NUMA PEQUENA VILA DE PESCADORES, PERTO DE UM IMENSO LAGO, VIVIA UMA MENINA CHAMADA SARA. ELA ERA CURIOSA E CHEIA DE SONHOS. GOSTAVA DE PASSAR HORAS SENTADA NA MARGEM DO LAGO, OBSERVANDO OS BARCOS QUE IAM E VINHAM, E IMAGINANDO HISTÓRIAS DE AVENTURAS QUE PODERIAM ACONTECER NO VASTO ESPELHO D'ÁGUA. SARA SEMPRE SE PERGUNTAVA O QUE HAVERIA DO OUTRO LADO DAQUELE MAR IMENSO E SERENO.
CERTA MANHÃ, ENQUANTO O SOL AINDA NASCIA TIMIDAMENTE NO HORIZONTE, SARA ESTAVA SENTADA EM SUA PEDRA FAVORITA. ELA GOSTAVA DE OBSERVAR OS PESCADORES ARRUMANDO SUAS REDES E SE PREPARANDO PARA MAIS UM DIA DE TRABALHO. ENTRE ELES, UM HOMEM DESCONHECIDO CHAMOU SUA ATENÇÃO. ELE PARECIA DIFERENTE DOS OUTROS. NÃO CARREGAVA REDES OU CESTOS. ESTAVA SENTADO EM UMA BARCA PEQUENA, OLHANDO PARA O HORIZONTE COMO SE ESPERASSE ALGO.
MOVIDA PELA CURIOSIDADE, SARA SE APROXIMOU.
— OLÁ, SENHOR! — DISSE ELA, COM UM SORRISO TÍMIDO. — O SENHOR VAI PESCAR HOJE?
O HOMEM VIROU-SE PARA ELA E SORRIU. ERA UM SORRISO SERENO, QUE TRANSMITIA UMA PAZ QUE SARA NUNCA HAVIA SENTIDO ANTES.
— OLÁ, PEQUENA. — ELE RESPONDEU. — HOJE NÃO VOU PESCAR PEIXES, MAS TALVEZ EU PESQUE ALGO MAIS VALIOSO.
SARA FRANZIU A TESTA, SEM ENTENDER O QUE ELE QUERIA DIZER.
— ALGO MAIS VALIOSO QUE PEIXES? MAS OS PESCADORES PRECISAM DOS PEIXES PARA VIVER. COMO PODE HAVER ALGO MAIS VALIOSO?
O HOMEM, QUE SARA AINDA NÃO SABIA SE CHAMAR JESUS, APENAS SORRIU NOVAMENTE E OLHOU PARA O LAGO.
— ÀS VEZES, O QUE BUSCAMOS NÃO É O QUE ENCONTRAMOS. E ÀS VEZES, O QUE ENCONTRAMOS É MAIS PRECIOSO DO QUE IMAGINAMOS.
SARA SENTOU-SE AO LADO DELE, INTRIGADA.
— POSSO FICAR AQUI? — PERGUNTOU ELA, SEM CONSEGUIR TIRAR OS OLHOS DO ROSTO BONDOSO DO HOMEM.
— CLARO, SARA. — RESPONDEU ELE, CHAMANDO-A PELO NOME ANTES MESMO QUE ELA TIVESSE A CHANCE DE SE APRESENTAR.
ELA FICOU SURPRESA, MAS SENTIU QUE AQUELE ERA UM ENCONTRO ESPECIAL.
— COMO VOCÊ SABE O MEU NOME? — PERGUNTOU A MENINA, SEM ESCONDER SUA SURPRESA.
— EU CONHEÇO MUITAS PESSOAS — DISSE JESUS, COM UM SORRISO TRANQUILO. — E CONHEÇO OS SONHOS DE CADA UMA DELAS.
SARA OLHOU PARA O LAGO, REFLETINDO SOBRE AQUELAS PALAVRAS.
— O QUE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO, SENHOR?
JESUS A OBSERVOU POR UM MOMENTO E, COM UM ACENO DE CABEÇA, CONVIDOU-A PARA ENTRAR NA BARCA.
— QUE TAL DESCOBRIR?
SARA HESITOU, MAS ALGO DENTRO DELA A ENCORAJOU A ACEITAR O CONVITE. ELA SUBIU NA BARCA E SENTOU-SE AO LADO DE JESUS. JUNTOS, COMEÇARAM A SE AFASTAR DA MARGEM. O MOVIMENTO SUAVE DA ÁGUA FAZIA COM QUE SARA SE SENTISSE LEVE, COMO SE ESTIVESSE FLUTUANDO.
— PARA ONDE ESTAMOS INDO? — PERGUNTOU ELA.
— VAMOS PARA ONDE OS VENTOS NOS LEVAREM — RESPONDEU JESUS, REMANDO DEVAGAR. — QUERO LHE MOSTRAR ALGO.
