ERA UMA VEZ, NUM REINO MUITO DISTANTE, O GRANDE SULTÃO MUHAMMAD YOUSSEF HASSAN. ELE ERA MUITO RICO E PODEROSO, MAS GOSTAVA MESMO ERA DE TER COISAS DIFERENTES. UM DIA, ENQUANTO PASSEAVA PELO MERCADO DE SUA CIDADE, VIU UM BURRINHO MUITO SIMPÁTICO, COM ORELHAS ENORMES E OLHOS QUE BRILHAVAM COMO ESTRELAS.

 

"QUERO AQUELE BURRINHO!", DISSE O SULTÃO, APONTANDO PARA O ANIMAL. O COMERCIANTE QUE VENDIA O BURRINHO FICOU MUITO FELIZ E RAPIDAMENTE O ENTREGOU AO SULTÃO, DIZENDO APENAS: "CUIDADO, ELE PODE SER UM POUCO... ESPECIAL."

 

O SULTÃO NÃO ENTENDEU O QUE O COMERCIANTE QUIS DIZER, MAS PAGOU O BURRINHO E O LEVOU PARA O PALÁCIO. ELE DEU O NOME AO BURRINHO DE FÍGARO, PORQUE ACHOU QUE O NOME COMBINAVA COM SUAS ORELHAS BALANÇANTES.

 

NO DIA SEGUINTE, ALGO MUITO ESTRANHO ACONTECEU. O SULTÃO ESTAVA NO JARDIM, ADMIRANDO AS FLORES, QUANDO OUVIU UM BARULHO ENGRAÇADO VINDO DE FÍGARO. O BURRINHO COMEÇOU A LEVANTAR AS ORELHAS E, DE REPENTE...

 

ATCHIM!

 

PARA A SURPRESA DO SULTÃO, UMA PORÇÃO DE MOEDAS DE OURO SAIU VOANDO DAS NARINAS DE FÍGARO! O CHÃO FICOU COBERTO DE OURO BRILHANTE. O SULTÃO PISCOU VÁRIAS VEZES, SEM ACREDITAR NO QUE VIA. "SERÁ QUE ESTOU SONHANDO?", PENSOU ELE. MAS NÃO, AQUILO ERA OURO DE VERDADE!

 

"HA-HA! QUE BURRINHO MARAVILHOSO EU COMPREI!", EXCLAMOU O SULTÃO, PULANDO DE ALEGRIA. "TODA VEZ QUE ELE ESPIRRA, ELE ME DÁ MOEDAS DE OURO! SOU O HOMEM MAIS SORTUDO DO MUNDO!"

 

O SULTÃO NÃO PERDEU TEMPO E COMEÇOU A CUIDAR MUITO BEM DE FÍGARO. ELE O ALIMENTAVA COM AS MELHORES CENOURAS, DAVA A ELE ÁGUA FRESQUINHA E FAZIA CÓCEGAS NAS ORELHAS. MAS, POR MAIS QUE TENTASSE, O BURRINHO NÃO ESPIRRAVA DE NOVO.

 

O SULTÃO TEVE UMA IDEIA GENIAL! ELE FOI ATÉ A COZINHA DO PALÁCIO E PEGOU UM PUNHADO DE PIMENTA. "ISSO VAI FAZER O FÍGARO ESPIRRAR, COM CERTEZA!" ELE BALANÇOU A PIMENTA PERTO DO NARIZ DO BURRINHO.

 

FÍGARO TORCEU O NARIZ, FEZ UMA CARETA ENGRAÇADA, E ENTÃO...

 

ATCHIM!

 

MAIS MOEDAS DE OURO! ELAS SALTARAM COMO UMA CHUVA BRILHANTE, ENCHENDO O PÁTIO. O SULTÃO QUASE DANÇOU DE FELICIDADE! "AGORA SIM! DESCOBRI O SEGREDO!"

 

E ASSIM, TODOS OS DIAS, O SULTÃO FAZIA FÍGARO ESPIRRAR COM PIMENTA. ELE FICOU TÃO RICO QUE COMEÇOU A DISTRIBUIR MOEDAS PARA TODOS OS MORADORES DO REINO. AS CRIANÇAS TINHAM BRINQUEDOS NOVOS, AS MÃES PODIAM COMPRAR ROUPAS LINDAS, E ATÉ OS GATOS E CACHORROS TINHAM COMIDA FARTA.

 

MAS UM DIA, FÍGARO COMEÇOU A ESPIRRAR SOZINHO, SEM PIMENTA. ATCHIM! MOEDAS! ATCHIM! MAIS MOEDAS! O BURRINHO NÃO PARAVA MAIS DE ESPIRRAR. E O PALÁCIO FICOU CHEIO DE OURO POR TODOS OS LADOS. O SULTÃO ATÉ TROPEÇAVA NAS MOEDAS.

 

"AH, AGORA TEMOS UM PROBLEMA", DISSE O SULTÃO, COM MOEDAS ATÉ NA BARBA. "O QUE VOU FAZER COM TANTO OURO?"

 

FOI ENTÃO QUE O SULTÃO PERCEBEU QUE A VERDADEIRA SORTE NÃO ESTAVA NAS MOEDAS, MAS EM COMPARTILHAR SUA FELICIDADE COM OS OUTROS. ELE PAROU DE FORÇAR O POBRE FÍGARO A ESPIRRAR E DECIDIU USAR TODO AQUELE OURO PARA AJUDAR O REINO. ELE CONSTRUIU ESCOLAS, HOSPITAIS E PARQUES CHEIOS DE FLORES.

 

E O BURRINHO FÍGARO? BEM, ELE CONTINUOU VIVENDO NO PALÁCIO, COMENDO SUAS CENOURAS E, DE VEZ EM QUANDO, SOLTANDO UM ATCHIM! DE PURA ALEGRIA. MAS AGORA, SEMPRE QUE ESPIRRAVA, TODOS SABIAM QUE ERA UM SINAL DE SORTE PARA O REINO, E NÃO APENAS PARA O SULTÃO.

 

E ASSIM, O REINO PROSPEROU, COM FÍGARO SENDO O BURRINHO MAIS AMADO E O SULTÃO, O GOVERNANTE MAIS GENEROSO DE TODOS.

 

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 27/09/2024
Reeditado em 27/09/2024
Código do texto: T8161510
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.