AVENTURA DO TIO FRANCISCO

Era uma vez numa cidadezinha perdida no meio das montanhas. Cidade pacata com apenas 500 habitantes pessoas simples de hábitos rústico.

Vivem da Pecuária e da Agricultura e vivem felizes. As poucas lojas que lá existem,para dizer apenas um mercado e uma loja de vestuário e uma farmácia este era o comércio do local.

Os moradores se conhecem e vivem tranquilamente deixando suas casas abertas e também seus carros, pois não existe violência. Existe honestidade naquele local.

Numa fazendinha próxima a cidade vive um homem sozinho e sempre bem humorado que todos o respeitam e admiram. Tio Francisco era amado pelas crianças e adultos daquela localidade e o chamavam assim num tom bem familiar por considerá-lo como membro da família pela simpatia.

Em sua fazenda havia uma pequena floresta de arvores nativa e uma cachoeira.

Ele contava várias histórias que acontecia e que havia por ali Lobisomem e mula sem cabeça, mas a população apenas ria e não acreditavam.

Certo dia um grupo de alunos da Escola da cidade vieram juntamente com sua professora de ciências para visitarem a floresta e estudarem as plantas que ali viviam.

Os alunos e a professora radiantes estavam ao entrar entre as arvores juntamente com Tio Francisco para o passeio.

Foram caminhando e entrando naquele vasto paraíso da natureza percebendo assim a beleza das árvores e animais muitos deles raros.

Iam à frente à professora e Tio Francisco explicando sobre a fauna e flora daquela região.

Os estudantes entusiasmados vão adentrando a floresta adentro e sentindo os aromas da mata e vendo o colorido das flores.

Quando de repente se deparam com seres de outro mundo (duendes seres pequenos que só fazem o bem) e ficam boquiabertos com aquela situação. Ficam perplexos com a situação.E correm entre as arvores vendo aqueles seres pequenos e risonhos que estão por ali.

Tentam se comunicar, mas não conseguem, até que Tio Francisco intervém para alivio dos alunos.

Tio Francisco parece falar com aqueles seres e sentem que há cumplicidade entre eles.

-Crianças vocês não podem espalhar na cidade sobre nossos amiguinhos por que eles precisam de paz e harmonia para viver.

As crianças excitadas ficam paradas vendo Tio Francisco conversando numa língua diferente com aqueles seres iluminados. Eles não entendiam,mas percebiam que a comunicação estava fluindo bem.

Eles sentem emanar um carinho tão grande vindo dos duendes e percebem o valor desse afeto para a natureza. Os duendes unem as mãos e irradiam um facho de luz azul em direção as plantas doentes que iam aos poucos revigorando-as.

A professora e os alunos sensibilizados com todo aquele amor pela natureza resolveram se comprometer mais na recuperação das plantas e cuidarem da natureza.

Assim sendo voltaram para a escola e criaram um Projeto de Preservação da Natureza e todos se comprometeram a ajudar e também a guardar o segredo sobre os duendes.

Finalmente a história termina com o segredo preservado e Tio Francisco e a população do lugar vivendo felizes para sempre.