SARALY ERA UMA MENINA COM UM SORRISO LARGO, CHEIO DE BRILHO E ENCANTO. SEUS CABELOS ERAM NEGROS COMO A NOITE, LONGOS E PRESOS POR UMA TRANÇA, SEMPRE DANÇANDO AO VENTO, E ELA ADORAVA USAR UM CHAPÉU DE PALHA, QUE A DEIXAVA AINDA MAIS CHARMOSA. EM TODOS OS DIAS DE SOL, SARALY SE AVENTURAVA EM SEU PEQUENO JARDIM ENCANTADO, QUE FICAVA BEM NO FUNDO DE SUA CASA. ELA ACREDITAVA QUE AQUELE JARDIM TINHA ALGO DE MÁGICO, POIS SEMPRE QUE ELA ESTAVA POR LÁ, AS BORBOLETAS APARECIAM. MAS, AO CONTRÁRIO DAS OUTRAS CRIANÇAS, SARALY NÃO CORRIA ATRÁS DELAS.

"POR QUE VOCÊ NÃO CORRE ATRÁS DAS BORBOLETAS, SARALY?" PERGUNTAVA A SUA AMIGA ANA, UMA MENINA CURIOSA QUE ADORAVA BRINCAR NA GRAMA VERDE.

SARALY SORRI COM OS OLHOS BRILHANDO, COMO SE SOUBESSE UM SEGREDO. "AH, ANA, O SEGREDO É NÃO CORRER ATRÁS DELAS... O SEGREDO É CUIDAR DO JARDIM, COM TODO O AMOR, PARA QUE ELAS VENHAM ATÉ NÓS."

ANA FRANZIU A TESTA, UM POUCO CONFUSA, MAS SARALY NÃO SE IMPORTOU. ELA SABIA QUE O SEU JARDIM ERA ESPECIAL E QUE AS BORBOLETAS ADORAVAM ALI. O QUE SARALY FAZIA TODOS OS DIAS ERA BEM SIMPLES, MAS TINHA UM TOQUE DE MÁGICA QUE SÓ ELA SABIA.

ELA REGAVA AS PLANTAS COM DELICADEZA, DEIXANDO A ÁGUA CAIR EM PEQUENAS GOTINHAS, COMO SE ESTIVESSE CONTANDO SEGREDOS PARA AS FLORES. CUIDAVA DAS MARGARIDAS BRANCAS, DAS LAVANDAS ROXAS, DOS GIRASSÓIS AMARELOS QUE SE ESTICAVAM EM DIREÇÃO AO SOL. ÀS VEZES, ELA PLANTAVA NOVAS SEMENTES, SEMPRE COM UM SORRISO NOS LÁBIOS, COMO SE ESTIVESSE PLANTANDO ALEGRIA NO SOLO. QUANDO O VENTO SOPRAVAVA, ELA SE SENTAVA EM UM BANCO DE MADEIRA E SIMPLESMENTE APRECIAVA.

ANA, SEMPRE CURIOSA, FICAVA OBSERVANDO TUDO COM ATENÇÃO. MAS AS BORBOLETAS NÃO APARECIAM. “POR QUE ELAS NÃO VÊM?”, ELA PERGUNTOU, IMPACIENTE, ENQUANTO OLHAVA O CÉU AZUL.

SARALY COLOCOU A MÃO SOBRE O OMBRO DA AMIGA E APONTOU PARA AS FLORES, COM O DEDO DELICADO. “VOCÊ ESTÁ VENDO ESSAS FLORES, ANA? ELAS SÃO AS CHAVES PARA O JARDIM. AS BORBOLETAS SABEM QUANDO AS FLORES ESTÃO FELIZES E BEM CUIDADAS. ELAS NÃO VÊM ATRÁS DE NÓS, MAS SIM DA BELEZA QUE CRIAMOS AO CUIDAR DELAS.”

E ENTÃO, COMO POR ENCANTO, UMA BORBOLETA AZUL APARECEU. DEPOIS, OUTRA, DE ASAS AMARELAS E LARANJAS, COMEÇOU A DANÇAR PELO AR. ELAS VOARAM EM CÍRCULOS, POUSARAM NAS MARGARIDAS E NAS LAVANDAS, E O JARDIM SE ENCHEU DE CORES E VIDA. ANA ABRIU OS OLHOS MARAVILHADA.

"VOCÊ VIU, ANA? ELAS VIERAM POR CAUSA DO CUIDADO E DO AMOR QUE O JARDIM RECEBE. QUANDO A GENTE FAZ O BEM, A NATUREZA RETRIBUI."

ANA SORRIU E CORREU PARA ABRAÇAR SARALY. "AGORA EU ENTENDI O SEGREDO! O JARDIM É MÁGICO, PORQUE VOCÊ CUIDA DELE COM TANTO CARINHO!"

SARALY RIU, TOCANDO SUAVEMENTE O CHAPÉU DE PALHA. "E O MELHOR DE TUDO, ANA, É QUE O JARDIM NUNCA PARA DE NOS SURPREENDER. ÀS VEZES, AS BORBOLETAS NÃO VÊM NO PRIMEIRO DIA, MAS SE A GENTE TIVER PACIÊNCIA E AMOR, ELAS SEMPRE APARECEM."

AS DUAS MENINAS PASSARAM A TARDE JUNTAS, DANÇANDO NO JARDIM ENCANTADO DE SARALY, CERCADAS POR BORBOLETAS COLORIDAS. O VENTO SUAVE ACARICIAVA OS CABELOS DE SARALY, E O SORRISO DELA ERA COMO UM RAIO DE SOL, ILUMINANDO AQUELE LUGAR CHEIO DE VIDA.

E ASSIM, AS BORBOLETAS CONTINUARAM A VIR. NÃO PORQUE ALGUÉM AS PROCURAVA, MAS PORQUE O JARDIM, COM O CUIDADO DE SARALY, AS CONVIDAVA A SE APROXIMAR. O SEGREDO ESTAVA NA PACIÊNCIA, NO CARINHO E NA ALEGRIA DE FAZER AS COISAS COM AMOR.

E SEMPRE QUE ANA VIA AS BORBOLETAS, ELA LEMBRAVA DA AMIGA E DO SEU JARDIM MÁGICO, E SABIA QUE, PARA QUE AS COISAS BOAS ACONTECESSEM, ERA PRECISO APENAS CUIDAR E ESPERAR COM UM CORAÇÃO CHEIO DE ESPERANÇA.

 

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 23/11/2024
Código do texto: T8203286
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.