HÁ MUITO TEMPO, NUM REINO DISTANTE, VIVIA UMA PODEROSA CRIATURA CHAMADA SERPENTINA, CONHECIDA COMO A RAINHA DAS COBRAS. ELA POSSUÍA A CABEÇA DE UMA MULHER ENCANTADORA E O CORPO LONGO E SINUOSO DE UMA COBRA. SEUS CABELOS ERAM FORMADOS POR PEQUENAS SERPENTES QUE SIBILAVAM E SE MOVIAM COMO SE TIVESSEM VIDA PRÓPRIA. DIZIAM QUE SEUS OLHOS ERAM CAPAZES DE TRANSFORMAR EM PEDRA QUALQUER UM QUE OS ENCARASSE DIRETAMENTE, UM PRESENTE AMALDIÇOADO DE UMA DEUSA VINGATIVA.

 

O REINO E A PRISÃO DE SERPENTINA

 

SERPENTINA VIVIA NOS PÂNTANOS DO DESERTO, ONDE GOVERNAVA SOBRE TODAS AS COBRAS E SERPENTES. APESAR DE SUA APARÊNCIA ASSUSTADORA, A RAINHA TINHA UM CORAÇÃO BONDOSO E ERA RESPEITADA POR TODOS OS SERES RASTEJANTES. ELA CUIDAVA DAS COBRAS PEQUENAS COMO SE FOSSEM SUAS PRÓPRIAS FILHAS, TECIA TEIAS DE SEGURANÇA PARA OS OVOS E LHES CANTAVA CANÇÕES DE NINAR QUANDO O SOL DESAPARECIA NO HORIZONTE.

 

MAS, EM UM DIA FATÍDICO, SOLDADOS DO REI DO DESERTO A CAPTURARAM. O REI, TEMENDO SEU PODER E A INFLUÊNCIA QUE ELA TINHA SOBRE AS SERPENTES, DECIDIU APRISIONÁ-LA. "UMA MULHER COM TAL FORÇA E MISTÉRIO DEVE SER CONTROLADA", ELE PENSOU, CHEIO DE PRECONCEITO E MEDO.

 

A RAINHA DAS COBRAS FOI LEVADA PARA UMA CELA PROFUNDA NO CASTELO, ONDE AS PEDRAS ERAM FRIAS E O SILÊNCIO ERA ENSURDECEDOR. A CELA TINHA ESPELHOS POR TODOS OS LADOS, UMA IDEIA CRUEL DO REI PARA QUE ELA NÃO PUDESSE ESCAPAR AO OLHAR SEU PRÓPRIO REFLEXO. ASSIM, SERPENTINA SE VIU PRESA, ENCARANDO SEU REFLEXO O DIA INTEIRO, VENDO O MOVIMENTO DE SEUS CABELOS-SERPENTES E LEMBRANDO-SE DA LIBERDADE PERDIDA.

 

O PEDIDO DE AJUDA E A RESISTÊNCIA

 

ENQUANTO ESTAVA PRESA, SERPENTINA ENCONTROU MANEIRAS DE OCUPAR O TEMPO. ELA COMEÇOU A CANTAR CANÇÕES ANTIGAS QUE HAVIA APRENDIDO COM SUA MÃE, UMA MULHER SÁBIA E PODEROSA. SUAS MELODIAS, CHEIAS DE TRISTEZA E SAUDADE, CHEGAVAM AOS OUVIDOS DAS MULHERES DO PALÁCIO, ECOANDO PELOS CORREDORES E TOCANDO SEUS CORAÇÕES.

 

UM DIA, CLEÓ, UMA DAS SERVAS DO REI, ESCUTOU UMA DESSAS CANÇÕES E SE APROXIMOU, FASCINADA. CLEÓ ERA UMA JOVEM INTELIGENTE, QUE VIVIA LIMPANDO E SERVINDO, MAS SONHAVA COM ALGO MAIOR. AO VER SERPENTINA PELA PRIMEIRA VEZ, SENTIU UM MISTO DE MEDO E ADMIRAÇÃO.

 

— POR QUE CANTA, MINHA SENHORA? — PERGUNTOU CLEÓ, HESITANTE.

 

— CANTO PARA LEMBRAR QUEM EU SOU E DE AONDE VIM — RESPONDEU A RAINHA. — VOCÊ NUNCA SE ESQUECEU DE QUEM É, CLEÓ?

 

CLEÓ FICOU EM SILÊNCIO, POIS NÃO SABIA O QUE RESPONDER. ELA SEMPRE FOI ENSINADA A OBEDECER, A SERVIR E A SE CALAR. MAS AO OLHAR NOS OLHOS DE SERPENTINA, SENTIU ALGO DESPERTAR DENTRO DELA: UMA CHAMA DE FORÇA E RESISTÊNCIA.

