Sob a Lua cheia, Zé Tatu e o segredo das mandiocas enfeitiçadas! 🌕🌱😂"

Era uma vez, lá pras bandas de uma fazenda esquecida pelo tempo, onde a lua cheia brilhava mais que lâmpada na sala de jantar, o velho Zé Tatu decidiu que era hora de botar a mão na terra e colher umas mandioca gorda que prometia vir tão suculenta quanto promessa de político em época de eleição. Dizem os mais sabidos que a lua cheia é que nem vitamina pra planta, dá aquela levantada no ânimo, e Zé, desconfiado que só ele, resolveu testar.

Num é que o danado do escorpião, aquele bicho astuto que nem conta de luz em mês de verão, tava mandando ver no céu? Segundo as matutas lendas do lugar, quando o tal bicho aparece no zodíaco, é hora de cuidar da alma e das raízes – da mandioca e das suas próprias, porque, diz que nesse tempo, a natureza e os pensamentos andam de mãos dadas, feito criança no parque. E Zé, que tinha mais dúvida que cupim em cerca velha, resolveu escutar o aviso das estrelas.

Enquanto arava o solo com a enxada amiga, refletia sobre os causos e segredos que o campo guarda, porque né, terra não só cria planta, cria história. Pensou ele: "Se essa lua gorda não fizer minhas mandioca crescer, pelo menos encho o bucho de reflexão!" Riu sozinho, que nem quem já aceitou a vida como ela é: uma mistura de plantar, colher e, vez ou outra, gargalhar com as peças que o destino prega.

E assim, entre um causo e outro, Zé fez da colheita sua filosofia: "A lua tá no céu, a mandioca tá na terra, e eu? Eu só quero é saber se sai farinha daqui!"

Se gostou dessa história e quer saber mais, traga um cafezinho e puxe um banquinho, que de prosa boa tem muito mais por vir... E assim, entre um causo e outro, Zé se preparava pra descobrir se a tal da lua cheia traria fartura... ou algo muito mais inesperado. Mas isso, só a terra sabe... e o Zé talvez nunca conte.