraram. Foi acionado o sistema de comando central. A imagem que se deu, foi fantástica!
O salão se encheu de luzes, com mais intensidade!
Cada compartimento brilhava com luzes multicoloridas, e aos poucos, os corpos, fundiam-se com as mesmas, até não se distinguir, corpo, de cristal.
As novecentas e noventa e nove câmaras estavam ocupadas. Ohana, Liza e Gabriel, perceberam que só tinha uma câmara vazia e eles eram três e ainda tinha Caio... Olharam-se apreensivos.

Caio voltou ao painel, para procurar uma solução!
Imagens do sistema da nave apareceram na tela.
Símbolos e equações complicadas surgiam à sua frente. Caio entendia, ele tinha esta capacidade!
Em pouco tempo, achou a resposta. O seu traje, era composto de cristais energéticos suficiente para os três, sem contar, que restava uma câmara, e ele iria usá-la. Caio tirou do seu traje os cristais correspondentes e deu-os a cada um. Gabriel foi o primeiro. O cristal em suas mãos, transformou o seu corpo em energia pura, e esta, subiu lentamente, até fazer parte da fonte no alto da nave. Após um beijo e um forte abraço, também foi Liza. Ohana por última, deu um longo e apaixonado beijo em Caio e foi se juntar aos filhos. Caio sabia o que fazer, iria também hibernar, mais só depois. Faltava pouco para a decolagem e ele obteve uma informação, quando acessava o banco de dados da nave.
Anos atrás, cientistas da terra, detectaram um grande corpo celeste, vindo em nossa direção.
Este corpo, provavelmente, um meteoro, seria de dimensões gigantescas, e em caso de colisão, destruiria por completo, o planeta. Ele sabe dessa realidade agora e está disposto a fazer de tudo, para salvar o resto da humanidade. Voltou ao painel procurando uma solução.


A nave levaria mil e três, contando com ele, mas e o restante? A terra não era mais a mesma, mas com essa ameaça, não teriam nenhuma chance de sobrevivência. Caio tinha que achar uma solução, e rápido! Voltou-se a um painel, parecido com um computador de cristal. Tocou em algumas lâminas cristalizadas e um holograma surgiu.
Caio estudou as possibilidades e recursos à sua disposição. Descobriu um tipo de arma a bordo e como acioná-las. Deu início a decolagem!
A tecnologia ali encontrada, faria inveja a qualquer cientista! A grande nave subiu rapidamente e ganhou o espaço sideral. Caio, atento, observava a terra, temendo esta, ser a última. Manteve-se próximo à órbita da terra por algum tempo. A aproximação do meteoro já era iminente. Direcionou a nave de encontro ao corpo celeste. Em pouco tempo, já podia se avistar o gigante. Ficou surpreso com o tamanho!
Suas dimensões ultrapassavam suas expectativas.
Do tamanho aproximado de um país como o nosso, com certeza, seria capaz de destruir o planeta. Direcionou a arma ao meteoro, acreditando que o destruiria. Disparou! O impacto surgiu efeito, mais não solucionava o problema. Conseguiu dividi-lo em três partes e ainda seguiam em trajetória de colisão.


Capítulo 09
Após a tentativa de destruir o corpo, uma das partes, a maior, ganhou mais velocidade. Usou novamente a arma! Com muitos disparos, conseguiu pulverizar os dois, mais ainda sim, iriam de encontro a terra.
E o maior, como fazer? Aquela nave não estava preparada para tal façanha, afinal, era uma nave de resgate e não de combate! Um meteoro muito menor que esse, provocou a extinção dos dinossauros!..

Caio não tinha mais nada a fazer, ao não ser, observar.
Logo, o corpo entrou em órbita e atingiu de cheio o planeta. Uma verdadeira catástrofe! Foi o fim!
Caio viu tudo! A destruição em cadeia, representava milhares e milhares de bombas nucleares, o suficiente a extinção da vida na terra. E Caio chorou como nunca tinha chorado antes! Olhava o planeta em chamas. Não entendia porque não conseguiu evitar.
Com tanto poder nas mãos, tanta tecnologia, não foi capaz de evitar a aniquilação. Essas idéias passavam por sua cabeça, seu coração chorava, as lágrimas desciam. Caio desejou, como nunca tinha feito antes! Mesmo sabendo que não havia mais jeito, ainda sim desejou com todas as suas forças e com muita intensidade! Desejou que nunca tivesse acontecido!
Desejou não ser ele, a testemunha ocular da destruição do planeta!

A nave se posicionou automaticamente em sua trajetória, rumo ao infinito, e, em uma velocidade de dobra espacial, sumiu no espaço!

Olhando para o espaço sideral, e agora de volta a terra, algo que desconhecemos aconteceu!
O ano: 2006.
Hospital da marinha. Rio de janeiro. Brasil.
Quarto,103, leito, 09.
O dia: 24 de Dezembro.
Um homem acorda de um coma profundo.
A enfermeira que regulava o equipamento hospitalar, levou um grande susto. Este homem agarrou com força no pulso da enfermeira. Assustada e surpresa, correu para chamar os médicos. Estes chegaram rápidos e constataram: Ele havia voltado!
Entraram em contato com os familiares e todos vieram rapidamente. Tudo aconteceu muito depressa, em pouco tempo, todos estavam no hospital da Marinha, no quarto 103. Sim, é Caio! Acordou de um coma de cinco anos! Ohana foi a primeira a chegar, juntamente com Liza, hoje com quase cinco anos.

