ERA UMA VEZ UMA MENINA CHAMADA SOLANGE. ELA ERA TÃO DELICADA QUANTO UMA PÉTALA DE ROSA E TÃO AMOROSA QUE ATÉ OS PASSARINHOS VINHAM CANTAR EM SUA JANELA TODAS AS MANHÃS. SOLANGE TINHA CABELOS CASTANHOS QUE BRILHAVAM AO SOL COMO SE FOSSEM FIOS DE OURO ESCONDIDOS. ELA ADORAVA PRENDER DUAS FLORES, UMA ROSA E UMA AZUL, EM SUAS TRANÇAS. CADA FLOR PARECIA TER UM PEDACINHO DE SOLANGE EM SI: A ROSA ERA SUAVE E PERFUMADA, E A AZUL, BRILHANTE E ALEGRE.

SOLANGE VIVIA EM UMA CASINHA ACONCHEGANTE NO CAMPO, CERCADA POR GIRASSÓIS QUE DANÇAVAM AO VENTO. TODOS OS DIAS, QUANDO O SOL NASCIA E TINGIA O CÉU DE DOURADO, ELA CORRIA PARA O JARDIM, ABRIA OS BRAÇOS E DIZIA:
— BOM DIA, SENHOR SOL! QUE LINDO VOCÊ ESTÁ HOJE!

O SOL, COM SEU GRANDE SORRISO AMARELO, RESPONDIA COM RAIOS QUE AQUECIAM SUA PELE E FAZIAM SEUS CABELOS PARECEREM AINDA MAIS VIVOS. O QUE SOLANGE NÃO SABIA É QUE O SOL A ACHAVA MUITO ESPECIAL. ELE ADORAVA A FORMA COMO ELA ESPALHAVA ALEGRIA POR ONDE PASSAVA E CUIDAVA COM TANTO CARINHO DE TODAS AS PLANTAS E ANIMAIS AO SEU REDOR.

CERTO DIA, ENQUANTO SOLANGE COLHIA FLORES PARA ENFEITAR A CASA, ELA NOTOU QUE O CÉU ESTAVA CINZENTO. NUVENS GROSSAS COMEÇARAM A COBRIR O SOL, E O DIA FICOU ESCURO E FRIO.
— OH, O QUE ACONTECEU, SENHOR SOL? — PERGUNTOU SOLANGE, PREOCUPADA.

MAS O SOL NÃO RESPONDEU. ELE ESTAVA ESCONDIDO ATRÁS DAS NUVENS. O VENTO SOPROU MAIS FORTE, E AS FLORES COMEÇARAM A SE CURVAR, COMO SE ESTIVESSEM TRISTES TAMBÉM. SOLANGE ENTÃO DECIDIU FAZER ALGO ESPECIAL.

ELA CORREU PARA CASA E PEGOU UMA FOLHA DE PAPEL. COM LÁPIS COLORIDOS, COMEÇOU A DESENHAR O CÉU MAIS BONITO QUE JÁ TINHA VISTO: UM SOL RADIANTE, NUVENS FOFINHAS COMO ALGODÃO, BORBOLETAS COLORIDAS E MUITAS FLORES SORRINDO. QUANDO TERMINOU, SOLANGE PEGOU O DESENHO E COLOCOU BEM NO ALTO DE UMA COLINA, ONDE O SOL SEMPRE PODIA VER.

— ISSO É PARA VOCÊ, SENHOR SOL, PARA TE LEMBRAR DE COMO VOCÊ DEIXA O MUNDO BONITO!

O VENTO PARECEU LEVAR A MENSAGEM ATÉ AS NUVENS, QUE COMEÇARAM A SE DESFAZER DEVAGARZINHO. PRIMEIRO UM PEQUENO RAIO DE LUZ ESCAPOU, DEPOIS OUTRO, ATÉ QUE O SOL APARECEU, MAIS BRILHANTE DO QUE NUNCA.

— OBRIGADO, SOLANGE! — DISSE O SOL COM UMA VOZ CALOROSA QUE PARECIA ENCHER O CORAÇÃO DELA DE ALEGRIA. — SEU CARINHO ILUMINA O MUNDO, ASSIM COMO EU. HOJE VOCÊ ME ENSINOU QUE, MESMO QUANDO ESTAMOS TRISTES, SEMPRE HÁ ALGO BONITO PARA NOS LEMBRAR DE SORRIR.

SOLANGE SORRIU E GIROU EM SUA SAIA FLORIDA, SENTINDO O CALOR DO SOL ABRAÇANDO-A DE VOLTA. A PARTIR DAQUELE DIA, SEMPRE QUE O CÉU FICAVA CINZENTO, SOLANGE SABIA EXATAMENTE O QUE FAZER: ESPALHAR SUA LUZ COM AMOR, POIS SABIA QUE SUA BONDADE TINHA O PODER DE TRAZER O SOL DE VOLTA, NÃO SÓ AO CÉU, MAS AO CORAÇÃO DE TODOS AO SEU REDOR.

E ASSIM, SOLANGE E O SOL CONTINUARAM AMIGOS, ILUMINANDO O MUNDO JUNTOS COM SUA ALEGRIA E CALOR.

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 22/11/2024
Código do texto: T8202876
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.