MERCADORES DE EMOÇÕES

Via Láctea, Sistema Solar, Terceiro planeta. O ano é 2.056. A Terra se acha dividida política e economicamente em vários grupos bem definidos e de acordo com a divisão continental: Europa, América, Ásia, África e Oceânico. Cada bloco é liderado respectivamente por seu país de melhor situação econômica, o que possibilita a imposição das políticas de acordo com os interesses dos países ricos e a manutenção do Status dos países elites via ditadura econômica. Nas transações comerciais internacionais, usa-se o Euro como moeda padrão devido à estabilidade política e econômica dos países membros. Nas transações comerciais dentro de um mesmo país, não se usa mais moeda, bônus ou tipo de cédula, são feito apenas transferência eletrônica de créditos de uma pessoa para outra, tanto física ou jurídica. Os bancos funcionam apenas como agenciadores de transações internacionais, promotores de grandes negócios nacionais e depósito de créditos e bens de pessoas físicas e jurídicas para uma maior credibilidade comercial. As pessoas recebem e passam seus créditos através de seus microships implantados subcutaneamente, em qualquer posto financeiro, pois todos são interligados eletronicamente por todo o território nacional.

As comunicações à distância são feitas via minúsculos comunicadores embutido nos relógios, pingentes, broches, canetas e outros objetos que a indústria achar que é vantajoso produzir comercialmente. O mar e todos os rios urbanos estão em estado avançado de despoluição, as florestas, cerrados, campos, pradarias, as outras áreas degradadas e não cultiváveis estão em franca recuperação e sendo repovoadas, graças á clonagem, com as espécies nativas, e de adaptações de espécies graças á clonagem em acordo com o relevo da região, clima, disponibilidade hídrica e tipos de vegetação em consórcio com outras espécies, formando uma cadeia ecológica muito bem equilibrada, a reciclagem de noventa por cento do lixo tornou-se essencial, pois o uso correto dos recursos naturais, o conhecimento e a consciência ecológica tornaram-se uma lei imperativa e vital para permitir que a espécie humana sobreviva dignamente no planeta azul do sistema solar.

Os carros são movidos a energias renováveis devido não polirem e ao esgotamento das reservas de combustíveis fósseis. Possibilitando que o ar esteja muito limpo e perfeitamente respirável. Todos os veículos são computadorizados, e por possuírem várias câmaras e diversos censores e mapas de todas as cidades e estradas memorizadas são conduzidos eletronicamente e guiados por uma central de trânsito, tomam o melhor itinerário para um trajeto mais rápido e sem congestionamento. São comandados pela voz do proprietário e outras pessoas autorizadas. Os transportes urbanos de massa e de várias linhas comerciais de carga são movidos eletricamente e se deslocam sobre trilhos de super condutores, as passagens são liberadas via leitura eletrônica da palma da mão do usuário, sistema que permite que o sistema de segurança faça o rastreamento de pessoas por todos os lugares.

O tamanho da população, a densidade demográfica, mesmo com o protesto das classes conservadoras e religiosas, passou a ser controlada via lei para o bem e fim assistencial do Estado, permitindo assim um maior controle, uma satisfatória distribuição da produção de alimentos e um bem sucedido programa de controle e equilíbrio entre produção/consumo; oferta/procura. As grandes regiões produtoras de alimento são mecanizadas através do financiamento estatal que compra grande parte da produção agrícola. Nas cidades planejadas existem os distritos residenciais, e o setor industrial, além de setores específicos para a diversão e lazer bem como o educacional, o comercial e as áreas de camping. A assistência social e médica é feita de forma prática e eficiente, pois tudo é monitorado eletronicamente em tempo real.

Devido a sua posição geográfica central, o estado de Goiás tornou-se rota de todos os tipos de transações, tanto comercial como política, os encontros de toda a ordem se tornou rotina na sua capital Goiânia, onde a primavera tem doze meses como dizem os goianos. Com a proximidade das eleições gerais em todos os níveis: municipal, estadual e federal, o estado de Goiás que se encontra em um disputadíssimo pleito, pois as eleições só ocorrem a cada cinco anos e, torna-se ainda mais agitada, um verdadeiro tumulto político devido a visita de um candidato de direita e aos rumores de suas ligações com correntes políticas de ultra direita de fora do país, com suspeita até de um eminente golpe de estado no país, decorrente de uma forte e crescente influência dos ideais socialista em toda a América Latina, sobretudo na América do Sul.

No sofisticado hospital universitário federal, se encontra um protótipo de um revolucionário aparelho de encefalocardiograma, desenvolvido por estudantes dos diversos campos de especialização da engenharia. O equipamento é tão sensível e avançado que registra em um chip as ondas cerebrais oriundas do pensamento humano, a freqüência cardíaca, a freqüência respiratória, a temperatura corporal, a pressão arterial, enfim, todas as variáveis decorrentes dos sonhos tidos, das emoções sentidas, das frustrações e dores vividas, das derrotas e decepções sofridas nesta luta diária de que é composta a existência humana. Estes dados além de serem gravados são retransmitidos simultaneamente aos diversos centros de pesquisas integrados pela rede hospitalar universitária de todo o país. Todas estas informações podem ser induzidas em outras pessoas previamente preparadas; estando estas anestesiadas para bloquear seus próprios pensamentos, sentimentos e emoções, evitando assim, interferência na recepção das emoções induzidas no seu cérebro. Durante a sessão, o paciente passa a sentir tudo o que foi sentido pelo autor das informações produzidas, como se suas mentes estivessem interligadas, e ao final da aplicação o cliente passa a se lembrar em detalhes de tudo, como se toda aquela experiência lhe fosse privativa, um fato particular, original ou exclusividade de uma fase de sua vida.

