ERA UMA VEZ,  NUMA ALDEIA INDÍGENA CERCADA POR MONTANHAS VERDES E BANHADA POR UM RIO CRISTALINO, VIVIA UMA JOVEM CHAMADA POTIRA. SEU NOME, QUE SIGNIFICAVA "FLOR,” ERA PERFEITO PARA ELA, POIS POTIRA ERA GENTIL, DOCE E CHEIA DE VIDA. ELA TINHA UM SORRISO QUE FAZIA AS AVES CANTAREM E UM CORAÇÃO TÃO PURO QUANTO AS ÁGUAS DO RIO.

 

POTIRA AMAVA PASSEAR PELAS TRILHAS DA FLORESTA E CONVERSAR COM OS ANIMAIS E AS PLANTAS, POIS ACREDITAVA QUE TODAS AS CRIATURAS ERAM ESPÍRITOS GUARDIÕES DA NATUREZA. UM DIA, ENQUANTO COLHIA FRUTAS SILVESTRES, ELA ENCONTROU UMA PLANTA DIFERENTE QUE NUNCA TINHA VISTO ANTES. ERA UMA TREPADEIRA CHEIA DE PEQUENOS FRUTOS ROXOS UE BRILHAVAM COMO CONTAS DE AMETISTA SOB O SOL. POTIRA SE APROXIMOU, CURIOSA, E OUVIU UMA VOZ SUAVE, QUASE COMO UM SUSSURRO DO VENTO.

 

— OLÁ, POTIRA. — DISSE A VOZ.

 

A MENINA OLHOU AO REDOR, MAS NÃO VIU NINGUÉM. ENTÃO PERCEBEU QUE A VOZ VINHA DA PRÓPRIA TREPADEIRA.

 

— QUEM ESTÁ FALANDO COMIGO? — PERGUNTOU POTIRA.

 

— SOU EU, A MÃE DAS UVAS, UM ESPÍRITO ANTIGO DA FLORESTA. ESTES FRUTOS QUE VÊS SÃO UVAS MÁGICAS, MAS AINDA NÃO ESTÃO PRONTAS PARA SEREM COLHIDAS. ELAS CRESCEM COM O CARINHO DA NATUREZA E FLORESCEM QUANDO O CORAÇÃO DOS HUMANOS ESTÁ EM HARMONIA COM O MUNDO AO SEU REDOR. — EXPLICOU A PLANTA.

 

POTIRA FICOU ENCANTADA COM A NOVIDADE. NUNCA HAVIA OUVIDO FALAR DE UVAS MÁGICAS, E DECIDIU QUE CUIDARIA DA PLANTA PARA VER O QUE ACONTECERIA. NOS DIAS SEGUINTES, POTIRA VOLTOU À FLORESTA TODOS OS DIAS PARA REGAR A TREPADEIRA, CANTAR PARA ELA E CONTAR HISTÓRIAS SOBRE SUA ALDEIA.

 

ENQUANTO CUIDAVA DA PLANTA, POTIRA COMEÇOU A NOTAR QUE AS UVAS FICAVAM CADA VEZ MAIS BRILHANTES E DOCES. AS PESSOAS DA ALDEIA COMEÇARAM A REPARAR TAMBÉM. ALGUNS DIZIAM QUE ERA UMA BÊNÇÃO DOS DEUSES DA FLORESTA, OUTROS ACREDITAVAM QUE ERA UM SINAL DE UMA BOA COLHEITA QUE ESTAVA POR VIR. A CURIOSIDADE CRESCIA, MAS NINGUÉM OUSAVA COLHER AS UVAS SEM A PERMISSÃO DOS ESPÍRITOS DA FLORESTA.

 

ENTÃO, UMA MANHÃ, POTIRA ENCONTROU UMA BORBOLETA AZUL POUSADA SOBRE UMA DAS UVAS. A BORBOLETA PARECIA ESTAR ESPERANDO POR ELA. POTIRA, QUE SEMPRE RESPEITAVA OS SINAIS DA NATUREZA, ESTENDEU A MÃO, E A BORBOLETA VOOU PARA SEU DEDO.

