ERA UMA VEZ,  NUMA CIDADEZINHA TRANQUILA, UMA PROFESSORA MUITO QUERIDA CHAMADA DONA LÚCIA. ELA TINHA UM JEITINHO DOCE E UM SORRISO QUE AQUECIA O CORAÇÃO DE TODOS. SUA VOZ ERA SUAVE, COMO O VENTO QUE BALANÇA AS FOLHAS DAS ÁRVORES, E SEUS OLHOS BRILHAVAM COMO DUAS ESTRELAS. ELA ENSINAVA NÃO APENAS AS LIÇÕES DA ESCOLA, MAS TAMBÉM SOBRE A VIDA, COM UMA PACIÊNCIA E CARINHO QUE PARECIA INFINITO.

 

DONA LÚCIA ADORAVA PLANTAS E PASSAVA BOA PARTE DE SEU TEMPO LIVRE EM SEU JARDIM. LÁ, ELA CUIDAVA COM MUITO AMOR DAS FLORES, DAS HORTALIÇAS E DAS FRUTAS QUE CRESCIAM ALEGREMENTE SOB O SEU OLHAR ATENTO. SEU JARDIM ERA UM LUGAR ESPECIAL, CHEIO DE CORES, CHEIROS E VIDA. ALI, AS CRIANÇAS DA VIZINHANÇA SEMPRE IAM PARA CONVERSAR COM ELA, FAZER PERGUNTAS OU APENAS OUVIR SUAS HISTÓRIAS.

 

CERTO DIA, APÓS TERMINAR SUAS AULAS, DONA LÚCIA RESOLVEU DESCANSAR UM POUCO À SOMBRA DE UMA GRANDE ÁRVORE NO MEIO DE SEU JARDIM. SENTOU-SE EM UM BANQUINHO DE MADEIRA E FECHOU OS OLHOS, SENTINDO A BRISA SUAVE NO ROSTO. ENQUANTO RESPIRAVA O AR FRESCO, ELA SENTIU ALGO DIFERENTE. AO ABRIR OS OLHOS, NOTOU, ALI PERTO DO BANCO, UMA MELANCIA GRANDE E REDONDA, MEIO ESCONDIDA ENTRE AS FOLHAS VERDES QUE SE ESPALHAVAM PELO CHÃO.

 

ELA SORRIU E SE SE LEVANTOU DEVAGAR, CAMINHANDO ATÉ A MELANCIA.

 

— ORA, ORA, MAS QUE SURPRESA! — DISSE DONA LÚCIA, FALANDO COM A MELANCIA COMO SE FOSSE UMA VELHA AMIGA. — VOCÊ ESTEVE CRESCENDO AQUI EM SILÊNCIO, E EU NEM PERCEBI!

 

A MELANCIA PARECIA BRILHAR SOB O SOL, SUAS FOLHAS VERDES BALANÇANDO SUAVEMENTE AO VENTO.

 

— VOCÊ ESTÁ ESCONDIDA, ASSIM COMO TANTAS COISAS NA VIDA QUE SÓ PERCEBEMOS QUANDO PARAMOS PARA OLHAR COM CUIDADO — DISSE ELA, COM SABEDORIA.

 

DONA LÚCIA SABIA QUE AQUELA MELANCIA TINHA ALGO A ENSINAR. ENTÃO, ELA DECIDIU QUE ERA HORA DE CONTAR UMA NOVA HISTÓRIA PARA SUAS CRIANÇAS, UMA HISTÓRIA SOBRE PACIÊNCIA E APRENDIZADO.

 

NO DIA SEGUINTE, NA ESCOLA, SEUS ALUNOS A ESPERAVAM ANSIOSOS. DONA LÚCIA ENTROU NA SALA COM UM SORRISO NO ROSTO E UMA MELANCIA GRANDE NOS BRAÇOS. AS CRIANÇAS FICARAM MARAVILHADAS.

 

— HOJE, VOU CONTAR UMA HISTÓRIA DIFERENTE — COMEÇOU ELA, ENQUANTO COLOCAVA A MELANCIA SOBRE A MESA. — SABEM, ESSA MELANCIA CRESCEU NO MEU JARDIM, BEM DEBAIXO DOS MEUS OLHOS, E EU NÃO PERCEBI POR MUITO TEMPO. MAS ISSO ME FEZ LEMBRAR DE ALGO MUITO IMPORTANTE.