Caio mexia a cabeça, tentando localizar Ohana.
Seus pais e irmãos também chegaram, todos os seus amigos militares também.


Hoje, o Contra Almirante Azevedo, Capital Émerson, Capital Ródson, Sub-Oficial Eduardo e outros.
Caio, aos poucos se refez do coma e já conseguia falar: -Oi, estou de volta! Após esta frase, todos sorriram e brincaram com ele. Se abraçaram renovando as esperanças, afinal, foram cinco anos de sofrimento, e hoje não é um dia comum, é véspera de natal!
Ohana, segurando a sua mão, beijava-a com carinho.
Depois de mais um tempo, contou a Caio o que Havia acontecido com ele. Foi encontrado pela equipe de resgate, três dias após ter desaparecido, sobreviveu por um milagre, em coma, estava quase morto, os médicos não entenderam como conseguiu sobreviver três dias no gelo!
Já estavam perdendo as esperanças, mas graças a Deus, estava de volta. Caio ouviu aquela historia muito surpreso e sorriu. Ohana já ia apresentar a Liza, Quando o Caio se antecipou: - Oi Liza, tudo bem? Mais uma vez ficaram surpresos! Como Caio poderia conhece a Liza, se ela tem de idade, o tempo que ele tem de coma? Essa foi a pergunta, que ninguém teve coragem de fazer!
E Caio sorriu. Liza o abraçou chorando muito.
Depois dessa cena, Caio conversou com todos e as horas passaram se. O médico, vendo o esforço de seu paciente, pediu para que todos saíssem, ele precisava descansar. Caio perguntou a Ohana: - Onde está Gabriel? Ele não veio? Ohana não entendeu, e respondeu, na forma de uma pergunta: - Quem é Gabriel meu amor? Caio ficou pensativo e não disse mais nada.
Todos saíram, foram festejar a ceia de natal em suas casas, agora com muito mais motivos.
Ohana e Liza não! Queriam ficar no hospital junto de Caio e aguardaram na sala de espera.
Caio no quarto, muito pensativo, olhou para sua mão direita e sentiu um calafrio correr pelo seu corpo. Um anel no seu dedo semelhante a um cristal!
A realidade veio a tona e também sua memória.
Ele conhecia aquele anel! Será que foi um sonho ou não?
Caio chamou a enfermeira, e pediu que chamasse Ohana. Ela no saguão veio rápido!
Caio fez a pergunta: -Ohana, que anel é esse?
Ela não soube responder. Não conhecia aquele anel!
Nestes cinco anos, nunca antes tinha o visto!
Caio ficou em silêncio por alguns instantes olhando para ela. Entre a realidade e a fantasia, algo estava acontecendo! Porque teria aquelas lembranças se as não viveu? Os cristais, a nave, os anéis, a terra! Ele viu!
Ele desejou não ter visto! Não ter acontecido!
Desejou muito voltar atrás! Conseguiu! De uma forma ou de outra, ele conseguiu! Caio sorriu, e disse:

- Pegue, ponha este anel no dedo, este é meu presente! Ohana olhou para ele sem muito entender, pôs o anel, afinal é natal!

E Caio continuou:


-Você gosta de Ródson? Ohana: - Claro que sim! Ele tem sido um grande amigo, nesses cinco anos!
Caio: - Se algo me acontecer, case-se com ele!
Ohana começou a chorar emocionada, e disse:
- Não fale assim, você vai sair dessa, o pior já passou!
Caio deu um sorriso, abraçou a Liza que estava ao seu lado, em seguida, abraçou as duas juntas.
Depois de um tempo, desejaram-se feliz natal.
O médico mais uma vez, lembrou-lhes que Caio precisava descansar. Ohana e Liza foram para o saguão, passariam a noite no hospital.

Caio agora encontrava se só, no quarto, olhando pela janela que ficava próxima à sua cama. Seus olhos observavam neste momento o céu estrelado. Fixou uma que destacava se no céu. Aquela estrela parecia brilhar mais que as outras. Seu coração estava em paz.
Aos poucos e mais uma vez com um sorriso, foi fechando os olhos lentamente, lentamente e faleceu. A vida continua... Ohana sofreu muito, sua família sofreu muito. Seu amigos sofreram muito. Mas não tem outro jeito, a vida continua.
Um ano depois, Ohana casou com o Capital Ródson.
Aceitou o pedido, mesmo sabendo que jamais esqueceria Caio.

