HÁ MUITO TEMPO, EM UM REINO DISTANTE, VIVIA UM SÁBIO MAGO CHAMADO ARANTHOR. ELE MORAVA EM UMA CASA SIMPLES, MAS CHEIA DE SABEDORIA, E ERA CONHECIDO POR SUA BONDADE E VASTO CONHECIMENTO DOS MISTÉRIOS DO CORAÇÃO HUMANO. ARANTHOR TINHA DOIS FILHOS, LINA E TOMÁS, QUE ERAM CURIOSOS E CHEIOS DE VIDA, MAS, COMO TODOS, ÀS VEZES SE DEIXAVAM LEVAR POR SENTIMENTOS NEGATIVOS, COMO A RAIVA E O CIÚME.

 

CERTO DIA, O MAGO ARANTHOR DECIDIU LHES DAR UM PRESENTE MUITO ESPECIAL, UM PRESENTE QUE AJUDARIA SEUS FILHOS A ENCONTRAREM A VERDADEIRA PAZ E FELICIDADE EM SEUS CORAÇÕES. ELE OS LEVOU ATÉ UMA SALA MÁGICA DENTRO DE SUA CASA, UMA SALA QUE BRILHAVA COMO ESTRELAS À NOITE, COM AS PAREDES COBERTAS POR MIL ESPELHOS DE CRISTAL PRATEADO, ALTAMENTE POLIDOS.

 

ARANTHOR FALOU COM UMA VOZ SUAVE, MAS FIRME:

— MEUS QUERIDOS FILHOS, ESTA É A CASA DOS MIL ESPELHOS. CADA UM DESSES ESPELHOS É FEITO DE UM CRISTAL PURÍSSIMO, CAPAZ DE REFLETIR O QUE ESTÁ DENTRO DE VOCÊS. MAS, HÁ UM SEGREDO: ELES SÓ PODEM REFLETIR A VERDADEIRA PUREZA DE SEUS CORAÇÕES SE VOCÊS FOREM CAPAZES DE ELIMINAR TODOS OS PENSAMENTOS NEGATIVOS E MALDOSOS QUE POSSAM CARREGAR.

 

LINA E TOMÁS SE ENTREOLHARAM, SURPRESOS, E ENTÃO PERGUNTARAM:

— MAS, PAI, COMO PODEREMOS FAZER ISSO?

 

ARANTHOR SORRIU E, COM PACIÊNCIA, EXPLICOU:

— TODOS OS DIAS, AO ACORDAR E ANTES DE DORMIR, VOCÊS DEVEM SE AJOELHAR HUMILDEMENTE DIANTE DE UM DESSES ESPELHOS. FECHEM OS OLHOS, ACALMEM SUAS MENTES E DEIXEM QUE OS SENTIMENTOS DE BONDADE, AMOR E GRATIDÃO PREENCHAM SEUS CORAÇÕES. COM ESSE GESTO DE HUMILDADE E ATENÇÃO, VOCÊS SERÃO CAPAZES DE PURIFICAR SEUS PENSAMENTOS, E O ESPELHO REFLETIRÁ APENAS A LUZ DA BONDADE QUE HÁ EM VOCÊS.

 

LINA E TOMÁS FICARAM FASCINADOS E COMEÇARAM A SEGUIR AS INSTRUÇÕES DE SEU PAI. A CADA MANHÃ, LOGO AO DESPERTAR, E TODAS AS NOITES, ANTES DE DORMIR, ELES SE AJOELHAVAM DIANTE DE UM ESPELHO E SE CONCENTRAVAM EM AFASTAR QUALQUER SENTIMENTO RUIM. NO INÍCIO, FOI DIFÍCIL. ÀS VEZES, AS PREOCUPAÇÕES DO DIA OU UMA BRIGA ENTRE ELES DEIXAVAM SEUS CORAÇÕES PESADOS. MAS, POUCO A POUCO, À MEDIDA QUE PRATICAVAM A HUMILDADE E A BONDADE, ALGO MÁGICO COMEÇOU A ACONTECER.

 

OS ESPELHOS, ANTES APENAS OBJETOS DE CRISTAL, COMEÇARAM A BRILHAR DE UMA FORMA DIFERENTE. QUANDO LINA E TOMÁS OLHAVAM PARA ELES, JÁ NÃO VIAM APENAS SEUS REFLEXOS COMUNS. NOS ESPELHOS, VIAM SEUS ROSTOS CHEIOS DE LUZ, COMO SE ESTIVESSEM ILUMINADOS POR DENTRO. E MAIS DO QUE ISSO, SENTIAM-SE MAIS LEVES, MAIS FELIZES, COMO SE TODO O PESO DOS PENSAMENTOS NEGATIVOS TIVESSE DESAPARECIDO.

 

COM O TEMPO, OS DOIS IRMÃOS PERCEBERAM QUE NÃO ERAM APENAS OS ESPELHOS QUE MUDAVAM. ELES PRÓPRIOS ESTAVAM MUDANDO. TORNARAM-SE MAIS GENTIS UM COM O OUTRO, MAIS PACIENTES, E LOGO NOTARAM QUE, AO ELIMINAR OS PENSAMENTOS RUINS, ELES TAMBÉM ATRAÍAM MAIS ALEGRIA E AMOR PARA SUAS VIDAS.

 

ARANTHOR, OBSERVANDO TUDO DE LONGE, SENTIU SEU CORAÇÃO CHEIO DE ORGULHO. ELE SABIA QUE SEUS FILHOS TINHAM APRENDIDO UMA LIÇÃO MUITO IMPORTANTE: O PODER QUE TEMOS DE TRANSFORMAR O MUNDO AO NOSSO REDOR, SIMPLESMENTE TRANSFORMANDO O QUE ESTÁ DENTRO DE NÓS.

 

UMA NOITE, QUANDO LINA E TOMÁS ESTAVAM PRESTES A SE AJOELHAR DIANTE DOS ESPELHOS, ARANTHOR APARECEU E DISSE:

— VOCÊS AGORA ENTENDEM O SEGREDO DA CASA DOS MIL ESPELHOS. ESTA CASA, QUE PARECIA MÁGICA, NA VERDADE, APENAS REFLETE O QUE VOCÊS TRAZEM EM SEUS CORAÇÕES. QUANDO ESTAMOS CHEIOS DE BONDADE E AMOR, O MUNDO NOS DEVOLVE ISSO EM DOBRO. MAS SE DEIXARMOS QUE A MALDADE NOS CONTROLE, ELA TAMBÉM SERÁ REFLETIDA E NOS PERSEGUIRÁ.

 

OS DOIS IRMÃOS SORRIRAM E AGRADECERAM AO PAI. SABIAM QUE A PARTIR DAQUELE DIA, SEMPRE QUE OLHASSEM PARA OS ESPELHOS, ELES SERIAM UM LEMBRETE CONSTANTE DE QUE A VERDADEIRA BELEZA E BONDADE VÊM DE DENTRO.

 

E ASSIM, A CASA DOS MIL ESPELHOS TORNOU-SE UM LUGAR LIVRE DE QUALQUER MALDADE, ONDE APENAS A PUREZA DO ESPÍRITO BRILHAVA, COMO UMA LUZ QUE NUNCA SE APAGAVA. E OS IRMÃOS LINA E TOMÁS VIVERAM SUAS VIDAS COM CORAÇÕES CHEIOS DE BONDADE, ESPALHANDO ESSA LUZ POR ONDE QUER QUE FOSSEM.

 

 

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 19/10/2024
Código do texto: T8177345
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.