NUM BECO ESCURO E ESTREITO DE UMA CIDADE GRANDE, ESCONDIA-SE UMA RATARIA CHEIA DE VIDA. ALI, OS RATOS CORRIAM PARA LÁ E PARA CÁ, SEMPRE ATRÁS DE MIGALHAS DE PÃO E PEDAÇOS DE QUEIJO ESQUECIDOS. TODOS OS RATOS VIVIAM JUNTOS EM HARMONIA, EXCETO UM: RUFINO, O RATO MALVADO E INTERESSEIRO.

 

RUFINO NÃO GOSTAVA DE COMPARTILHAR. MUITO MENOS GOSTAVA DE SER APENAS MAIS UM RATO COMUM. ELE QUERIA RIQUEZA, PODER E TODAS AS MIGALHAS DE QUEIJO SÓ PARA ELE. UM DIA, ENQUANTO CAMINHAVA SORRATEIRAMENTE PELOS CANTOS, RUFINO ENCONTROU ADERBAL, UM GATO RICO E MUITO ESPERTO, QUE VIVIA EM UMA MANSÃO DO OUTRO LADO DA CIDADE. ADERBAL ERA DIFERENTE DE OUTROS GATOS. ELE NÃO CAÇAVA RATOS POR DIVERSÃO; ELE FAZIA NEGÓCIOS.

 

— OUVI DIZER QUE VOCÊ É O RATO MAIS ASTUTO DESSA RATARIA — DISSE ADERBAL COM UM SORRISO MALICIOSO NO ROSTO. — EU POSSO TE OFERECER ALGO VALIOSO EM TROCA DE UM PEQUENO FAVOR...

 

RUFINO, CURIOSO E AMBICIOSO, APROXIMOU-SE.

 

— E O QUE SERIA ESSE FAVOR?

 

ADERBAL, COM SEUS OLHOS BRILHANDO DE INTERESSE, EXPLICOU:

 

— EU TE PAGO COM QUEIJO, MUITO QUEIJO, SE VOCÊ ME TROUXER RATOS. PRECISO DELES PARA... DIGAMOS, CERTOS EXPERIMENTOS E SERVIÇOS NA MINHA MANSÃO.

 

OS OLHOS DE RUFINO SE ILUMINARAM. ELE JÁ PODIA IMAGINAR MONTANHAS DE QUEIJO SÓ PARA ELE. SEM PENSAR DUAS VEZES, CONCORDOU COM O PLANO PERVERSO.

 

NAQUELA NOITE, RUFINO VOLTOU À RATARIA COM UM PLANO MALIGNO. FINGIU SER GENTIL E SIMPÁTICO COM SEUS COMPANHEIROS, OFERECENDO AJUDA E CONVIDANDO OS MAIS INGÊNUOS PARA DAR UMA "VOLTA ESPECIAL" PELA CIDADE. MAL SABIAM ELES QUE ESTAVAM SENDO ENTREGUES DIRETAMENTE PARA O GATO ADERBAL, QUE OS PRENDIA EM GAIOLAS DOURADAS E OS FAZIA TRABALHAR PARA ELE EM SUA MANSÃO.

 

O TEMPO FOI PASSANDO, E RUFINO FOI FICANDO CADA VEZ MAIS RICO E GORDO COM TANTO QUEIJO. ELE TINHA TUDO O QUE SEMPRE QUIS: UMA CASA CHEIA DE COMIDA, ENQUANTO SEUS AMIGOS DESAPARECIAM UM POR UM, SEM DEIXAR RASTRO. MAS OS OUTROS RATOS COMEÇARAM A PERCEBER QUE ALGO ESTAVA ERRADO.

 

MIMI, UMA RATINHA CORAJOSA E MUITO ESPERTA, DESCONFIOU DE RUFINO. ELA NOTOU COMO ELE SEMPRE VOLTAVA DE SUAS SAÍDAS COM AS BOCHECHAS CHEIAS DE QUEIJO, MAS NUNCA EXPLICAVA ONDE ESTAVA CONSEGUINDO TANTO. MIMI DECIDIU SEGUI-LO NA CALADA DA NOITE.

 

ESCONDIDA ATRÁS DAS CAIXAS DE MADEIRA E NOS BECOS ESCUROS, MIMI VIU TUDO: RUFINO ESTAVA TRAINDO OS PRÓPRIOS COMPANHEIROS E VENDENDO-OS PARA O GATO ADERBAL! ELA FICOU FURIOSA, MAS SABIA QUE PRECISAVA DE UM PLANO PARA ACABAR COM ISSO.

 

MIMI VOLTOU PARA A RATARIA E CONTOU TUDO AOS OUTROS RATOS. JUNTOS, ELES ARMARAM UMA ARMADILHA. FINGIRAM CONFIAR EM RUFINO E SE OFERECERAM PARA AJUDÁ-LO A "LEVAR MAIS RATOS PARA PASSEAR". RUFINO, ACHANDO QUE IA FICAR AINDA MAIS RICO, ACEITOU NA HORA. MAS, DESSA VEZ, QUANDO ELE CHEGOU À MANSÃO DE ADERBAL, ENCONTROU NÃO SÓ O GATO, MAS TODOS OS RATOS DA RATARIA ESCONDIDOS E PRONTOS PARA AGIR!

 

COM UM SÓ GRITO DE GUERRA, OS RATOS PULARAM EM CIMA DE RUFINO E ADERBAL, QUE NÃO ESPERAVAM UMA REVOLTA. ADERBAL, ASSUSTADO, FUGIU PARA LONGE, PROMETENDO NUNCA MAIS MEXER COM RATOS. RUFINO, ENVERGONHADO E TRAÍDO POR SUA GANÂNCIA, FOI EXPULSO DA RATARIA E NUNCA MAIS FOI VISTO.

 

COM A PAZ RESTAURADA, OS RATOS RECONSTRUÍRAM SUA COMUNIDADE, AGORA MAIS UNIDOS DO QUE NUNCA. MIMI FOI ACLAMADA COMO HEROÍNA, E TODOS CONCORDARAM QUE NUNCA MAIS IRIAM SE DEIXAR ENGANAR POR PROMESSAS DE RIQUEZA FÁCIL. A PARTIR DAQUELE DIA, APRENDERAM A IMPORTÂNCIA DA CONFIANÇA E DA AMIZADE, E RUFINO, O MERCADOR DE RATOS, FICOU CONHECIDO APENAS COMO UMA HISTÓRIA PARA ASSUSTAR RATINHOS DESAVISADOS.

 

E ASSIM, VIVERAM FELIZES, LIVRES E UNIDOS, SEM QUE UM RATO JAMAIS PRECISASSE TRAIR OUTRO POR UM PEDAÇO DE QUEIJO.

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 19/10/2024
Código do texto: T8177168
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.