Capítulo 10

Quinze anos após a morte de Caio... Estamos no ano 2021, dia 15 de agosto. Liza, hoje está com vinte anos.
Está na faculdade cursando Educação física no segundo ano, falta há metade para terminar. Seu namorado estuda na mesma faculdade e cursa medicina veterinária. Daqui um ano e meio, ele também se formará. Sérgio adora Liza, porém não sente muito, este amor correspondido. Tem vinte e quatro anos, tenta de tudo para que ela se case com ele. Cabelos lisos, castanho escuros, olhos verdes, um metro e oitenta de altura, oitenta quilos, é um homem bonito!
Liza sempre foge do assunto, não quer assumir um compromisso mais sério agora. Em parte ela tem razão, se sente nova demais, não quer se precipitar.
Ela trabalha e estuda ao mesmo tempo. É uma mulher dinâmica, daquelas que nunca param. Pratica vários esportes, mais a sua grande paixão, é o alpinismo.
Sempre que pode, escala qualquer coisa, seja uma montanha, um prédio, onde for possível, lá está ela.
A frustração do seu namorado é justamente está.
Sérgio não consegue acompanhar o pique da Liza, e se sente perdido diante dessas dificuldades.
Não é por má vontade, bem que ele tenta. Liza gosta de esportes radicais e esta, não é muito a praia do Sérgio. Na verdade, o que ele curte mesmo é um bom filme no vídeo, ir ao cinema, passear na praia com o seu cachorro Boby, e outras coisas mais caseiras.
Qualquer um perguntaria: - O que esses dois tem em comum? A resposta talvez seja, a atração dos opostos!
Ainda sim, com todas essas diferenças, os dois se dão muito bem. Ele até entrou na academia, na aula de musculação, onde Liza trabalha meio período, assim ele passa mais tempo perto dela. A faculdade que eles estudam, fica perto da academia e perto de onde eles moram. Liza mantém alugado um apartamento ao lado da faculdade, assim, se torna mais prático, estudar e trabalhar ao mesmo tempo. Ela trabalha de dia e estuda a noite. Sérgio, da mesma forma, três vezes por semana, trabalha de acompanhante de animais.
Leva os para passear e trabalha em uma clínica veterinária. Mora no mesmo prédio de Liza, porém não com ela e sim com seus pais.
Ohana ajuda a pagar o aluguel do apartamento e a faculdade, mas Liza está tentando ser totalmente independente. Tenta convencer a mãe, que já não é mais preciso, mais Ohana insiste em ajudá-la.
Ela tem hoje quarenta e três anos, mantém seu corpo saudável e em forma. Mora em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro. Ródson, seu marido, hoje é Almirante, prestes a ser promovido. Gabriel, com quinze anos vive ao lado da mãe e está no último ano do ensino fundamental. Usa pircei na língua e no nariz, estilo irreverente e rebelde, igual a tantos na sua idade. Adora astronomia, e diz a todos que vai seguir essa carreira. Ohana até hoje não se esqueceu de Caio, seu grande amor, porém, guarda secretamente este sentimento para não magoar Ródson.
Hoje, ela dá aulas de biologia na escola da cidade.
Final de semana! Ohana programou uma viagem ao sítio da família em Minas Gerais. Fez questão que liza e seu namorado fossem juntos. Ródson, Ohana e Gabriel, foram de carro na frente. Liza e Sérgio, também de carro, foram no dia seguinte. Este sítio, longe do centro da cidade, localiza-se em uma montanha de difícil acesso. Há uma estrada de barro batido, que Ródson mandou construir, hoje, o carro chega até lá. A patente de Ródson na Marinha, dá a ele, uma grande influência política e seu conhecimento no meio é muito grande. Já estão todos reunidos no sítio, Liza e Sérgio acabaram de chegar. O sítio é bem preservado. Tem um caseiro que cuida de tudo.
Uma casa espaçosa e outra para o caseiro e sua esposa. Uma horta maravilhosa, couve, alface, cebolinha etc... Um galinheiro com muitas cabeças.
Variedades de árvores frutíferas bem cuidadas. Ali é o refúgio da família, um lugar de descontração e lazer. Uma cachoeira de água cristalina dentro da propriedade. Realmente, um belo patrimônio. Manhã de sábado, céu ensolarado, temperatura agradável, trinta graus, para a região, muito boa. Café da manhã farto, queijo, pão, feito no forno à lenha, leite, frutas e cereais. Após o café, Ohana foi praticar um pouco de exercício. Tirou do seu dedo, o anel que Caio havia dado, há tempos ela não fazia isso. Colocou o anel em um canto, pegou o machado, o começou a rachar lenha. Depois de algum tempo nesta tarefa, Liza apareceu. Viu o anel da sua mãe em cima de uma madeira e o pegou.
Ficou olhando atentamente para ele, ela conhecia aquele anel no dedo de sua mãe, mais nunca deu muita atenção. O pôs na palma da mão e observou o com facínio. De repente, o anel começou a brilhar e em frações de segundos, estava no seu dedo. Ela levou um susto e tentou tirá-lo. De imediato não conseguiu. Chegou perto de sua mãe e perguntou: - Mãe, este é o anel que pai lhe deu?
Ohana parou de rachar lenha e respondeu: - É ! Porque, você gostou dele? Liza: - Gostei! Quer dar ele pra mim? Ohana: - Claro que eu dou minha filha! Afinal, um dia seria seu mesmo!.. -Tenho certeza que seu pai aprovaria minha decisão! - É seu! Liza ficou feliz em vê-lo no dedo. Depois disso, esqueceu desse assunto e foi com Sérgio tomar banho na cachoeira.
Chamou Gabriel e ele foi junto. Liza subiu em uma pedra bem alta e mergulhou. Gabriel, querendo copiar a irmã fez a mesma coisa. Dentro d’ água, provocaram Sérgio, para que ele também pulasse.
Sérgio conferiu a altura, próxima dos vinte metros, desistiu. Se arriscar, se aventurar, não era muito a praia dele. Entrou na água, andando, abraçou Liza e lhe deu um beijo, todos riram. Depois de mais algumas brincadeiras, foram almoçar, já era quase meio dia. Liza sentia orgulho de sua família. Um irmão legal, uma mãe amiga e carinhosa, um padrasto gentil e companheiro e um namorado, um pouco medroso, mais ela o amava assim mesmo. Que mais ela queria? Uma família perfeita! Domingo de manhã, amanheceu chovendo muito. Após o café, decidiram ir embora. Desceram a serra com cuidado, a estrada de barro na chuva é muito perigosa. Na descida no meio do trajeto, o carro que liza estava dirigindo perdeu o freio. Ródson vinha atrás com o resto da família e percebeu que o carro de Liza estava ganhando muita velocidade na descida da serra.
Liza pisou no freio várias vezes, já desesperada.
Sérgio ao seu lado, olhava para ela e para frente, enxergando o pior. O carro ganhava mais velocidade à medida que o tempo passava. As curvas da serra, não deixava muitas opções de manobras. Um acidente seria inevitável. Na velocidade que eles já se encontravam, o frei de mão não adiantava mais nada.
Liza tentou sem sucesso, o acidente seria eminente.
Nesta hora, o anel no dedo de Liza brilhou, emitindo uma luz azulada. Liza segurava o volante com as duas mãos. Sérgio se agarrava no cinto de segurança, estarrecido de medo. De repente, o carro parou na estrada! Depois de alguns segundos parados, saíram do carro. Algo inexplicável! O veículo mantinha se inerte, totalmente parado, inclinado para baixo em um alto grau de inclinação.