ENQUANTO NAVEGAVAM, O SILÊNCIO ERA QUEBRADO APENAS PELO SOM DAS ÁGUAS BATENDO LEVEMENTE CONTRA A BARCA. SARA OLHOU PARA JESUS, QUE MANTINHA OS OLHOS FIXOS NO HORIZONTE.
— POR QUE VOCÊ NÃO TEM REDES? — PERGUNTOU ELA, DEPOIS DE UM TEMPO. — TODOS OS PESCADORES DAQUI TÊM REDES.
JESUS RIU BAIXINHO.
— PORQUE EU NÃO PESCO PEIXES, SARA. EU PESCO CORAÇÕES.
SARA FRANZIU O CENHO.
— E O QUE SIGNIFICA PESCAR CORAÇÕES?
— SIGNIFICA TRAZER PAZ E AMOR PARA AQUELES QUE ESTÃO TRISTES, CURAR OS QUE ESTÃO FERIDOS, E TRAZER ESPERANÇA PARA QUEM A PERDEU.
SARA FICOU EM SILÊNCIO POR UM MOMENTO. SENTIU ALGO EM SEU PEITO, UMA EMOÇÃO QUE NÃO SABIA DESCREVER. OLHOU PARA O LAGO E PERCEBEU QUE ESTAVAM INDO PARA UMA PARTE MAIS PROFUNDA, ONDE AS ÁGUAS ERAM CALMAS E REFLETIAM O CÉU AZUL.
— POR QUE VOCÊ ME TROUXE AQUI? — PERGUNTOU SARA, COM UM TOM SUAVE DE CURIOSIDADE.
JESUS LARGOU OS REMOS E OLHOU PARA ELA COM TERNURA.
— QUERO QUE VOCÊ OLHE PARA ESTAS ÁGUAS E VEJA O QUE ELAS REFLETEM.
SARA OLHOU PARA O LAGO E VIU O SEU PRÓPRIO REFLEXO, MAS AO LADO DELA TAMBÉM ESTAVA O REFLEXO DE JESUS. ELA SENTIU UMA SENSAÇÃO DE PAZ QUE NUNCA HAVIA EXPERIMENTADO ANTES.
— O QUE VOCÊ VÊ, SARA?
— VEJO NÓS DOIS... E O CÉU. É BONITO — RESPONDEU A MENINA, ENCANTADA COM A BELEZA DA CENA.
JESUS ASSENTIU.
— ESTA É UMA PEQUENA AMOSTRA DO QUE HÁ DENTRO DO SEU CORAÇÃO. UM REFLEXO DA PAZ QUE VOCÊ SENTE AGORA. MAS O LAGO TAMBÉM TEM SUAS TEMPESTADES, ASSIM COMO NOSSOS CORAÇÕES ENFRENTAM MOMENTOS DIFÍCEIS.
SARA O ESCUTAVA COM ATENÇÃO.
— EU TAMBÉM ENFRENTO TEMPESTADES? — PERGUNTOU ELA.
JESUS OLHOU PARA ELA COM CARINHO.
— TODOS ENFRENTAMOS. MESMO OS MAIS FORTES E CORAJOSOS. MAS É IMPORTANTE LEMBRAR QUE, EM MEIO ÀS TEMPESTADES, EU ESTOU COM VOCÊ, GUIANDO SUA BARCA PARA ÁGUAS MAIS CALMAS.
A MENINA REFLETIU SOBRE AQUELAS PALAVRAS. ELA PENSOU NAS VEZES EM QUE SE SENTIU SOZINHA OU COM MEDO. E NAQUELE MOMENTO, PERCEBEU QUE NUNCA TINHA ESTADO VERDADEIRAMENTE SOZINHA.
DEPOIS DE UM TEMPO NAVEGANDO, ELES AVISTARAM UM GRUPO DE PESCADORES. ESTAVAM COM AS REDES VAZIAS E PARECIAM DESANIMADOS. SARA RECONHECEU ALGUNS DELES, ERAM AMIGOS DE SEU PAI.
— OLHE PARA ELES, SARA — DISSE JESUS. — O QUE VOCÊ VÊ?
— VEJO QUE ESTÃO CANSADOS E TRISTES. NÃO CONSEGUIRAM PESCAR NADA.
JESUS SORRIU E FEZ UM SINAL PARA QUE ELES SE APROXIMASSEM. OS PESCADORES, CURIOSOS, REMARAM ATÉ ONDE JESUS E SARA ESTAVAM.
— TENTEM JOGAR AS REDES MAIS UMA VEZ — DISSE JESUS AOS HOMENS. — MAS DESTA VEZ, JOGUEM NO LADO DIREITO DA BARCA.
