ERA UMA BELA MANHÃ DE SOL NA GALILEIA, E JESUS, AO VER UM GRUPO DE CRIANÇAS BRINCANDO ANIMADAMENTE, TEVE UMA IDEIA ESPECIAL. ELE SABIA QUE AQUELES PEQUENOS CORAÇÕES ESTAVAM CHEIOS DE CURIOSIDADE E PRONTOS PARA APRENDER. ENTÃO, DECIDIU FAZER ALGO DIFERENTE: UM RETIRO COM AS CRIANÇAS NO MONTE DAS BEM-AVENTURANÇAS.

 

JESUS SE APROXIMOU DELAS, COM SEU SORRISO GENTIL, E DISSE:

 

— QUERIDOS AMIGOS, QUE TAL SUBIRMOS JUNTOS ATÉ O TOPO DO MONTE? TENHO ALGO MUITO IMPORTANTE PARA COMPARTILHAR COM VOCÊS.

 

AS CRIANÇAS FICARAM EMPOLGADAS E COMEÇARAM A PULAR DE ALEGRIA. SUBIR O MONTE ERA UMA AVENTURA, MAS FAZER ISSO AO LADO DE JESUS ERA AINDA MAIS ESPECIAL! DE MÃOS DADAS, SUBIRAM TODOS JUNTOS, CONVERSANDO, RINDO E APRECIANDO A VISTA AO REDOR. AO CHEGAREM AO TOPO, JESUS SE SENTOU EM UMA GRANDE PEDRA E PEDIU QUE AS CRIANÇAS SE REUNISSEM AO SEU REDOR.

 

— HOJE, QUERO CONTAR A VOCÊS SOBRE ALGO MUITO PRECIOSO — COMEÇOU JESUS. — VOU FALAR SOBRE O QUE FAZ ALGUÉM VERDADEIRAMENTE FELIZ, SOBRE COMO PODEMOS SER LUZ PARA O MUNDO.

 

AS CRIANÇAS SE SENTARAM ATENTAS, OLHANDO PARA JESUS COM OLHOS BRILHANTES.

 

— BEM-AVENTURADOS SÃO OS POBRES DE ESPÍRITO — DISSE JESUS. — PORQUE DELES É O REINO DOS CÉUS.

 

UMA MENININHA CHAMADA SARA LEVANTOU A MÃO E PERGUNTOU:

 

— JESUS, O QUE É SER POBRE DE ESPÍRITO?

 

— BOA PERGUNTA, SARA — RESPONDEU JESUS. — SER POBRE DE ESPÍRITO SIGNIFICA RECONHECER QUE PRECISAMOS DE DEUS EM NOSSAS VIDAS, QUE SOZINHOS NÃO CONSEGUIMOS SER COMPLETAMENTE FELIZES. QUANDO CONFIAMOS EM DEUS E PEDIMOS A SUA AJUDA, ELE SEMPRE NOS DÁ O QUE PRECISAMOS PARA SERMOS MELHORES E AJUDARMOS OS OUTROS.

 

AS CRIANÇAS ASSENTIRAM, PARECENDO ENTENDER. ENTÃO, JESUS CONTINUOU:

 

— BEM-AVENTURADOS SÃO OS QUE CHORAM, PORQUE SERÃO CONSOLADOS.

 

— MAS JESUS, POR QUE ALGUÉM QUE CHORA PODE SER FELIZ? — PERGUNTOU UM MENINO CHAMADO TIAGO.

 

— TIAGO, QUANDO ESTAMOS TRISTES OU QUANDO VEMOS ALGUÉM TRISTE E SENTIMOS EMPATIA, NOSSO CORAÇÃO SE ABRE PARA O AMOR. E DEUS NOS CONSOLA, NOS DÁ O SEU AMOR PARA QUE POSSAMOS TAMBÉM CONSOLAR OS OUTROS. A TRISTEZA NOS ENSINA A SER MAIS GENTIS.

 

AS CRIANÇAS OLHAVAM PARA JESUS COM ADMIRAÇÃO, CADA PALAVRA ERA UMA NOVA DESCOBERTA.

 

— BEM-AVENTURADOS SÃO OS MANSOS, PORQUE ELES HERDARÃO A TERRA.

 

— SER MANSO É SER FRACO? — PERGUNTOU JOÃO, UM DOS MENINOS MAIS CURIOSOS.

 

JESUS SORRIU E RESPONDEU:

 

— NÃO, JOÃO. SER MANSO É SER FORTE POR DENTRO, MAS GENTIL E PACIENTE COM OS OUTROS. NÃO PRECISAMOS GRITAR OU SER BRAVOS PARA RESOLVER AS COISAS. A BONDADE É MUITO PODEROSA.

 

DEPOIS DE EXPLICAR CADA UMA DAS BEM-AVENTURANÇAS, JESUS SE LEVANTOU E PEDIU PARA QUE AS CRIANÇAS OLHASSEM PARA O VALE LÁ EMBAIXO, ONDE MUITAS PESSOAS ESTAVAM REUNIDAS, ESPERANDO PARA OUVI-LO.

 

— AGORA, QUERO QUE VOCÊS PENSEM EM TUDO O QUE APRENDERAM HOJE — DISSE JESUS. — VOCÊS ENTENDERAM O QUANTO É IMPORTANTE TER UM CORAÇÃO PURO, SER BONDOSO E BUSCAR A PAZ. O QUE VOCÊS APRENDERAM AQUI, HOJE, É O QUE O MUNDO LÁ EMBAIXO MAIS PRECISA.

 

— PODEMOS AJUDAR AS PESSOAS A SEREM MAIS FELIZES? — PERGUNTOU SARA, COM OS OLHOS BRILHANDO DE ESPERANÇA.

 

— SIM, SARA! — RESPONDEU JESUS. — VOCÊS PODEM SER LUZES NO MUNDO. QUANDO VOCÊS SÃO BONDOSOS, QUANDO COMPARTILHAM O AMOR E AJUDAM OS OUTROS, VOCÊS MOSTRAM O QUE É O REINO DE DEUS. E CADA PEQUENA AÇÃO DE AMOR QUE VOCÊS FIZEREM SERÁ COMO UMA SEMENTE QUE VAI CRESCER E TRANSFORMAR TUDO AO REDOR.

 

AS CRIANÇAS SE LEVANTARAM, ANIMADAS E CHEIAS DE ENTUSIASMO. SABIAM QUE TINHAM APRENDIDO ALGO VALIOSO, ALGO QUE PODERIAM COMPARTILHAR COM SEUS AMIGOS E FAMÍLIAS. DESCENDO O MONTE, AS RISADAS DELAS SE MISTURAVAM COM O CANTO DOS PÁSSAROS, E OS CORAÇÕES ESTAVAM CHEIOS DE ALEGRIA E ESPERANÇA.

 

ASSIM, JESUS MOSTROU ÀS CRIANÇAS O CAMINHO DA VERDADEIRA FELICIDADE, NÃO ATRAVÉS DE COISAS MATERIAIS, MAS COM GESTOS DE BONDADE, HUMILDADE E AMOR. E AS CRIANÇAS, COM SEUS CORAÇÕES TRANSFORMADOS, DESCERAM O MONTE PRONTAS PARA FAZER A DIFERENÇA NO MUNDO AO SEU REDOR.

 

E AQUELE DIA FICOU PARA SEMPRE GRAVADO NAS MEMÓRIAS DE TODOS QUE ESTAVAM ALI, COMO UM DIA DE LUZ E AMOR.

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 11/11/2024
Código do texto: T8194582
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.