ERA UMA VEZ,  NUMA ALDEIA CERCADA POR MONTANHAS E FLORESTAS DE BAMBU, UM CASAL DE VELHINHOS QUE VIVIA UMA VIDA SIMPLES, MAS FELIZ. ELES NÃO TINHAM FILHOS, E O ÚNICO DESEJO DO CORAÇÃO DELES ERA TER UMA CRIANÇA PARA ALEGRAR A CASA. UM CERTO DIA, ENQUANTO O VELHINHO COLHIA BAMBUS PARA FAZER SUAS CESTAS, ENCONTROU ALGO INCRÍVEL: UM BAMBU BRILHAVA COMO SE FOSSE FEITO DE LUZ!

 

CURIOSO, ELE CORTOU O BAMBU E, PARA SUA SURPRESA, DENTRO DELE HAVIA UMA MENININHA PEQUENA E ENCANTADORA. ELA ERA TÃO BONITA QUANTO A LUA CHEIA, COM OLHOS BRILHANTES E CABELOS TÃO MACIOS QUANTO A SEDA. COMOVIDO, O VELHINHO CORREU PARA CASA, CHAMANDO SUA ESPOSA:

 

— VEJA, MINHA QUERIDA, O QUE EU ENCONTREI! É UM PRESENTE DOS CÉUS!

 

A MULHER, COM OS OLHOS MAREJADOS, PEGOU A MENININHA NOS BRAÇOS E, JUNTOS, DECIDIRAM CHAMÁ-LA DE **KIKA**. ELES A CRIARAM COM TODO AMOR E CARINHO, E A MENINA LOGO CONQUISTOU OS CORAÇÕES DE TODOS NA ALDEIA COM SUA DOÇURA E BELEZA. ERA IMPOSSÍVEL NÃO SORRIR AO VÊ-LA CORRER PELOS CAMPOS, RINDO E BRINCANDO COM OS ANIMAIS.

 

O TEMPO PASSOU, E KIKA CRESCEU. QUANDO ERA PEQUENA, A PRINCESA ERA OBEDIENTE, GENTIL E AMÁVEL. PORÉM, CONFORME SE TORNAVA UMA JOVEM MOCINHA, ALGO COMEÇOU A MUDAR. KIKA SE TORNAVA CADA VEZ MAIS TEIMOSA E EGOÍSTA. SE ANTES ELA DIVIDIA SUAS FLORES E DOCES COM AS CRIANÇAS DA ALDEIA, AGORA NÃO DEIXAVA NINGUÉM TOCAR EM SUAS COISAS.

 

— ESTAS FLORES SÃO MINHAS! — GRITAVA ELA, AFASTANDO AS MÃOS DE UMA MENININHA QUE TENTAVA PEGAR UMA ROSA DO SEU JARDIM.

 

SEU COMPORTAMENTO NÃO DEMOROU A SE ESPALHAR PELA ALDEIA, E TODOS COMEÇARAM A CHAMÁ-LA DE **A PRINCESA TEIMOSA**. SEUS PAIS, JÁ VELHINHOS, TENTAVAM LHE ENSINAR A IMPORTÂNCIA DE SER BONDOSA E PENSAR NOS OUTROS, MAS KIKA, COM O NARIZ EMPINADO, IGNORAVA SEUS CONSELHOS.

 

UM DIA, KIKA DECIDIU QUE QUERIA A COISA MAIS IMPOSSÍVEL: PEGAR A LUA PARA ELA. SIM, A LUA, QUE BRILHAVA LINDA E PRATEADA NO CÉU! ELA FICOU DESLUMBRADA COM O SEU BRILHO E QUERIA A TODO CUSTO QUE A LUA FICASSE SÓ PARA ELA.

 

— EU QUERO A LUA! TRAGAM-ME A LUA AGORA! — ORDENOU KIKA AOS SEUS PAIS.

 

OS VELHINHOS TENTARAM EXPLICAR QUE ISSO NÃO ERA POSSÍVEL, MAS KIKA, COM OS PÉS BATENDO NO CHÃO E OS BRAÇOS CRUZADOS, SE RECUSAVA A OUVIR.

 

— SE NÃO TROUXEREM A LUA, VOU SAIR E PEGAR SOZINHA! — DISSE ELA, COM UMA TEIMOSIA QUE NUNCA HAVIAM VISTO ANTES.