OS PESCADORES SE ENTREOLHARAM, DUVIDOSOS, MAS RESOLVERAM TENTAR. QUANDO PUXARAM AS REDES DE VOLTA, ESTAVAM TÃO CHEIAS DE PEIXES QUE QUASE NÃO CONSEGUIRAM SEGURÁ-LAS.
— É UM MILAGRE! — EXCLAMOU UM DOS HOMENS.
SARA OLHOU PARA JESUS, MARAVILHADA.
— COMO VOCÊ FEZ ISSO?
— ÀS VEZES, É PRECISO TER FÉ E CONFIAR — RESPONDEU JESUS. — MESMO QUANDO TUDO PARECE IMPOSSÍVEL.
OS PESCADORES SEGUIRAM SEU CAMINHO, RADIANTES DE ALEGRIA, E JESUS VOLTOU A REMAR DEVAGAR, LEVANDO A BARCA DE VOLTA À MARGEM.
— SARA — DISSE ELE, QUEBRANDO O SILÊNCIO. — VOCÊ GOSTA DE AJUDAR AS PESSOAS?
A MENINA ASSENTIU VIGOROSAMENTE.
— SIM! ADORO AJUDAR. MEU PAI SEMPRE DIZ QUE AJUDAR OS OUTROS É O QUE TRAZ FELICIDADE PARA O CORAÇÃO.
JESUS SORRIU.
— ENTÃO VOCÊ JÁ SABE O QUE É SER UM PESCADOR DE CORAÇÕES. SIGNIFICA ESPALHAR AMOR E CUIDAR DAQUELES QUE PRECISAM.
SARA SORRIU DE VOLTA, SENTINDO UMA ALEGRIA IMENSA SE ESPALHAR PELO PEITO.
— E COMO POSSO FAZER ISSO?
— CONTINUE SENDO VOCÊ MESMA, OUVINDO OS OUTROS, SORRINDO E MOSTRANDO BONDADE EM CADA GESTO. CADA PEQUENO ATO DE AMOR É UMA FORMA DE PESCAR CORAÇÕES E TRAZÊ-LOS PARA UM LUGAR DE PAZ.
QUANDO FINALMENTE CHEGARAM DE VOLTA À MARGEM, O SOL JÁ ESTAVA ALTO NO CÉU, BRILHANDO FORTE. SARA DESCEU DA BARCA E OLHOU PARA JESUS, SENTINDO QUE ALGO MUITO ESPECIAL HAVIA ACONTECIDO NAQUELE DIA.
— VOCÊ VAI VOLTAR? — PERGUNTOU ELA, COM UM TOM DE ESPERANÇA NA VOZ.
JESUS SE ABAIXOU, FICANDO NA ALTURA DE SEUS OLHOS.
— EU ESTOU SEMPRE COM VOCÊ, SARA. MESMO QUANDO VOCÊ NÃO PUDER ME VER.
A MENINA SORRIU, COM OS OLHOS BRILHANDO.
— ENTÃO EU VOU CONTINUAR PESCANDO CORAÇÕES, COMO VOCÊ ME ENSINOU.
JESUS ASSENTIU E SE SE LEVANTOU.
— SEI QUE VOCÊ FARÁ ISSO MARAVILHOSAMENTE BEM.
COM UM ÚLTIMO SORRISO, JESUS SE AFASTOU PELA PRAIA, ENQUANTO SARA O OBSERVAVA ATÉ ELE DESAPARECER ENTRE AS ÁRVORES. SENTIA QUE SEU CORAÇÃO ESTAVA MAIS LEVE DO QUE NUNCA, COMO SE UMA NOVA CHAMA DE AMOR E ESPERANÇA TIVESSE SIDO ACESA DENTRO DELA.
NOS DIAS QUE SE SEGUIRAM, SARA CONTINUOU A VISITAR O LAGO, MAS AGORA COM UMA NOVA VISÃO. ELA NÃO MAIS OLHAVA PARA O HORIZONTE IMAGINANDO AVENTURAS DISTANTES. EM VEZ DISSO, ELA VIA OPORTUNIDADES DE AJUDAR AS PESSOAS AO SEU REDOR, DE ESPALHAR AMOR E BONDADE. CADA SORRISO QUE ELA DAVA, CADA AJUDA QUE OFERECIA, ERA COMO LANÇAR UMA REDE AO MAR, EM BUSCA DE CORAÇÕES.
SARA NUNCA MAIS VIU JESUS FISICAMENTE, MAS SEMPRE SENTIA SUA PRESENÇA, ESPECIALMENTE QUANDO ESTAVA AJUDANDO ALGUÉM. ELA SABIA QUE ELE ESTAVA ALI, SORRINDO E GUIANDO SUA BARCA POR MARES SERENOS.
E ASSIM, SARA SE TORNOU UMA VERDADEIRA PESCADORA DE CORAÇÕES, NAVEGANDO POR MARES DE AMOR E ESPALHANDO LUZ POR ONDE PASSAVA.