 

A TENTATIVA DE FUGA

 

COM O PASSAR DOS DIAS, CLEÓ E SERPENTINA FORMARAM UMA AMIZADE SECRETA. A JOVEM TRAZIA COMIDA, TECIDOS E ERVAS PARA A RAINHA E, EM TROCA, RECEBIA HISTÓRIAS E CONSELHOS. SERPENTINA A ENSINOU SOBRE OS PODERES DAS PLANTAS, SOBRE A FORÇA DA TERRA E SOBRE A SABEDORIA DAS MULHERES ANTIGAS. CLEÓ APRENDEU A FAZER POÇÕES E MISTURAS PARA ALIVIAR DORES, CICATRIZAR FERIDAS E ATÉ ACALMAR AS PESSOAS MAIS RAIVOSAS.

 

UM DIA, SERPENTINA DISSE A CLEÓ:

 

— EU PRECISO SAIR DAQUI CLEÓ. EU NÃO PERTENÇO A ESTA PRISÃO. SE VOCÊ ME AJUDAR, PROMETO QUE AS COBRAS DO DESERTO NUNCA MAIS ATACARÃO ESTE REINO.

 

CLEÓ SABIA QUE ERA ARRISCADO, MAS ESTAVA DECIDIDA A AJUDAR. JUNTAS, ELAS ELABORARAM UM PLANO. CLEÓ USARIA UMA POÇÃO DE ERVAS ADORMECEDORAS PARA COLOCAR OS GUARDAS PARA DORMIR, ENQUANTO SERPENTINA SE ESGUEIRARIA PARA FORA DAS MURALHAS. NO ENTANTO, ANTES QUE O PLANO PUDESSE SER POSTO EM PRÁTICA, O REI DESCOBRIU A TRAIÇÃO.

 

A TRANSFORMAÇÃO FINAL

 

FURIOSO, O REI ORDENOU QUE A CELA DE SERPENTINA FOSSE COBERTA COM SAL, PARA QUE, SE ELA TENTASSE ESCAPAR, SEU CORPO SE DESFIZESSE COMO PEDRA VIRANDO AREIA. LEMBROU-SE DA ANTIGA HISTÓRIA DA MULHER DE LÓ, QUE HAVIA SE TRANSFORMADO EM ESTÁTUA DE SAL POR DESOBEDECER A UMA ORDEM DIVINA.

 

SERPENTINA ESTAVA PRESTES A PERDER A ESPERANÇA, MAS CLEÓ SE RECUSOU A DESISTIR. EM UMA ÚLTIMA TENTATIVA DESESPERADA, CLEÓ CONFRONTOU O REI, DESAFIANDO-O A LIBERTAR A RAINHA.

 

— O QUE UMA JOVEM SERVA PODE FAZER CONTRA MIM? — ZOMBOU O REI. "UMA MULHER NÃO DEVERIA SE METER EM ASSUNTOS DE HOMENS."

 

— E UMA MULHER COMO VOCÊ DEVERIA APRENDER A OLHAR PARA SI MESMA — GRITOU SERPENTINA, USANDO SUA VOZ ENCANTADORA. OS OLHOS DO REI ENCONTRARAM OS DELA, E ELE FOI IMEDIATAMENTE TRANSFORMADO EM UMA ESTÁTUA DE SAL.

 

CLEÓ, ATÔNITA, OBSERVOU ENQUANTO A FIGURA RÍGIDA DO REI SE DESMORONAVA LENTAMENTE.

 

— VOCÊ É LIVRE AGORA, SERPENTINA — DISSE CLEÓ, EMOCIONADA.

 

— NÓS SOMOS LIVRES — CORRIGIU A RAINHA. — POIS O QUE FIZEMOS AQUI FOI UMA CONQUISTA DE TODAS NÓS, QUE LUTAMOS E RESISTIMOS.

 

A VOLTA PARA O DESERTO

 

SERPENTINA VOLTOU AOS PÂNTANOS DO DESERTO, E CLEÓ FOI COM ELA, ABANDONANDO O PALÁCIO ONDE PASSOU ANOS COMO SERVA. JUNTAS, TRANSFORMARAM O REINO DAS COBRAS EM UM REFÚGIO PARA TODAS AS MULHERES QUE PRECISASSEM DE ABRIGO E PROTEÇÃO. MULHERES QUE FUGIAM DE MARIDOS CRUÉIS, QUE BUSCAVAM CONHECIMENTO DAS ANTIGAS SABEDORIAS OU QUE SIMPLESMENTE DESEJAVAM ENCONTRAR SEU VERDADEIRO EU.

 

DIZ-SE QUE, ATÉ HOJE, SE VOCÊ ANDAR PELOS PÂNTANOS SOB A LUA CHEIA, PODERÁ OUVIR O SIBILO DAS COBRAS ACOMPANHANDO UMA CANÇÃO SUAVE. E QUEM TIVER CORAGEM DE SEGUIR O SOM ENCONTRARÁ CLEÓ E A RAINHA DAS COBRAS, GOVERNANDO LADO A LADO, EM UM LUGAR ONDE A FORÇA E A SABEDORIA FEMININAS SÃO CELEBRADAS, E ONDE NINGUÉM É TRANSFORMADO EM PEDRA POR OUSAR SER QUEM REALMENTE É.

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 11/11/2024
Código do texto: T8194592
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.