Capítulo 11

Liza e Sérgio, observaram que, aquela condição de inércia, seria impossível, sabendo que o veículo estaria sem freio nenhum. Mesmo que as rodas estivessem travadas, o carro continuaria deslizando e descendo, afinal, eles conheciam a lei da física! Então o que ouve? O que teria acontecido?
Não encontraram nenhuma explicação plausível, mais estavam aliviados e felizes por não terem sofridos um grave acidente. O veículo neste momento estava em uma posição que, se continuasse o trajeto, cairia no precipício. De repente, foi o que aconteceu, o carro, mais uma, inexplicavelmente, ganhou movimento e despencou montanha a baixo. Liza e Sérgio, ficaram de queixos caídos! Olharam-se surpresos! A família que vinha logo atrás, chegaram nesta hora. Aflitos, desceram do carro! Ohana: - Vocês estão bem? – Se machucaram? Ródson e Gabriel estavam também apreensivos. Liza: - Não mãe! Estamos bem! O carro que já era! Ródson: - Carro agente compra outro! O importante são as vidas de vocês! Todos entraram no carro de Ródson e com mais atenção ainda, acabaram de descer a serra, pegando a estrada de volta pra casa.
Ainda no carro, ficaram pensando no estranho acontecimento. Ródson, Ohana e Gabriel, não chegaram a tempo para ver o carro de Liza parado na serra, mas Sérgio e liza, calcularam pensativamente as possibilidades da ocorrência. Não fizeram comentários com o resto da família, para não criarem nenhum tipo de especulação. Olhavam se como se perguntassem: - O que aconteceu? Liza e Sérgio perderam a bagagem, mais ligaram para o caseiro, para que as recuperassem, até porque o veículo não pegou fogo. Depois ligaram para o seguro e relataram o fato.
À noite, de volta ao Rio, Ródson levou Liza e Sérgio para casa, na zona sul, logo a seguir, tomaram o rumo de Petrópolis. Esta noite Liza e Sérgio dormiram juntos. No dia seguinte, comentaram sobre o acidente. Liza perguntou: - Você entendeu alguma coisa meu amor? Ele: - Na verdade ainda não! Eu não consigo entender é como um carro sem freio, pode parar de uma vez só, e em uma ladeira! Deixar agente sair, e depois cair no barranco! Uma coisa incrível! Liza: - É, também não entendi! Sérgio: - Liza, eu percebi uma coisa dentro do carro na hora que perdemos o freio! Liza: - O que foi? Ele: - Esse anel no seu dedo brilhou uma luz azulada! Que anel é esse? Liza: - Meu pai Biológico deu pra minha mãe e ela me deu! Sérgio, depois desta resposta, não perguntou mais nada e saiu pra trabalhar. Liza ficou só e pensativa. Ligou para academia e disse que não iria trabalhar hoje. Ficou olhando para o anel e dormiu, estava muito cansada. Em pouco tempo, já estava em um sono profundo. Liza sonhou! Sonhou com o seu Pai, Caio. Ela já tinha sonhado com o seu pai antes, mais este era diferente. Sonhou com coisas estranhas, lugares estranhos, viu determinadas coisas que ela nunca tinha visto antes. O dia passou, a noite também, ela dormiu direto. Até à faculdade deixou de ir. Foi acordada com Sérgio batendo na porta.
Depois de explicar ao seu namorado, porque não foi à faculdade, saíram e foram trabalhar. Na academia, auxiliando os exercícios dos alunos, Liza se encontrava pensativa, no mundo da lua como se diz o ditado popular. Até que... Um aparelho de ginástica, por causa da sua distração, quase provocou um acidente fatal. Por sorte, não passou de um susto. Liza foi chamada a atenção pelo proprietário!
Após ouvir o patrão, ela simplesmente falou: - Rodrigo, você está com a razão! Eu me demito!
Simplesmente pediu demissão! Voltou pra casa, que era no prédio ao lado e ligou pra mãe: - Mãe, quando pai lhe deu o anel, ele lhe disse alguma coisa! Ohana: - Liza, ele me deu antes de falecer e disse que era um presente, para que eu o guardasse bem! Porque! Liza: - Nada de especial! -Me diga uma coisa, antes de ele lhe dar, você já conhecia este anel? Ohana: - Taí uma pergunta curiosa Liza! Eu nunca tinha visto esse anel antes!
Seu pai passou cinco anos em coma e eu só fui tomar conhecimento deste anel, no dia que ele me deu e depois faleceu! Até pensei na possibilidade de alguma enfermeira ter colocado no seu dedo como presente, uma gentileza de boa sorte, por isso não dei muita importância! Porque? Algum problema?
Liza não quis dar muitos detalhes e respondeu: - Não mãe! Tudo bem! É só curiosidade! E continuou: - Mãe, preciso fazer uma viagem! Você pode me emprestar algum dinheiro! Ohana: - Claro Liza, eu tenho uma boa reserva no banco! É pra quando? Liza: - Ainda estou pensando, é pra estes dias! Eu também tenho algum guardado, preciso de pouco! Depois agente se fala! Um beijo! Ohana: - Está bem minha filha, eu deposito pra você, um beijo minha querida! Ao terminar a conversa, Liza estava decidida. Trancaria a matrícula e viajaria. Foi na faculdade, se despediu dos amigos e trancou a matrícula. Sérgio, quando soube, ficou surpreso com ela: - Liza eu não estou lhe reconhecendo! Você sempre foi centrada, nunca faz nada precipitado! Agora trancou a matrícula pra viajar? Liza: - Eu sei Sérgio, você tem uma certa razão mais eu preciso mesmo viajar! Eu gostaria que você viesse comigo, de ter você ao meu lado! Sérgio: - Não posso Liza! E a faculdade! O meu trabalho! Afinal, pra onde é a viagem? Liza:- Egito! Sérgio: - Egito!!! Vai fazer o que lá? Liza:- Ainda não sei, inicialmente passear! Sérgio, já passei no aeroporto, e comprei duas passagens! É pra depois de amanhã, você decide!
