ACONTECEU HÁ DOIS ANOS, MAIS OU MENOS NESSA MESMA ÉPOCA DE NATAL. A CIDADE ESTAVA ENFEITADA COM LUZES PISCANTES, VITRINES DECORADAS E CRIANÇAS ANSIOSAS, IMAGINANDO O QUE O BOM VELHINHO TRARIA. EU NÃO ESPERAVA NADA DE DIFERENTE NAQUELE DEZEMBRO. O NATAL, PARA MIM, SEMPRE FOI UMA ÉPOCA DE ROTINA: ABRIR A CAIXA DE CORREIO, PAGAR CONTAS, TALVEZ COMPRAR ALGUNS PRESENTES PARA FAMILIARES E SEGUIR EM FRENTE.
FOI NUMA TARDE FRIA QUE TUDO COMEÇOU. COMO DE COSTUME, FUI ATÉ A CAIXA DE CORREIO DO MEU PRÉDIO, ESPERANDO ENCONTRAR APENAS BOLETOS E PROPAGANDAS. MAS, NAQUELA TARDE, ALGO DIFERENTE ME AGUARDAVA. ENTRE AS CARTAS, HAVIA UM ENVELOPE PEQUENO, COM UM DESENHO DE ÁRVORE DE NATAL E UMA ESCRITA INFANTIL QUE DIZIA:
"AO PAPAI NOEL."
MINHA PRIMEIRA REAÇÃO FOI OLHAR AO REDOR. TALVEZ ALGUÉM TIVESSE DEIXADO A CARTA NA CAIXA ERRADA. MAS QUANDO ABRI O ENVELOPE, PERCEBI QUE ERA MUITO MAIS DO QUE UMA SIMPLES CARTA PERDIDA.
"QUERIDO PAPAI NOEL,
MEU NOME É ANA E TENHO 10 ANOS. TENHO UMA IRMÃZINHA DE 2 ANOS CHAMADA LUÍSA. ESTE ANO, NÓS GOSTARÍAMOS MUITO DE GANHAR BRINQUEDOS E UMA CESTA DE DOCES. NÃO PRECISA SER MUITO. MINHA IRMÃ ADORA URSINHOS E EU GOSTO DE BONECAS. NOSSA MÃE DIZ QUE O NATAL É SOBRE ESPERANÇA, ENTÃO EU ESPERO QUE O SENHOR POSSA NOS VISITAR. FELIZ NATAL."
FIQUEI PARADO ALI, SEGURANDO AQUELA CARTINHA, TENTANDO ENTENDER COMO ELA FOI PARAR NA MINHA CAIXA DE CORREIO. PERGUNTEI AOS OUTROS MORADORES, MAS NINGUÉM SABIA DE NADA. NINGUÉM MAIS HAVIA RECEBIDO UMA CARTA. ERA COMO SE O DESTINO TIVESSE ESCOLHIDO QUE AQUELE PEDIDO ESPECIAL FOSSE PARAR NAS MINHAS MÃOS.
ALGO DENTRO DE MIM MUDOU NAQUELE INSTANTE. NÃO ERA COMO ADOTAR UMA CARTA DE NATAL NOS CORREIOS, ONDE VOCÊ ESCOLHE AJUDAR. NÃO. AQUELA CARTA ME ENCONTROU, COMO SE SOUBESSE QUE EU PRECISAVA DELA TANTO QUANTO AQUELAS MENINAS PRECISAVAM DE AJUDA.
SEM PENSAR DUAS VEZES, DECIDI ATENDER AO PEDIDO. FALEI COM ALGUNS AMIGOS E JUNTOS COMPRAMOS OS PRESENTES: UMA BONECA PARA ANA, UM URSINHO DE PELÚCIA PARA LUÍSA E UMA CESTA REPLETA DE DOCES, CHOCOLATES E BISCOITOS. TUDO FOI EMBRULHADO COM CARINHO E AMOR.
NA VÉSPERA DE NATAL, FOMOS ATÉ O ENDEREÇO INDICADO NA CARTA. ERA UMA CASA SIMPLES, COM PAREDES QUE MOSTRAVAM O DESGASTE DO TEMPO, MAS DECORADA COM UMA PEQUENA GUIRLANDA NA PORTA, TALVEZ FEITA PELAS PRÓPRIAS MENINAS.
QUANDO CHEGAMOS, ANA JÁ ESTAVA LÁ, NA JANELA. ELA OLHAVA PARA A RUA COM OS OLHOS CHEIOS DE ESPERANÇA. AO NOS VER, SEU ROSTO SE ILUMINOU COMO AS LUZES DE NATAL MAIS BRILHANTES QUE JÁ VI. ELA CORREU PARA A PORTA E NOS RECEBEU COM UM SORRISO TÃO GENUÍNO QUE AQUECEU O CORAÇÃO DE TODOS NÓS.
— VOCÊS VIERAM! — DISSE ELA, COM A VOZ TRÊMULA DE EMOÇÃO.
SUA MÃE APARECEU LOGO ATRÁS, COM OS OLHOS MAREJADOS DE LÁGRIMAS. ELA NOS CONTOU QUE, DESDE QUE ANA HAVIA COLOCADO A CARTA NA CAIXA DE CORREIO, A MENINA ESPERAVA TODOS OS DIAS NA JANELA, ACREDITANDO QUE PAPAI NOEL ATENDERIA AO SEU PEDIDO.
ENTREGAR AQUELES PRESENTES FOI MÁGICO. NÃO PELOS BRINQUEDOS OU PELOS DOCES, MAS PELO QUE AQUELA NOITE REPRESENTOU. PARA ANA E LUÍSA, FOI UM NATAL DE SONHOS REALIZADOS. PARA MIM, FOI UM NATAL DE TRANSFORMAÇÃO.
NAQUELA NOITE, PERCEBI QUE O ESPÍRITO DO NATAL NÃO ESTÁ NOS PRESENTES, MAS NA CAPACIDADE DE ACREDITAR, DE TER ESPERANÇA E DE ENXERGAR A BONDADE NAS PEQUENAS AÇÕES.
HOJE, DOIS ANOS DEPOIS, AINDA ME LEMBRO COM CARINHO DAQUELE NATAL. SEMPRE QUE VEJO UMA LUZ PISCANDO, UMA ÁRVORE ENFEITADA OU OUÇO O RISO DE UMA CRIANÇA, PENSO EM ANA, NA SUA IRMÃZINHA LUÍSA E NA CARTINHA QUE MUDOU NÃO SÓ O NATAL DELAS, MAS O MEU TAMBÉM.
PORQUE, ÀS VEZES, O VERDADEIRO PRESENTE QUE RECEBEMOS NÃO ESTÁ EMBAIXO DA ÁRVORE DE NATAL, MAS NAS LEMBRANÇAS QUE LEVAMOS PARA SEMPRE NO CORAÇÃO.