ERA UMA VEZ UMA PEQUENA PANTERA CHAMADA NINA, QUE PASSAVA OS DIAS ENTRE BRINCADEIRAS E SORRISOS, SEMPRE CHEIA DE ENERGIA PARA EXPLORAR A FLORESTA AO REDOR DE SUA CASA. ELA ERA CURIOSA E DIVERTIDA, E TODOS OS ANIMAIS ADORAVAM SUA COMPANHIA. MAS, SEMPRE QUE SUA MÃE PEDIA AJUDA PARA AS TAREFAS DE CASA, NINA ENCONTRAVA UM JEITINHO DE ESCAPAR. INVENTAVA DESCULPAS CRIATIVAS: “AH, MAMÃE, EU ESTOU COM DOR NAS PATAS!” OU “PRECISO BRINCAR PARA CRESCER FORTE E SAUDÁVEL!”.
O TEMPO FOI PASSANDO E NINA CONTINUAVA A BRINCAR, MAS NUNCA SE OFERECIA PARA AJUDAR EM CASA. ELA PENSAVA QUE AQUELAS TAREFAS ERAM CHATAS E QUE, POR SER TÃO JOVEM, NÃO PRECISAVA APRENDER A FAZER NADA DAQUILO. COM O PASSAR DOS ANOS, A PEQUENA PANTERA CRESCEU. ERA AGORA UMA PANTERA FORTE E BONITA, MAS SEM HABILIDADE NENHUMA PARA AS TAREFAS QUE SUA MÃE SEMPRE TENTARA ENSINAR.
UM DIA, UM GALANTE PANTERA CHAMADO LEO, QUE MORAVA NAS MONTANHAS DISTANTES, CHEGOU AO BOSQUE PARA VISITAR A FLORESTA. LEO ERA UM JOVEM MUITO ESPERTO E HABILIDOSO, QUE SABIA CAÇAR, PREPARAR SUAS REFEIÇÕES E ATÉ CONSTRUIR ABRIGOS PARA SE PROTEGER DAS CHUVAS. AO AVISTAR NINA, ELE FICOU IMPRESSIONADO COM SUA BELEZA E FOI CUMPRIMENTÁ-LA.
— OLÁ, NINA! VOCÊ PARECE MUITO SIMPÁTICA. ME DIGA, O QUE VOCÊ GOSTA DE FAZER? — PERGUNTOU LEO.
NINA, SURPRESA, SORRIU E RESPONDEU:
— AH, EU GOSTO DE BRINCAR E ME DIVERTIR. SOU UMA PANTERA MUITO BRINCALHONA!
LEO SORRIU, MAS CONTINUOU CURIOSO.
— ISSO É ÓTIMO! E O QUE MAIS VOCÊ FAZ? ALGUMA COISA QUE AJUDE NA FLORESTA OU EM SUA CASA?
NINA GAGUEJOU. ELA NUNCA HAVIA PENSADO QUE ESSAS HABILIDADES PODERIAM IMPORTAR TANTO. TENTOU SE LEMBRAR DAS LIÇÕES QUE SUA MÃE LHE ENSINARA, MAS NÃO SABIA COMO RESPONDER.
— BOM... EU... EU REALMENTE GOSTO DE BRINCAR... — RESPONDEU, SEM SABER O QUE MAIS DIZER.
LEO A OLHOU COM COMPREENSÃO, MAS DISSE COM UMA VOZ GENTIL:
— NINA, VOCÊ É UMA PANTERA ENCANTADORA, MAS EU PROCURO ALGUÉM QUE POSSA SER MINHA PARCEIRA PARA DIVIDIR RESPONSABILIDADES, APRENDER COISAS NOVAS E AJUDAR A CONSTRUIR NOSSO LAR. QUEM SABE, UM DIA, VOCÊ APRENDA TUDO ISSO?
E ASSIM, LEO DESPEDIU-SE DE NINA E SEGUIU PELA FLORESTA. NINA, OBSERVANDO-O PARTIR, SENTIU UMA PONTADA DE TRISTEZA E COMPREENDEU ALGO QUE NUNCA TINHA PERCEBIDO ANTES: BRINCAR ERA MARAVILHOSO, MAS HAVIA MUITO MAIS A APRENDER NA VIDA.
A PARTIR DAQUELE DIA, NINA DECIDIU QUE ERA HORA DE COMEÇAR A AJUDAR. PEDIU À SUA MÃE QUE LHE ENSINASSE A COZINHAR, ARRUMAR O LAR E, PRINCIPALMENTE, A CONVERSAR COM CONFIANÇA. AOS POUCOS, FOI DESCOBRINDO O PRAZER EM APRENDER NOVAS HABILIDADES E A ALEGRIA DE SER ÚTIL. E QUEM SABE, NUMA PRÓXIMA VISITA, LEO OU ALGUM OUTRO AMIGO ESPECIAL PODERIA PERCEBER NELA UMA PANTERA DIVERTIDA E MUITO CAPAZ!