 

AS CRIANÇAS FICARAM EM SILÊNCIO, CURIOSAS PARA OUVIR O QUE A PROFESSORA TINHA A DIZER.

 

— MUITAS VEZES, NA VIDA, AS COISAS QUE MAIS IMPORTAM ESTÃO ACONTECENDO BEM À NOSSA VOLTA, MAS ESTAMOS OCUPADOS DEMAIS PARA NOTAR. ESTA MELANCIA ME ENSINOU QUE, ASSIM COMO NO JARDIM, PRECISAMOS DE PACIÊNCIA PARA VER O QUE ESTÁ CRESCENDO — EXPLICOU DONA LÚCIA COM SEU JEITO TRANQUILO. — CADA UM DE VOCÊS ESTÁ CRESCENDO, APRENDENDO, MUDANDO, ASSIM COMO ESSA MELANCIA. ÀS VEZES, NEM VOCÊS PERCEBEM, MAS EU ESTOU AQUI, OLHANDO COM CUIDADO, VENDO CADA AVANÇO, CADA NOVO PASSO.

 

OS OLHINHOS DAS CRIANÇAS BRILHAVAM AO OUVIR AQUELAS PALAVRAS.

 

— E SABEM O QUE MAIS? — CONTINUOU A PROFESSORA, PEGANDO UMA FACA PARA ABRIR A MELANCIA. — ASSIM COMO ESSA MELANCIA FICOU DOCE E DELICIOSA POR DENTRO, VOCÊS TAMBÉM, COM O TEMPO, VÃO SE TORNAR CADA VEZ MAIS ESPECIAIS. TODO O ESFORÇO, TODAS AS LIÇÕES QUE APRENDEMOS JUNTOS, SÃO COMO AS SEMENTES QUE PLANTAMOS. PODE DEMORAR UM POUCO PARA VER O RESULTADO, MAS QUANDO CHEGA O MOMENTO CERTO, TUDO VALE A PENA.

 

ELA CORTOU A MELANCIA, E AS CRIANÇAS DERAM RISADINHAS AO VER A FRUTA VERMELHINHA POR DENTRO, COM MUITAS SEMENTINHAS PRETAS.

 

— CADA UMA DESSAS SEMENTES É COMO UM PEDACINHO DO QUE APRENDEMOS NA VIDA — DISSE ELA, DISTRIBUINDO PEDAÇOS DA FRUTA PARA OS ALUNOS. — COM PACIÊNCIA E CARINHO, VOCÊS PODEM PLANTAR ESSAS SEMENTES DENTRO DE VOCÊS E CRESCER FORTES E CHEIOS DE SABEDORIA.

 

AS CRIANÇAS COMERAM A MELANCIA, PENSANDO NAS PALAVRAS DA PROFESSORA, SABOREANDO NÃO APENAS O DOCE DA FRUTA, MAS TAMBÉM A DOÇURA DAS LIÇÕES QUE APRENDERAM NAQUELE DIA. ELAS OLHAVAM PARA DONA LÚCIA COM AINDA MAIS CARINHO, ENTENDENDO QUE, ASSIM COMO A MELANCIA, O AMOR E O CUIDADO QUE ELA COLOCAVA EM CADA ENSINAMENTO FAZIAM COM QUE CRESCESSEM POR DENTRO, UM POUQUINHO A CADA DIA.

 

E ASSIM, A MELANCIA DO JARDIM DE DONA LÚCIA SE TORNOU UMA LEMBRANÇA DOCE E ESPECIAL PARA TODOS OS SEUS ALUNOS, QUE NUNCA ESQUECERIAM QUE CRESCER, APRENDER E FLORESCER EXIGE PACIÊNCIA, CARINHO E ALGUÉM QUE OLHE POR NÓS COM SABEDORIA — COMO DONA LÚCIA FAZIA TODOS OS DIAS, SEM NUNCA DEIXAR DE ACREDITAR NO POTENCIAL DE CADA UM.

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 14/10/2024
Reeditado em 15/10/2024
Código do texto: T8173147
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.