Sérgio: - Liza! Eu te amo! Mais viajar assim, em cima da hora, não sei não? Liza: - Tudo bem Sérgio!
De qualquer forma fique com a passagem, se mudar de idéia!.. Despediu se de Sérgio e foi resolver outras coisas pendente, antes da viagem.
Liza foi em casa, em Petrópolis, conversou com sua mãe e lhe deu explicações: Mãe, estou indo fazer uma viagem, em breve estarei de volta! Ohana: - Liza, precisava trancar a matrícula da faculdade?
Não estou entendendo esta viagem repentina e precipitada, você nunca foi assim! Liza: - Mãe, eu tive um sonho com papai! Eu tenho que ir ao Egito! Não sei porque ainda, mas tenho que ir! Quanto há faculdade, pode deixar mãe! Eu só tranquei para não ganhar falta, não sei por quanto tempo irei ficar lá!..
Ohana: - Tudo bem minha filha, você sempre teve juízo! Eu confio em você! E quanto a seu namorado? Liza: - Convidei Sérgio pra ir comigo, só não sei se ele vai! Então Liza se despediu de Gabriel , Ródson e a sua mãe: - Um beijo pra todos e até a volta! Liza se dirigiu ao aeroporto Internacional no Rio. Sua bagagem se restringia a uma pequena mala. Liza Parece bastante com a sua mãe. Um metro e setenta e cinco de altura, sessenta e um quilos, magra, alta, olhos azuis, parecidos com os de Ohana. Cabelos louro escuro, e de brinde, um gênio muito forte. Mulher decidida e determinada é capaz de fazer qualquer homem se apaixonar por ela. Estava pronta para o embarque. Olhou ainda para traz na esperança de avistar Sérgio. Não! Parece que ele não vem!
Já dentro do avião... Quem apareceu de última hora?
Sérgio! É, ele veio! Entrou correndo, quase perdendo o voou! Liza ficou surpresa e feliz! Não acreditava que Sérgio fosse capaz de tomar uma decisão daquela! Largar tudo por uma aventura!
Beijaram-se muito! A tecnologia do ano 2021 deu um passo substancial, em comparação há vinte anos atrás, mais nada fora do previsto. Nas comunicações, celular, já é um fone de ouvido colocado atrás da orelha, há quem prefira o convencional, carregado nas mãos, ou até mesmo no relógio. Não é mais viável telefone fixo. Todos agora são via satélite. Os aviões são mais rápidos e seguros, a maioria usam combustíveis alternativos, como: energia solar e hidrogênio, retirado da água. O homem já consegue viver no espaço durante muito tempo. Uma estação espacial em órbita da terra, ficou pronta há pouco tempo. Uma estação na lua, já foi dada início, previsões de mais quatro anos.
Computadores se carrega no bolso. A maioria dos países de primeiro mundo, inclusive o Brasil, adotaram há alguns anos, um sistema de identificação, através de chips, implantado de baixo da pele. Não é ainda obrigatório, mais já dizem que, em breve será. Na medicina, já existe o meio andróide. Uma mistura de humano com componentes robóticos. Braços, pernas, coração, olhos que enxergam no escuro, e onde mais a imaginação do homem puder chegar. Em contra partida, herdamos também a degradação do meio ambiente. A água potável já é artigo de luxo em muitos países. Quem tem água boa, vende a preço de ouro, para quem não tem.
Poços, cada vez mais fundos, estão sendo perfurados. O Brasil entrou na categoria de primeiro mundo, graças principalmente, por manter uma boa reserva de água boa. E essa expressão, que é usada atualmente. Nossas matas, boa parte, não existe mais. Da floresta amazônica, só resta um sexto. Todos os países, oferecem uma verdadeira fortuna por ela, ou que sobrou dela. O governo brasileiro mantém um verdadeiro exército, na tentativa de sua preservação. Todas as fronteiras da mata ciliar, são vigiadas vinte quatro horas por dia. O ar das grandes cidades estão pesados e poluídos.
Os mares subiram de níveis vários centímetros, a monitoração é constantemente registrada. A cidade de Los Angeles nos Estados Unidos, praticamente virou uma ilha no ultimo terremoto. No Japão, devido também a um terremoto, morreram milhares e milhares de pessoas. Estas e muitas outras, são as nossas heranças do ano 2021. No ano 2018, todos os países do primeiro mundo, registraram a aproximação de um grande meteoro vindo em nossa direção. Esse registro é bem mais antigo, porém, achava-se que este corpo, passaria muito longe da órbita da terra, e que no máximo, provocaria alguns danos climáticos. Em 2018, com a tecnologia um pouco mais precisa, tiveram a certeza, que este meteoro, vem mesmo de encontro a terra. Desde 2018, que secretamente, os países tentam monitorá-lo, sem deixar vazar à imprensa. Hoje, dia vinte e cinco de outubro de 2021, 18:38 horas, foi divulgada na Internet, a informação que, um grande meteoro de proporções gigantescas, colidirá com o planeta e acabará com a vida na terra. Ninguém sabe dizer quem foi o autor da mensagem. Os governos de todos os países, tentaram desmentir os boatos, usando todos os veículos disponíveis. Rádio, televisão, Internet e outros.
Não era mais possível esconder, todos já sabiam e acreditavam.
Voltando ao avião da Liza... O voou estava previsto a chegar no Cairo, as vinte e duas horas, horário local. Dentro do avião, todos já sabiam, através da Internet, o suposto meteoro. Todos comentavam apreensivos. Sérgio perguntou a Liza: - Será que isso é verdade meu amor? Liza: - Provavelmente é! Ela respondeu meio que resignada, como se já esperasse uma notícia parecida.
Capítulo 12

