EM UMA PEQUENA REGIÃO COSTEIRA DA CALIFÓRNIA CHAMADA MENDOCINO, EXISTIA UMA FLORESTA COMO NENHUMA OUTRA NO MUNDO. ERA A FLORESTA PIGMEU, UM LUGAR ONDE AS ÁRVORES ERAM MUITO, MUITO PEQUENAS — MENORES DO QUE QUALQUER UMA DAS ÁRVORES AO REDOR! MAS, APESAR DE PEQUENINAS, ELAS GUARDAVAM GRANDES SEGREDOS.
CERTO DIA, A PROFESSORA ANA CONTOU AOS ALUNOS SOBRE A MISTERIOSA FLORESTA DURANTE UMA AULA DE CIÊNCIAS. ELA DESCREVEU COMO AS ÁRVORES ALI PARECIAM ÁRVORES DE BRINQUEDO, MESMO TENDO DEZENAS DE ANOS. "ESSAS ÁRVORES CRESCEM EM UM SOLO MUITO DIFERENTE", EXPLICOU ELA, "TÃO POBRE EM NUTRIENTES QUE ELAS NÃO CONSEGUEM CRESCER MUITO, MESMO TENTANDO MUITO."
AQUELA DESCRIÇÃO ACENDEU A CURIOSIDADE DOS ALUNOS. ELES FICARAM IMAGINANDO UMA FLORESTA MÁGICA, ONDE ÁRVORES CENTENÁRIAS PARECIAM MINÚSCULOS ARBUSTOS E AS TRILHAS ERAM COMO PEQUENOS LABIRINTOS. TODOS DESEJAVAM CONHECER O LUGAR.
DEPOIS DE MESES DE EXPECTATIVA, CHEGOU O GRANDE DIA! A PROFESSORA ANA ORGANIZOU UMA EXCURSÃO PARA MENDOCINO, E OS ALUNOS EMBARCARAM CHEIOS DE ANIMAÇÃO, MUNIDOS DE LANCHES, CADERNOS E BINÓCULOS, PRONTOS PARA A AVENTURA. NO CAMINHO, A PROFESSORA OS LEMBROU DE QUE PRECISARIAM ESTAR ATENTOS AOS DETALHES — AFINAL, A FLORESTA PIGMEU ERA UM LUGAR RARO E ESPECIAL.
QUANDO CHEGARAM, FICARAM BOQUIABERTOS. À PRIMEIRA VISTA, PARECIA UMA FLORESTA COMUM, MAS AO SE APROXIMAREM, PERCEBERAM O VERDADEIRO TAMANHO DAS ÁRVORES. ERAM PINHEIROS E CEDROS, MAS COM APENAS O TAMANHO DE ARBUSTOS! “NOSSA!”, EXCLAMOU LÉO. “PARECE UMA FLORESTA DE BRINQUEDO!”
A PROFESSORA OS GUIOU POR ENTRE AS TRILHAS ESTREITAS, E TODOS SE ABAIXAVAM PARA VER OS PEQUENOS TRONCOS, COMO SE ESTIVESSEM EM UM MUNDO DE MINIATURA. A CADA PASSO, UMA NOVA DESCOBERTA: HAVIA COGUMELOS MINÚSCULOS, INSETOS CURIOSOS E ATÉ PASSARINHOS QUE PARECIAM ENORMES AO LADO DAS ÁRVORES PEQUENINAS. ERA UM MUNDO INVERTIDO!
ENQUANTO EXPLORAVAM, A PROFESSORA CONTOU QUE CIENTISTAS ESTUDAVAM AQUELA FLORESTA HÁ MUITOS ANOS E QUE NINGUÉM SABIA AO CERTO COMO O SOLO HAVIA SE TORNADO TÃO ÚNICO, IMPEDINDO AS ÁRVORES DE CRESCER. ERA UM VERDADEIRO MISTÉRIO DA NATUREZA.
NO FINAL DO PASSEIO, CADA ALUNO SE SENTIU UM POUCO MAIS PRÓXIMO DAQUELE MISTÉRIO E MAIS CURIOSO SOBRE A NATUREZA E SEUS SEGREDOS. A FLORESTA PIGMEU OS ENSINOU QUE, MESMO OS LUGARES MAIS ESTRANHOS E MISTERIOSOS, TÊM SUA PRÓPRIA BELEZA E IMPORTÂNCIA.
DE VOLTA À ESCOLA, OS ALUNOS FIZERAM DESENHOS E ESCREVERAM HISTÓRIAS SOBRE A FLORESTA PIGMEU, PROMETENDO GUARDAR O SEGREDO DAQUELE LUGAR MÁGICO E RESPEITÁ-LO SEMPRE. AFINAL, LUGARES ESPECIAIS COMO AQUELE DEVEM SER PRESERVADOS PARA QUE OUTRAS CRIANÇAS POSSAM, UM DIA, VIVER A MESMA AVENTURA.