 

E ASSIM ELA FOI, DETERMINADA A PEGAR A LUA. SUBIU NAS COLINAS MAIS ALTAS, PROCUROU EM POÇOS E LAGOS, TENTANDO PEGAR O REFLEXO DA LUA. QUANTO MAIS TENTAVA, MAIS FRUSTRADA FICAVA, ATÉ QUE FINALMENTE, EXAUSTA, SENTOU-SE NA BEIRA DE UM RIO E COMEÇOU A CHORAR.

 

ENQUANTO AS LÁGRIMAS CAÍAM EM SUAS BOCHECHAS, UMA PEQUENA FADA, QUE OBSERVAVA TUDO DE LONGE, APARECEU. ERA UMA CRIATURA GRACIOSA, COM ASAS CINTILANTES E UMA EXPRESSÃO SÁBIA.

 

— POR QUE CHORA, PRINCESA KIKA? — PERGUNTOU A FADA.

 

— QUERO A LUA, MAS NINGUÉM QUER ME AJUDAR! — RESPONDEU KIKA, SOLUÇANDO. — TUDO O QUE EU QUERO, NINGUÉM ME DÁ!

 

A FADA SORRIU GENTILMENTE E POUSOU AO LADO DELA.

 

— KIKA, VOCÊ TEM TUDO O QUE PRECISA: AMOR, AMIGOS E UMA VIDA LINDA. MAS SUA TEIMOSIA E EGOÍSMO CEGARAM SEUS OLHOS. A LUA NÃO É ALGO QUE SE POSSA POSSUIR. ELA BRILHA PARA TODOS, E É ISSO QUE A TORNA TÃO ESPECIAL.

 

KIKA OLHOU PARA A FADA, SURPRESA. NINGUÉM NUNCA HAVIA FALADO COM ELA DAQUELA MANEIRA ANTES.

 

— MAS... EU SEMPRE ACHEI QUE, SE EU QUISESSE ALGO, BASTAVA PEDIR. — DISSE A PRINCESA, AINDA CONFUSA.

 

— NÃO É ERRADO QUERER COISAS, KIKA. MAS É PRECISO APRENDER A COMPARTILHAR, A PENSAR NOS OUTROS. A VERDADEIRA FELICIDADE NÃO VEM DO QUE POSSUÍMOS, MAS DE COMO TRATAMOS AQUELES AO NOSSO REDOR — EXPLICOU A FADA, COM TERNURA.

 

NAQUELE MOMENTO, ALGO MUDOU NO CORAÇÃO DE KIKA. ELA LEMBROU-SE DE COMO ERA FELIZ QUANDO DIVIDIA SUAS FLORES E DOCES, E DE COMO A ALDEIA COSTUMAVA AMÁ-LA POR SUA BONDADE. PERCEBEU QUE, AO SE TORNAR TEIMOSA E EGOÍSTA, HAVIA PERDIDO ALGO MAIS PRECIOSO QUE A LUA: O CARINHO E O RESPEITO DAS PESSOAS.

 

AGRADECENDO À FADA, KIKA VOLTOU PARA CASA. QUANDO CHEGOU, ENCONTROU SEUS PAIS PREOCUPADOS, MAS FELIZES POR VÊ-LA DE VOLTA. ELES A ABRAÇARAM COM TANTO AMOR QUE SEU CORAÇÃO SE AQUECEU.

 

NO DIA SEGUINTE, KIKA FOI À ALDEIA E PEDIU DESCULPAS A TODOS QUE HAVIA MAGOADO. ELA VOLTOU A SER A PRINCESA GENTIL E BONDOSA QUE TODOS CONHECIAM, MAS COM UMA LIÇÃO IMPORTANTE NO CORAÇÃO: ÀS VEZES, É PRECISO RENUNCIAR ÀS PRÓPRIAS VONTADES PARA FAZER O MUNDO AO SEU REDOR BRILHAR, ASSIM COMO A LUA BRILHA NO CÉU, COMPARTILHANDO SUA LUZ COM TODOS.

 

E ASSIM, A PRINCESA TEIMOSA SE TORNOU A PRINCESA KIKA NOVAMENTE, QUERIDA POR TODOS E LEMBRADA NÃO PELA SUA TEIMOSIA, MAS POR SEU CORAÇÃO GENEROSO.

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 18/10/2024
Código do texto: T8176776
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.