O avião pousou! Os governos mundiais usaram novamente os veículos de comunicações, mais desta vez, para confirmar as notícias e tranqüilizar o povo. Então falaram a verdade. Existia um pacto de cooperação entre as grandes potências, para que se mobilizassem e criassem uma solução diante ao avanço do corpo celeste. Por vários anos, estudaram uma forma de destruir o cometa. Criaram uma arma laser e estavam esperando o momento certo para usá-la. Foi esta, a notificação dada por cada líder, de cada nação, ao seu povo. Essa missão seria comandada pelo os Estados Unidos, com ajuda da Inglaterra, França, Itália, Rússia, China, Canadá e o Brasil. Outros países teriam participações em outras áreas da missão. De volta ao avião... Liza e Sérgio desembarcaram meio aos sussurros dos passageiros. Pediram informações e pegaram um táxi. Liza: - Queremos um hotel mais próximo possível do monumento histórico, as pirâmides! O taxista balançou a cabeça em sinal de afirmação. Chegando lá, se hospedaram. O hotel não era luxuoso, mas limpo e confortável. Ao amanhecer... Tomaram o café da manhã. Liza estava ansiosa para visitar as pirâmides e apressou Sérgio: - Vamos meu amor! Estava muito quente. Puseram uma roupa leve e saíram. Chegando ao monumento, tiveram que esperar um pouco mais, pois este, ainda não estava aberto a visitação. Liza olhou atentamente às pirâmides. De repente, ela viu algo que despertou a sua atenção. No topo da pirâmide mais alta, a Necrópole de Gizé, a grande Pirâmide, uma intensa luz azulada brilhava. Liza chamou a atenção de Sérgio, para que ele também confirmasse aquela luz. Ele não viu nada, além daquela beleza de monumento: - Liza, que luz você está falando? Não estou vendo nada! Liza: - Deixa pra lá! Ela compreendeu naquela hora, que aquela luz, era o sinal e o motivo de estarem ali. Foi liberada a visitação do monumento. Fizeram o passeio. Liza observou tudo com mais atenção que os outros. Ela tinha agora algo a fazer. Depois de algumas horas, voltaram para o hotel. De volta as nações unidas... O cometa estava a caminho e agora bem mais próximo. Havia uma missão secreta em andamento na lua. A América do Norte, desenvolveu um projeto no decorrer dos anos e montou uma estação de lançamento de mísseis. Essa estação estava sendo mantida em segredo. Divulgavam na imprensa, que estava sendo construída uma base na lua, para que fosse explorada os recursos que ela teria a oferecer. Porém, a estação de lançamento de mísseis, era mantida em segredos. Informação ultra - secreta!
A estação em órbita da terra naquele momento, recebeu a ordem da NASA, para que se dirigissem a estação de mísseis na lua. Uma nave tripulada foi preparada. Faria parte da equipe oito tripulantes.
Ao chegarem na lua, pousaram. Já na estação, que não era a oficial, receberam a ordem pelo rádio: - Se preparem para a missão THOR. A missão Thor, era o projeto dos Estados Unidos, para usarem mísseis termo nucleares contra o agressor, neste caso, o meteoro. Os oito, cada um na sua função específica, sabiam o que fazer. A NASA na terra, estava nesta hora, monitorando a missão, uma equipe muito grande frente as telas dos computadores. O General Michel Lee deu a ordem: - Homens, acionar projeto THOR!
Na lua... Todos nos seus postos, deram início à missão! Vinte e oito mísseis termo nucleares foram lançados. Mais esperem! São vinte e nove, e não vinte e oito! É isso mesmo! Um míssil não decolou! Os homens na lua notificaram o problema a NASA. Ela disse que não havia problema, pelos cálculos, os vinte oito dariam conta. Na lua, os homens da missão ficaram atentos e apreensivos, esperando o resultado do projeto. Os vinte oito mísseis se dirigiam rápidos de encontro ao alvo. Algo de errado aconteceu! Antes deles chegarem no alvo, explodiram! A NASA recebeu a confirmação precisa da lua: - Missão THOR falhou! Repito! Missão THOR falhou! O meteoro não sofreu nenhum dano! O meteoro não sofreu nenhum dano! A NASA ficou apavorada. O General Michel Lee acionou o Plano B. Deu a ordem a estação espacial Messias em órbita do planeta: - Se preparem para a missão Raio de Luz!
