NUMA NOITE ESTRELADA, NA ALDEIA INDÍGENA À BEIRA DO RIO, AS CRIANÇAS ESTAVAM SENTADAS AO REDOR DA FOGUEIRA, OUVINDO AS HISTÓRIAS CONTADAS PELOS MAIS VELHOS. O PAJÉ, COM SEUS OLHOS BRILHANTES E VOZ SUAVE, DECIDIU COMPARTILHAR UMA HISTÓRIA ANTIGA SOBRE JAXI, A LUA, E UM ANIMAL QUE TENTOU APRISIONÁ-LA.
HÁ MUITO TEMPO, QUANDO O MUNDO AINDA ERA JOVEM, JAXI, A LUA, ILUMINAVA O CÉU NOTURNO COM SUA LUZ PRATEADA, TRAZENDO CONFORTO E CLAREZA PARA OS CAÇADORES NOTURNOS E SEGURANÇA PARA AS CRIANÇAS ADORMECIDAS. TODOS OS SERES DA FLORESTA ADMIRAVAM SUA BELEZA, MAS HAVIA UMA CRIATURA QUE DESEJAVA POSSUIR JAXI SÓ PARA SI: A ONÇA PINTADA.
A ONÇA ERA O MAIOR E MAIS TEMIDO ANIMAL DA FLORESTA. ELA ERA ÁGIL, FORTE E ASTUTA, MAS TAMBÉM MUITO SOLITÁRIA. SEMPRE OBSERVANDO AS CRIATURAS QUE DANÇAVAM E CANTAVAM SOB A LUZ DA LUA, A ONÇA SE SENTIA TRISTE E QUERIA QUE JAXI ESTIVESSE AO SEU LADO PARA ILUMINAR SUAS NOITES SOLITÁRIAS.
CERTA VEZ, DURANTE UMA NOITE DE LUA CHEIA, A ONÇA TEVE UMA IDEIA. "SE EU CAPTURAR JAXI E APRISIONÁ-LA, SUA LUZ SERÁ APENAS MINHA E EU NUNCA MAIS ME SENTIREI SÓ", PENSOU A ONÇA. E ASSIM, ELA ESPEROU PACIENTEMENTE QUE A LUA ESTIVESSE BEM ALTA NO CÉU.
COM SUAS GARRAS AFIADAS E OLHOS BRILHANDO DE DETERMINAÇÃO, A ONÇA ESCALOU A MONTANHA MAIS ALTA DA FLORESTA, ONDE PARECIA QUE A LUA ESTAVA AO ALCANCE DE SUA PATA. QUANDO CHEGOU AO TOPO, A ONÇA SALTOU TÃO ALTO QUANTO PÔDE, E COM UM MOVIMENTO RÁPIDO, PRENDEU JAXI DENTRO DE UMA GRANDE CABAÇA MÁGICA QUE ELA HAVIA ENCONTRADO.
O MUNDO FICOU SUBITAMENTE ESCURO. OS PÁSSAROS NOTURNOS PARARAM DE CANTAR, OS ANIMAIS SE ESCONDERAM E AS CRIANÇAS NA ALDEIA SE ASSUSTARAM. A ESCURIDÃO ERA COMPLETA E MISTERIOSA. SEM JAXI NO CÉU, A FLORESTA ESTAVA MERGULHADA EM UM BREU ASSUSTADOR.
NA ALDEIA, OS PAJÉS SABIAM QUE ALGO ESTAVA ERRADO. "JAXI DESAPARECEU", DISSERAM ELES, "E PRECISAMOS ENCONTRÁ-LA". ELES CONSULTARAM OS ESPÍRITOS DA FLORESTA, QUE LHES CONTARAM SOBRE A ONÇA E SEU PLANO EGOÍSTA. DECIDIRAM ENTÃO ENVIAR TRÊS CORAJOSAS CRIANÇAS INDÍGENAS, AKIRA, YARA E TUPÃ, PARA RESGATAR JAXI.
AS CRIANÇAS PARTIRAM COM A BÊNÇÃO DOS ANCIÃOS. ELAS SEGUIRAM ATÉ A MONTANHA ONDE A ONÇA HAVIA CAPTURADO JAXI. PELO CAMINHO, ENCONTRARAM O CURUPIRA, O GUARDIÃO DA FLORESTA, QUE AS GUIOU ATÉ O COVIL DA ONÇA. "VOCÊS PRECISAM USAR SABEDORIA E NÃO FORÇA", AVISOU O CURUPIRA. "A ONÇA É PODEROSA, MAS A LUZ DE JAXI É AINDA MAIS FORTE".