O equipamento está totalmente pronto aguardando a conclusão dos estudos éticos e o perfil do primeiro homem que irá ser submetido à experiência de ter suas emoções e pensamentos gravados em uma máquina e do outro que irá receber estes mesmos pensamentos sensações e emoções, itens privativos que até então, compõe parte da alma, das mais intimas manifestações humanas, fazendo com que o ser humano se diferencie dos animais inferiores. A máquina dos sonhos, como foi batizada não foi criada com a finalidade de bisbilhotar a mente dos outros; sua aplicação seria na educação, para ensinar matérias durante uma noite de sono, aprender a dançar, aprender música, treinamento de pilotos de aviação... Usada na terapia, como incentivo na reprodução dos movimentos perdidos, recuperação de memórias perdidas, habilidades motoras deficientes, induzir o efeito de um agente químico em dependente, bem como o estudo sensorial de pacientes submetido à uma droga nova... Treinamento esportivo, nos grandes centros de atividade física seria usado para incentivar novos atletas a treinarem mais, após sentirem as mesmas emoções de um campeão mundial, desde a realização da prova até a premiação... Diversão, poder ter um sonho que alguma pessoa famosa já tenha sonhado,viver a fantasia de ser a protagonista vencedora de um concurso de miss universo, recordar sonhos já esquecidos, reviver sonhos infantis...

Durante a visita, o candidato representante das oligarquias que está em baixa nas pesquisas e o grupo que o apóia decidem simular um atentado para comover o povo e reverter a situação pré-eleitoral, evitando assim a conquista do poder pelos representantes das classes sociais populares, contudo algo sai errado e o que era para ser uma farsa quase se torna uma fatalidade. A esquerda foi acusado de ser a autora intelectual do ato terrorista, o que é negado veemente pelos lideres oposicionistas. Como o estado se saúde do candidato é de emergência, ele e levado ao hospital mais próximo onde tudo está pronto para um encefalocardiograma. O paciente é submetido ao exame sem que nenhum de seus assessores soubessem que ele está sendo usado em uma experiência científica sobre gravação de ondas cerebrais do inconsciente. Após saber de todo o ocorrido, um burocrata do diretório central do partido, diretamente de Brasília determina o isolamento e a apreensão de todos os equipamentos eletrônicos das pessoas que fazem parte ou serve de apoio á equipe médica. Mesmo com toda vigilância e censura o chip com todos os dados obtidos é retirado do centro médico e repassado para outra pessoa.

Após a notícia do desaparecimento do chip contendo os pensamentos mais secretos de um candidato, ambas as correntes políticas começam uma procura obstinada pela obtenção dos dados que passou a ser peça vital, importantíssima para o destino da nação. Inicia-se também uma batalha judicial para que o conteúdo do chip não seja levado em consideração, visto que não havia autorização para a sua obtenção, e o paciente estava ferido e fora de si, fatos que caracterizam uma invasão de consciência, mesmo não existindo uma legislação sobre o assunto, cada lado mostra seus pontos de vista e argumentos, tudo de acordo com os interesses dos dirigentes políticos e seus apoiadores econômicos.

Dois meses após o ocorrido, a vida no hospital já se encontra em uma rotina de trabalho e tudo funciona como se nenhum fato extraordinário houvesse ocorrido há vários dias passados. Após o expediente um grupo idealista de jovens médicos, usando o chip supostamente desaparecido acha muito estranho as ondas cerebrais que estão fora dos padrões de um acidentado e resolvem investigar o fenômeno, então um se oferece para ser paciente e permite que seja lhe reproduzida as mesmas emoções que o candidato sentia quando estava ferido e entre a vida e a morte. Após e experiência foi descoberto e divulgado o que estava por trás da eleição do representante da direita: um plano de ditadura militar apoiado por um forte grupo econômico para impedir a conquista do poder pelo representante das classes populares.

Depois de seis meses, as máquinas de sonhos se tornaram populares em todo o mundo, fato que fez desenvolver um novo campo de atividade comercial: mercadores de emoções. Com o crescente mercado de sonhos, surgem os mafiosos que roubam os sonhos de outras pessoas e os transformam em roteiros cinematográficos, fazem contrabando de sonhos e os vende sem pagar os direitos de comercialização. Com a universalização do mercado de sonhos, os estádios, os ginásios, os teatros e os autódromos estão quase completamente vazios, e tornou-se muito comum os grandes atletas, os famosos astros, a musa dos desfiles de modas, venderem suas emoções via satélite através de vários micros chips transmissores implantados cirurgicamente em pontos estratégicos nos seus respectivos corpos. Estes sinais são enviados a uma central de transmissão e chega até uma central de distribuição de sonhos, onde os clientes; fãs dos mais variados estilos, pagam para sentir as mesmas emoções, simultaneamente no exato momento em que elas estão sendo geradas por seus ídolos, mesmo estes, como a grande fonte geradora estarem a centenas de quilômetros dali.

E assim a vida segue, pois o ser humano é movido por sua racionalidade, mesmo quando age por impulso. Na irracionalidade, ele está sendo dirigido pelas ondas cerebrais decorrentes da emoção oriundas na batida, no pulsar do coração que impulsiona o emotivo espírito humano nos caminhos do prazer e do amor, que o leva a sonhar e lutar por um mundo melhor!