A missão raio de luz é aquela que os países se reuniram e criaram uma nova arma, que emitiria um grande feixe de energia contra o meteoro, acreditavam que, destruiriam por completo o agressor, ou o tiraria do curso, salvando o planeta. A missão deu se início!
A estação Messias era muito grande, comparada ao tamanho de vinte campos de futebol. A sua tripulação ainda era modesta, em um número de cinqüenta e nove tripulantes, tinha a capacidade para muito mais. Um grande canhão surgiu, brilhando, frente à luz do sol! Disparou! Todos esperaram apreensivos e nervosos, tanto na Messias, quanto na NASA. Não surgiu o efeito esperado! O meteoro se partiu em dois, e ainda continuavam vindo.
De repente, a base da mísseis na lua explodiu!
Da Messias, todos viram a grande explosão nuclear!
Da terra também, aqueles que por ventura, estavam atentos! O cogumelo atômico visto de longe, chegaria a ser lindo, se não fosse tão mortal e maléfico.
A explosão na lua, combinada com os vinte e oito mísseis rumo ao meteoro, causou uma pane no sistema elétrico da messias, e esta, inesperadamente, explodiu também! Todos os seus tripulantes foram mortos! Uma catástrofe! Uma grande perda para a Humanidade!
O projeto na lua fracassou! O projeto messias fracassou! Cinqüenta e nove baixas, incluídas, os da lua. Perdas de vidas, de bilhões de dólares, e ainda assim, em vão! O meteoro, que agora são dois, ainda vinham em nossa direção. Na terra, todos desesperados! A NASA, chefiada pelo General Michel Lee, estava de luto. Todos de cabeças baixas tinham perdidos as esperanças. O General ligou para O Presidente: - Senhor, a missão A, e a missão B falharam! Perdemos a Messias e o projeto Thor!
O Presidente: - Meu Deus! O que faremos? O presidente deitou a cabeça nos braços, em cima de sua mesa. O General, do outro lado da linha: - Senhor! Senhor! Senhor! De Volta ao hotel da Liza no Cairo, Egito! Já era noite, Liza tomou uma decisão: - Sérgio, vamos nas pirâmides! Sérgio: - Agora Liza, à noite? Liza: - Sim, agora! Eu tenho que ir lá!
Às pressas, saíram. Chegado lá, ela tirou da mochila uma corda, daquelas de alpinismo. Despistaram os guardas que faziam a segurança do monumento. Sérgio, com muito medo, e não entendendo as ações e motivos da liza, disse: - Meu amor, o que você vai fazer? Estamos correndo riscos de sermos presos! Liza: - Calma Sérgio! Eu tenho que escalar a pirâmide! Mantenha-se escondido dos guardas! Liza pôs a corda nas costas e começou a escalar a pirâmide. Sua perícia neste esporte, a ajudou muito. Com muito cuidado e pedra por pedra, ela foi subindo. Sérgio, lá de baixo, colocava a mão na cabeça em sinal de medo e desespero. Aos poucos, Liza foi ganhando altura, até chegar quase no topo. De repente, ela tocou em uma pedra e esta se moveu. Uma passagem começou se mostrar. Liza: - Eu sabia! Eu estava certa! Lá dentro, um esplendor de beleza se revelou! O anel no seu dedo, outra vez se manifestou! Brilhou com tanta intensidade que mais parecia um anel de laser!
Todo aquele ambiente se fez luz. Uma câmara secreta de três por três se deixou revelar com todo o seu esplendor! Cristais de vários tipos e tamanhos, com intensidade, brilharam. Liza ficou maravilhada! Lembrou- se de Sérgio lá em baixo. Esticou a corda e jogou a. Sérgio exitou um pouco, mas subiu, Liza o puxou. Ele não sabia o que falar diante daquela cena. Só conseguia olhar para Liza, assustado. Por impulso e instinto, ela tirou o anel do dedo e colocou o na mão. O anel flutuou e foi de encontro a um painel de cristal. Esse painel, respondendo ao anel, fundiu se com ele. De repente, dois compartimentos, também de cristais, se abriram. Dentro de um, que parecia uma gaveta, havia vários anéis. Liza se aproximou e os tocou. Os anéis se fundiram um a um, e lentamente, até se formarem um só corpo. Liza o pegou. Seu aspecto era semelhante a um cilindro áspero de cristal, com suas extremidades pontiagudas e cortadas diagonalmente. Ela, parecendo saber exatamente o que fazer, introduziu o em um orifício, parecido ter sido feito para ele. A pirâmide começou a tremer. No alto daquela sala, no seu teto, uma fonte de energia surgiu.