AKIRA, QUE ERA O MAIS VELHO E ASTUTO, PENSOU EM UM PLANO. ELE PEGOU UM PEDAÇO DE ESPELHO QUE CARREGAVA E O POSICIONOU DE FORMA QUE REFLETISSE UM RAIO DE LUZ DA ESTRELA MAIS BRILHANTE NO COVIL ESCURO DA ONÇA. DE REPENTE, UMA PEQUENA LUZ APARECEU E A ONÇA FICOU ASSUSTADA, ACHANDO QUE A LUA HAVIA ESCAPADO.
ENQUANTO ISSO, YARA, A MAIS JOVEM E RÁPIDA, ESGUEIROU-SE PARA DENTRO DO COVIL E ENCONTROU A CABAÇA ONDE JAXI ESTAVA PRESA. ELA OUVIU UMA VOZ SUAVE E SERENA VINDO DE DENTRO DA CABAÇA. "LIBERTEM-ME E PROMETO ILUMINAR A FLORESTA E PROTEGER SEUS PASSOS, MESMO NAS NOITES MAIS ESCURAS", SUSSURROU JAXI.
COM CUIDADO, YARA ABRIU A CABAÇA E, NUM INSTANTE, UM BRILHO INTENSO INUNDOU O CÉU. JAXI, A LUA, VOLTOU AO SEU LUGAR NO FIRMAMENTO. A ONÇA, CEGA PELA LUZ REPENTINA, RUGIU DE FRUSTRAÇÃO, MAS LOGO VIU AS CRIANÇAS E ENTENDEU SEU ERRO. "EU ESTAVA SOLITÁRIA", EXPLICOU A ONÇA, "MAS APRISIONAR JAXI NÃO TROUXE A COMPANHIA QUE EU ESPERAVA".
TUPÃ, O MAIS SÁBIO DOS TRÊS, FALOU COM A ONÇA: "VOCÊ NÃO PRECISA APRISIONAR A LUZ PARA SENTIR SUA PRESENÇA. JAXI ILUMINA TODOS NÓS IGUALMENTE. EM VEZ DE SE ESCONDER NA ESCURIDÃO, JUNTE-SE A NÓS SOB SUA LUZ E VEJA COMO É MARAVILHOSO COMPARTILHAR ESSA BELEZA".
A ONÇA REFLETIU SOBRE SUAS PALAVRAS E, PELA PRIMEIRA VEZ, PERMITIU-SE RELAXAR SOB O BRILHO SUAVE DA LUA. AS CRIANÇAS VOLTARAM PARA A ALDEIA COMO HERÓIS, E OS ANCIÃOS AGRADECERAM A JAXI POR RETORNAR E ILUMINAR SUAS NOITES.
DESDE ENTÃO, A ONÇA NUNCA MAIS TENTOU APRISIONAR A LUA. EM VEZ DISSO, EM NOITES DE LUA CHEIA, ELA SE DEITA SOB AS ÁRVORES E OLHA PARA JAXI NO CÉU, APRECIANDO SUA BELEZA E SE SENTINDO MENOS SOZINHA, SABENDO QUE A LUZ DA LUA ESTÁ SEMPRE LÁ PARA TODOS.
E ASSIM, TODA VEZ QUE UMA CRIANÇA DA ALDEIA VÊ UMA ONÇA DEITADA TRANQUILAMENTE SOB A LUA, ELA SABE QUE ESSA É A MESMA ONÇA QUE UM DIA TENTOU CAPTURAR JAXI, MAS APRENDEU QUE A VERDADEIRA AMIZADE É ALGO QUE BRILHA AINDA MAIS FORTE QUANDO COMPARTILHADA.
E AS CRIANÇAS AO REDOR DA FOGUEIRA FICARAM ENCANTADAS COM A HISTÓRIA. O PAJÉ SORRIU, SABENDO QUE ESSA LIÇÃO DE HUMILDADE E COMPANHEIRISMO ERA UM PRESENTE QUE JAXI AINDA COMPARTILHAVA COM TODOS, NOITE APÓS NOITE.