ERA UM DIA ENSOLARADO DE VERÃO, E NO JARDIM DE UMA PEQUENA CASA, DUAS MOSQUINHAS MUITO AMIGAS, FEFE E FIFI, ESTAVAM SENTADAS EM UMA FOLHA VERDE, SEM NADA PARA FAZER.

 

— AI, FIFI, ESTOU TÃO ABORRECIDA! — SUSPIROU FEFE, BATENDO SUAS ASINHAS DE LEVE. — NÃO ACONTECE NADA DE INTERESSANTE HOJE...

 

— EU TAMBÉM! — RESPONDEU FIFI, BALANÇANDO AS ANTENINHAS. — PRECISAMOS INVENTAR ALGUMA BRINCADEIRA, ALGO BEM DIVERTIDO!

 

AS DUAS SE ENTREOLHARAM, COM SUAS OLHINHAS BRILHANDO DE ENTUSIASMO. AFINAL, AS DUAS ERAM MUITO CRIATIVAS! APÓS ALGUNS SEGUNDOS DE SILÊNCIO, FEFE DEU UM SALTINHO E TEVE UMA IDEIA.

 

— JÁ SEI! VAMOS BRINCAR DE DIZER A VERDADE! — DISSE ELA.

 

— DIZER A VERDADE? — FIFI INCLINOU A CABEÇA, CONFUSA.

 

— SIM! VAMOS SEMPRE DIZER A VERDADE PARA QUEM QUER QUE PASSE POR AQUI. PODE SER UMA CRIANÇA, UM GATO, OU ATÉ MESMO O VENTO! — EXPLICOU FEFE, ANIMADA. — E FAREMOS ISSO COM UM TOQUE DE ALEGRIA E SINCERIDADE, SEM DEIXAR NINGUÉM TRISTE.

 

FIFI ACHOU A IDEIA BRILHANTE E LOGO CONCORDOU. A PARTIR DAQUELE MOMENTO, SEMPRE QUE ALGUÉM PASSASSE PELO JARDIM, AS DUAS MOSQUINHAS TERIAM QUE DIZER A VERDADE.

 

A PRIMEIRA A APARECER FOI UMA BORBOLETA COLORIDA, FLUTUANDO GRACIOSAMENTE PELO AR. AS DUAS MOSCAS VOARAM AO SEU REDOR E DISSERAM, EM UNÍSSONO:

 

— SENHORA BORBOLETA, A VERDADE É QUE SUAS ASAS SÃO AS MAIS LINDAS QUE JÁ VIMOS HOJE!

 

A BORBOLETA, SURPRESA E ENCANTADA COM O ELOGIO SINCERO, SORRIU E RESPONDEU:

 

— OBRIGADA, MINHAS PEQUENAS AMIGAS! VOCÊS SÃO MUITO GENTIS! — E FOI EMBORA, VOANDO AINDA MAIS FELIZ DO QUE ANTES.

 

LOGO DEPOIS, UMA FORMIGA APRESSADA PASSOU CARREGANDO UMA MIGALHA DE PÃO MAIOR QUE ELA. FEFE E FIFI SE APROXIMARAM E DISSERAM:

 

— DONA FORMIGA, A VERDADE É QUE VOCÊ É A MAIS TRABALHADORA QUE JÁ VIMOS HOJE!

 

A FORMIGUINHA, QUE ESTAVA CANSADA DE TANTO TRABALHO, DEU UM SORRISINHO E RESPONDEU:

 

— QUE BOM QUE VOCÊS PERCEBERAM! ISSO ME DÁ MAIS FORÇA PARA CONTINUAR. OBRIGADA! — E LÁ FOI ELA, TODA CONTENTE.

 

AS MOSQUINHAS ESTAVAM ADORANDO A BRINCADEIRA. CADA VEZ QUE DIZIAM A VERDADE COM CARINHO E ALEGRIA, DEIXAVAM OS OUTROS MAIS FELIZES. E ISSO FAZIA O DIA DELAS MUITO MAIS DIVERTIDO TAMBÉM!

 

DEPOIS DE ALGUM TEMPO, APARECEU UM GRANDE GATO PELUDO, CAMINHANDO PREGUIÇOSAMENTE. FEFE E FIFI FICARAM EM SILÊNCIO POR UM SEGUNDO, PENSANDO NO QUE DIZER. ENTÃO, JUNTAS, FALARAM:

 

— SENHOR GATO, A VERDADE É QUE... VOCÊ É MUITO FOFINHO, MAS SABEMOS QUE VOCÊ NÃO GOSTA TANTO DE MOSCAS!

 

O GATO, QUE JÁ ESTAVA PRESTES A TENTAR ESPANTAR AS DUAS COM UMA PATADA, PAROU E RIU.

 

— É VERDADE! VOCÊS SÃO ESPERTAS. NÃO SOU FÃ DE MOSCAS, MAS GOSTEI DA SINCERIDADE. VOU DEIXÁ-LAS EM PAZ! — DISSE ELE, PISCANDO UM OLHO ANTES DE CONTINUAR SEU PASSEIO.

 

AS MOSQUINHAS RIRAM, FELIZES COM O DESFECHO INESPERADO. A CADA CRIATURA QUE PASSAVA, A BRINCADEIRA FICAVA MAIS DIVERTIDA. ELAS DESCOBRIRAM QUE A VERDADE, DITA COM DELICADEZA E ALEGRIA, PODIA TRAZER MUITOS SORRISOS.

 

QUANDO O SOL COMEÇOU A SE PÔR, FEFE E FIFI ESTAVAM EXAUSTAS DE TANTO BRINCAR, MAS COM O CORAÇÃO CHEIO DE FELICIDADE.

 

— ACHO QUE ESSA FOI A MELHOR BRINCADEIRA QUE JÁ INVENTAMOS! — DISSE FEFE, DEITANDO-SE EM UMA FOLHA.

 

— COM CERTEZA! E AMANHÃ PODEMOS BRINCAR DE NOVO! — CONCORDOU FIFI, SORRINDO.

 

E ASSIM, AS DUAS MOSQUINHAS FORAM DORMIR SABENDO QUE TINHAM FEITO DO MUNDO, PELO MENOS DO PEQUENO JARDIM, UM LUGAR MAIS ALEGRE E CHEIO DE VERDADES BONDOSAS.

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 19/10/2024
Código do texto: T8177132
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.