Lá fora, uma grande quantidade de policias, se encontravam presentes. Não era pra menos, todos viam de longe, aquela câmara aberta no alto da pirâmide, emitindo uma intensa luz. Os policiais Egípcios estavam atentos, esperando ordens superioras para entrarem em ação. Não entendiam muito bem o que estaria acontecendo, mais sabiam que o monumento histórico, estava sendo violado. Sérgio, dentro da câmara, observava a movimentação da policia, angustiado, temia ser preso depois daquele episódio. Liza, calma e serena, olhou para o alto em direção a fonte de energia e pôs a mão direita sobre um painel de cristal. Este painel, emitiu uma suave luz abaixo de sua mão. Imediatamente, todos os meios de comunicação da terra, pararam de funcionar. Telefones, rádios, televisões, computadores, tudo que emitissem sinais de rádio frequência. Frente as estes aparelhos, todos na terra, nada entenderam, Mas Liza sim! Na Grécia, no Templo Partenon, em uma ruína antiga, algo aconteceu! Paredes e solo desta ruínas, desmoronaram, deixando se revelar seu subsolo.
No Peru, Antiga cidade de Áspero, outra ruína, de uma civilização antiga, a mesma coisa aconteceu. De volta ao Egito, Na grande pirâmide! O seu teto pontiagudo se abriu! Liza continuava com a mão direito sobre o painel, sendo observada com surpresa, pelo seu namorado Sérgio. Simultaneamente, no Egito, no Peru e na Grécia, foram disparados dos seus respectivos lugares, uma fonte de energia com um diâmetro aproximado, de dois metros cada uma. Esses raios se uniram no céu, em uma alta altitude, e formaram um só.
O espetáculo de luz se deu! O super raio, atingiu de cheio, um dos pedaços do meteoro que já se encontrava bem perto da terra, e o destruiu por completo. transformou o em pequenos pedaços de rochas minúsculas. Outro disparo foi efetuado, e se obteve o mesmo resultado do primeiro. Uma cena fabulosa vista por todos que do lado do planeta se encontravam, aqueles que olhavam para o céu, neste momento.
O feixe de energia cessou instantaneamente após os disparos. As comunicações foram restabelecidas misteriosamente. Os líderes mundiais procuravam explicações entre si. Logo começou a surgir informações de todos os lugares, dando as origens das fontes de energia. Liza sorriu! Ela viu o efeito da sua atitude!
Compreendeu os sonhos que teve! Havia uma câmara ainda aberta. Dentro, um traje, idêntico ao descrito no episódio com Caio, pai de Liza. Ela o vestiu, também as botas. O traje se ajustou no seu corpo, como se tivesse vida própria. Lá fora, helicópteros sobrevoavam o monumento, na tentativa de identificar os intrusos.
Há mais de quatro mil ano a.c, aquelas obras monumentais não foram construídas em vão.
A do Peru, e a da Grécia, também cumpriram as suas finalidades. A eminência da destruição da terra, por este corpo celeste já não seria mais verdadeira. Liza, agora com um novo visual, igualmente a Caio, sabia o que deveria se feito a partir daquele momento. Seu traje brilhou, mas para ela, não era surpresa. Sérgio: - E agora Liza, o que vamos fazer? Lá em baixo está cheio de policiais, prontos para nos prender! Liza olhou para baixo e para os lados, e voltou-se a Sérgio: - Você está com medo meu querido? Sérgio: - É, um pouco! E agora? Liza:- Feche os olhos e confie em mim! Sérgio obedeceu. Ela o abraçou e um campo de energia os envolveu, semelhante a descrita no caso de Caio. Começaram a flutuar no espaço, diante dos olhos de todos. Policiais, multidões de curiosos não tiveram nenhuma reação diante daquele cena, a não ser, ficarem fascinados. Aos poucos, Liza e Sérgio, ganharam velocidade e direção e sumiram na noite.
Chegaram no Pólo Sul, no mesmo local, onde um dia seu pai esteve, agora ela sabe! A neve no solo afastou se revelando uma escadaria de gelo para baixo.