ERA UMA VEZ UM CACHORRINHO CHAMADO TICO, QUE MORAVA EM UMA CASA PEQUENA, COM UMA FAMÍLIA BEM ANIMADA: DONA LÚCIA, SEU CARLOS E O PEQUENO JOÃOZINHO. TICO ADORAVA SUA CASINHA, COM SEU CANTINHO DE DORMIR E O QUINTAL ONDE PODIA CORRER ATRÁS DA SUA BOLINHA. MAS O QUE ELE MAIS AMAVA NA VIDA ERA OUVIR AS CONVERSAS DE SEUS DONOS.
TODAS AS TARDES, QUANDO DONA LÚCIA E SEU CARLOS SE SENTAVAM NA SALA PARA TOMAR CHÁ E CONVERSAR SOBRE OS ACONTECIMENTOS DO DIA, TICO SE ESCONDIA ATRÁS DA PORTA DA SALA. LÁ, COM SUAS ORELHAS EM PÉ E OS OLHOS BEM ABERTOS, ELE ESCUTAVA TUDO, MAS TUDO MESMO. E, CLARO, ADORAVA.
— HOJE, O JOÃOZINHO APRONTOU DE NOVO! — DIZIA DONA LÚCIA COM AQUELE SORRISO DE QUEM NÃO SABIA SE RIA OU SE BRIGAVA.
— AH, QUAL É, LÚCIA! ELE SÓ DERRUBOU O SUCO... DE NOVO! — SEU CARLOS SEMPRE TENTAVA ACALMAR AS COISAS. MAS TICO SABIA QUE NO FUNDO SEU CARLOS TAMBÉM ESTAVA SE DIVERTINDO.
OS DIAS PASSAVAM, E A ROTINA DE TICO CONTINUAVA COM SUAS ESCUTAS SECRETAS. PORÉM, UMA TARDE, ALGO DIFERENTE ACONTECEU. TICO, COMO SEMPRE, ESTAVA LÁ, ESCONDIDO ATRÁS DA PORTA, QUANDO OUVIU UMA CONVERSA QUE O DEIXOU COM AS ORELHAS ARREPIADAS.
— LÚCIA, VOCÊ ACHA QUE JÁ PODEMOS CONTAR PARA O TICO? — PERGUNTOU SEU CARLOS, COM UMA VOZ BAIXA, COMO SE ESTIVESSE FAZENDO UMA GRANDE REVELAÇÃO.
DONA LÚCIA SUSPIROU, CLARAMENTE DESCONFORTÁVEL.
— EU ACHO QUE SIM, CARLOS. ELE JÁ ESTÁ NA IDADE DE SABER.
TICO FICOU COM OS OLHOS ARREGALADOS. “CONTAR O QUÊ? O QUE SERÁ QUE ELES VÃO CONTAR PARA MIM?”, PENSAVA, COM O CORAÇÃO BATENDO RÁPIDO. ELE IMAGINAVA MIL COISAS: TALVEZ UMA VIAGEM DE FÉRIAS, OU QUEM SABE UM GRANDE PRESENTE DE NATAL QUE ELE AINDA NÃO SABIA.
— VOCÊ ACHA QUE ELE VAI ENTENDER? — PERGUNTOU DONA LÚCIA.
— CLARO QUE VAI! E MAIS, ELE VAI FICAR MUITO FELIZ! — RESPONDEU SEU CARLOS, PARECENDO SEGURO DE SI.
AGORA, TICO ESTAVA COMPLETAMENTE CURIOSO. ELE NÃO CONSEGUIA PARAR DE PENSAR NO QUE AQUILO SIGNIFICAVA. O QUE PODERIA SER TÃO IMPORTANTE? ELE NUNCA TINHA OUVIDO ALGO ASSIM ANTES! AFINAL, ELE ERA UM CACHORRINHO MUITO INTELIGENTE, E SABIA QUE GENTE SÓ FALA DE COISAS IMPORTANTES QUANDO SE TRATA DE “CONTAR” ALGO.
FOI QUANDO DONA LÚCIA LEVANTOU DA CADEIRA E SE APROXIMOU DA PORTA. TICO, APAVORADO, SE ESCONDEU AINDA MAIS RÁPIDO, QUASE DERRAPANDO NO TAPETE. MAS NÃO ADIANTOU. A PORTA SE ABRIU BEM QUANDO ELE ESTAVA AGACHADO, E LÁ ESTAVA DONA LÚCIA, COM AQUELE SORRISO MISTERIOSO.
