ERA UM DIA LINDO, ENSOLARADO, E JESUS CAMINHAVA POR UM CAMPO VERDEJANTE, RODEADO DE CRIANÇAS. OS PEQUENOS ADORAVAM ESTAR COM ELE, POIS JESUS CONTAVA HISTÓRIAS CHEIAS DE ENSINAMENTOS E SABEDORIA. SUAS PALAVRAS ERAM COMO MÚSICA PARA OS CORAÇÕES CURIOSOS E CHEIOS DE AMOR DOS PEQUENINOS.
ENQUANTO SE SENTAVAM SOB A SOMBRA DE UMA GRANDE ÁRVORE, AS CRIANÇAS PEDIRAM:
— JESUS, CONTE-NOS MAIS SOBRE O REINO DOS CÉUS! COMO ELE É?
JESUS SORRIU, VENDO O BRILHO NOS OLHOS DOS PEQUENOS, E PEGOU O LIVRO SAGRADO. ABRINDO-O, COMEÇOU A CONTAR:
— O REINO DOS CÉUS É COMO UM TESOURO ESCONDIDO NO CAMPO — COMEÇOU JESUS. — CERTA VEZ, UM HOMEM ESTAVA ARANDO A TERRA QUANDO, DE REPENTE, SUA PÁ BATEU EM ALGO DURO. ELE ESCAVOU UM POUCO MAIS E ENCONTROU UM TESOURO! UMA ARCA CHEIA DE MOEDAS DE OURO E JOIAS BRILHANTES! O HOMEM FICOU TÃO FELIZ E MARAVILHADO QUE FOI, VENDEU TUDO O QUE TINHA E COMPROU AQUELE CAMPO. ELE SABIA QUE NADA ERA MAIS VALIOSO DO QUE O TESOURO QUE HAVIA ENCONTRADO.
AS CRIANÇAS OUVIRAM COM ATENÇÃO, IMAGINANDO O BRILHO DO OURO E A EMOÇÃO DO HOMEM AO ENCONTRAR O TESOURO. JESUS CONTINUOU:
— O REINO DOS CÉUS TAMBÉM É COMO UM COMERCIANTE QUE PROCURAVA UMA PÉROLA DE GRANDE VALOR. ELE VIAJOU POR MUITOS LUGARES, PASSANDO POR FEIRAS E MERCADOS, ATÉ QUE UM DIA ENCONTROU A PÉROLA MAIS BELA DE TODAS. ELA ERA TÃO PRECIOSA E ÚNICA QUE O COMERCIANTE VENDEU TUDO O QUE POSSUÍA PARA COMPRÁ-LA. ASSIM É O REINO DOS CÉUS, MEUS QUERIDOS: TÃO VALIOSO QUE VALE A PENA DEIXAR TUDO PARA PODER TÊ-LO.
OS OLHINHOS DAS CRIANÇAS BRILHAVAM. UMA DELAS, CHAMADA SAMUEL, PERGUNTOU:
— JESUS, QUEM PODE ENCONTRAR ESSE TESOURO OU ESSA PÉROLA TÃO PRECIOSA?
JESUS OLHOU PARA ELE COM TERNURA E RESPONDEU:
— TODOS PODEM ENCONTRAR, MAS É PRECISO TER UM CORAÇÃO PURO E SINCERO, COMO O DE VOCÊS, CRIANÇAS. É POR ISSO QUE EU DIGO: "DEIXEM VIR A MIM AS CRIANÇAS, POIS O REINO DOS CÉUS PERTENCE AOS QUE SÃO COMO ELAS." — E ELE OLHOU PARA CADA UM DELES, SORRINDO. — VOCÊS SÃO ESPECIAIS AOS OLHOS DE DEUS, PORQUE TÊM CORAÇÕES SIMPLES E CHEIOS DE AMOR.
ENTÃO, OUTRA CRIANÇA, UMA MENINA CHAMADA MARIA, PERGUNTOU:
— JESUS, COMO PODEMOS ENTRAR NO REINO DOS CÉUS?
JESUS RESPONDEU COM PACIÊNCIA:
— PARA ENTRAR NO REINO DOS CÉUS, É PRECISO SE TORNAR COMO UMA CRIANÇA. ISSO SIGNIFICA TER UM CORAÇÃO HUMILDE, CONFIAR EM DEUS E SER CHEIO DE AMOR. QUANDO ALGUÉM AGE COM PUREZA E SINCERIDADE, COMO VOCÊS, SE APROXIMA DO REINO DOS CÉUS.
AS CRIANÇAS FICARAM PENSATIVAS, E JESUS CONTINUOU:
— MAS NÃO BASTA APENAS QUERER ENTRAR. É PRECISO FAZER A VONTADE DE DEUS. DE QUE ADIANTA CHAMAR DEUS DE PAI SE NÃO OUVIRMOS O QUE ELE NOS ENSINA? É COMO UM HOMEM QUE CONSTRUIU SUA CASA SOBRE A AREIA: VEIO A CHUVA E A CASA CAIU. MAS AQUELE QUE OUVE E PRATICA A VONTADE DE DEUS É COMO UM HOMEM SÁBIO QUE CONSTRUIU SUA CASA SOBRE A ROCHA. A CHUVA VEIO, OS VENTOS SOPRARAM, MAS A CASA NÃO CAIU, PORQUE ESTAVA FIRMADA EM ALGO SÓLIDO E FORTE.
SAMUEL ENTÃO EXCLAMOU:
— ENTÃO PRECISAMOS OUVIR E FAZER O QUE DEUS NOS PEDE!
JESUS ACENOU COM A CABEÇA E DISSE:
— ISSO MESMO! O REINO DOS CÉUS É PARA AQUELES QUE OUVEM A PALAVRA DE DEUS E A COLOCAM EM PRÁTICA. E VOCÊS, CRIANÇAS, ESTÃO MUITO PERTO DESSE REINO, PORQUE SEUS CORAÇÕES SÃO PUROS E CHEIOS DE BONDADE.
AS CRIANÇAS SORRIRAM, SENTINDO UMA PAZ QUE SÓ JESUS CONSEGUIA TRAZER. ELAS ENTENDERAM QUE O REINO DOS CÉUS ERA COMO UM TESOURO PRECIOSO, DISPONÍVEL PARA TODOS, MAS ENCONTRADO APENAS POR AQUELES QUE TÊM UM CORAÇÃO COMO O DELAS: SIMPLES, HUMILDE E CHEIO DE AMOR.
E ASSIM, SOB A SOMBRA DA ÁRVORE E O CALOR DO SOL, AS CRIANÇAS FICARAM AO LADO DE JESUS, SENTINDO-SE PARTE DE UM REINO MARAVILHOSO, ONDE O AMOR E A BONDADE SÃO O MAIOR TESOURO DE TODOS.