 

— POTIRA, A COLHEITA DAS UVAS ESTÁ PRÓXIMA. — DISSE A BORBOLETA, QUE TAMBÉM ERA UM ESPÍRITO DA FLORESTA. — MAS PARA QUE TODOS POSSAM PROVAR DESSES FRUTOS MÁGICOS, É PRECISO UMA COISA: UM GESTO DE GENEROSIDADE.

 

POTIRA REFLETIU POR UM MOMENTO E ENTÃO TEVE UMA IDEIA. ELA VOLTOU CORRENDO PARA A ALDEIA E REUNIU TODOS AO REDOR DA FOGUEIRA.

 

— AS UVAS ESTÃO PRONTAS PARA SEREM COLHIDAS — DISSE ELA —, MAS A MÃE DAS UVAS DESEJA VER UM GESTO DE GENEROSIDADE. E SE FIZERMOS UMA FESTA PARA COMPARTILHAR ESSES FRUTOS COM TODOS OS SERES DA FLORESTA? PODERÍAMOS CANTAR, DANÇAR E AGRADECER A ABUNDÂNCIA DA NATUREZA.

 

OS ALDEÕES ADORARAM A IDEIA. NOS DIAS QUE SE SEGUIRAM, PREPARARAM CESTAS DE FRUTAS, CANÇÕES E DANÇAS EM HONRA AOS ESPÍRITOS. NO DIA DA FESTA, POTIRA CONDUZIU A ALDEIA ATÉ A TREPADEIRA MÁGICA. COM UM SORRISO, ELA DEU O PRIMEIRO PASSO, COLHENDO UMA PEQUENA UVA E OFERECENDO-A AOS PÁSSAROS QUE VOAVAM POR PERTO.

 

DE REPENTE, ALGO MÁGICO ACONTECEU. AS UVAS COMEÇARAM A BRILHAR AINDA MAIS INTENSAMENTE, COMO PEQUENAS ESTRELAS. CADA UVA QUE ERA COLHIDA E COMPARTILHADA FAZIA SURGIR MAIS FRUTOS NA PLANTA, COMO SE NUNCA FOSSEM ACABAR. AS CRIANÇAS RIAM, OS ADULTOS CANTAVAM, E OS ANIMAIS DA FLORESTA SE APROXIMARAM, ENCANTADOS PELA ALEGRIA DAQUELE MOMENTO.

 

A MÃE DAS UVAS APARECEU, EM FORMA DE UMA LINDA MULHER COBERTA POR FOLHAS E FLORES. ELA SORRIU PARA POTIRA E DISSE:

 

— VOCÊ FEZ UM GESTO DE GENEROSIDADE VERDADEIRO, POTIRA. E POR ISSO, ESSAS UVAS NÃO SÃO APENAS DOCES, MAS TAMBÉM CURATIVAS. ELAS TRARÃO SAÚDE E FELICIDADE PARA QUEM AS COMER. ESTA TREPADEIRA MÁGICA CONTINUARÁ A FLORESCER ENQUANTO O ESPÍRITO DE GENEROSIDADE E GRATIDÃO PERMANECER EM SEU CORAÇÃO E NO CORAÇÃO DE SUA ALDEIA.

 

E ASSIM, POTIRA E OS ALDEÕES CELEBRARAM A COLHEITA DAS UVAS TODOS OS ANOS. A FESTA SE TORNOU UMA TRADIÇÃO, UM MOMENTO DE UNIÃO ENTRE OS HUMANOS E OS ESPÍRITOS DA FLORESTA, LEMBRANDO A TODOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA GENEROSIDADE, DO RESPEITO À NATUREZA E DA GRATIDÃO PELAS DÁDIVAS QUE A TERRA OFERECE.

 

E ASSIM  POTIRA, A MENINA QUE, COM SEU CORAÇÃO PURO, TROUXE UMA COLHEITA MÁGICA PARA SUA ALDEIA E ENSINOU A TODOS O VALOR DE COMPARTILHAR.

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 13/11/2024
Código do texto: T8195803
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.