— TICO... ESTÁ OUVINDO A NOSSA CONVERSA? — ELA PERGUNTOU COM UMA RISADINHA.
TICO, QUE NÃO QUERIA SER PEGO, NÃO TEVE ESCOLHA. LEVANTOU AS ORELHAS E OLHOU PARA ELA COM CARA DE QUEM NÃO TINHA A MENOR IDEIA DO QUE ESTAVA ACONTECENDO.
— O QUE SERÁ QUE VOCÊ OUVIU, HEIN? — SEU CARLOS APARECEU ATRÁS DELA, TAMBÉM RINDO. — APOSTO QUE ESTÁ IMAGINANDO MIL COISAS, NÃO É?
TICO OLHOU PARA ELES E BALANÇOU O RABO, TENTANDO DISFARÇAR A ANSIEDADE. ELE SABIA QUE ESTAVA PRESTES A DESCOBRIR ALGO GRANDIOSO.
— BOM, JÁ QUE VOCÊ OUVIU A METADE, VAMOS CONTAR LOGO... — DISSE DONA LÚCIA, SE ABAIXANDO PARA FICAR NO NÍVEL DE TICO. ELA OLHOU PARA SEU CARLOS E FEZ UMA CARA DRAMÁTICA. — TICO, VOCÊ VAI SER UM IRMÃO MAIS VELHO!
TICO FICOU PARALISADO. IRMÃO? ELE? COMO ASSIM?
— ISSO MESMO, TICO! VAMOS ADOTAR UM FILHOTE! — DISSE SEU CARLOS, COM OS OLHOS BRILHANDO.
TICO OLHOU PARA ELES, AINDA TENTANDO PROCESSAR A INFORMAÇÃO. ELE JÁ TINHA OUVIDO FALAR DE FILHOTES, CLARO, MAS SEMPRE ACHOU QUE SERIAM... BEM, FILHOTES DE CACHORRO! NÃO QUE ELE FOSSE CONTRA A IDEIA DE UM NOVO “IRMÃOZINHO”, MAS O QUE ELE NÃO IMAGINAVA ERA QUE SERIA UM FILHOTE DE HUMANO.
A NOTÍCIA CAIU COMO UMA BOMBA EM SUA CABEÇA DE CACHORRINHO. “ENTÃO, EU NÃO SOU MAIS O BEBÊ DA CASA?”, PENSOU ELE, SENTINDO UMA PONTINHA DE CIÚMES. “MAS... SERÁ QUE ESSE TAL DE ‘IRMÃOZINHO’ VAI GOSTAR DE MIM?”
DONA LÚCIA PARECEU PERCEBER A DÚVIDA NO OLHAR DE TICO E, ACARICIANDO SUA CABEÇA, DISSE:
— NÃO SE PREOCUPE, TICO. VAI SER ÓTIMO! VOCÊ VAI ADORAR ELE. ALIÁS, ACHO QUE VOCÊ VAI SER O MELHOR AMIGO DO MUNDO DELE.
TICO, AINDA COM UM POUCO DE DESCONFORTO, SE LEVANTOU E ABANOU O RABO. UM NOVO FILHOTE NA CASA... PARECIA UMA BOA IDEIA. ALÉM DISSO, ELE PODIA ENSINAR AO NOVO “IRMÃOZINHO” TUDO O QUE SABIA SOBRE AS MELHORES ÁREAS DO JARDIM PARA CAVAR E QUAIS OS MELHORES LUGARES PARA DORMIR NA CASA. AFINAL, SER O IRMÃO MAIS VELHO DE UM FILHOTE DE GENTE TINHA O SEU CHARME, NÃO É?
E ASSIM, TICO DESCOBRIU QUE, QUANDO A GENTE PROCURA OUVIR DEMAIS, ÀS VEZES ACABA OUVINDO MAIS DO QUE ESPERAVA. MAS TUDO BEM, POIS O QUE ELE NÃO SABIA ERA QUE, NAQUELE MOMENTO, SUA VIDA ESTAVA PRESTES A FICAR AINDA MAIS DIVERTIDA DO QUE ELE JAMAIS IMAGINARA.