ERA UMA VEZ, NUM REINO DISTANTE, UM REI CHAMADO VALENTE. ELE NÃO ERA APENAS UM LÍDER SÁBIO E BONDOSO, MAS TAMBÉM UM EXÍMIO JOGADOR DE XADREZ. A CADA ANO, ORGANIZAVA O GRANDE TORNEIO DE XADREZ, ONDE NOBRES E CAVALEIROS DE TODO O REINO E DE TERRAS DISTANTES VINHAM COMPETIR PELA HONRA DE DESAFIAR O PRÓPRIO REI.

 

O TABULEIRO DE XADREZ DO REI VALENTE NÃO ERA COMUM. DE NOITE, AS PEÇAS GANHAVAM VIDA! ELAS CAMINHAVAM PELO TABULEIRO, PRATICANDO SEUS MOVIMENTOS COM ELEGÂNCIA. OS PEÕES MARCHAVAM COM DISCIPLINA, SEMPRE ATENTOS ÀS SUAS REGRAS: AVANÇANDO COM CORAGEM E CAPTURANDO COM PRECISÃO NA DIAGONAL. AS TORRES, ALTIVAS E RETAS, DESLIZAVAM PELAS LINHAS E COLUNAS COMO GUARDIÕES PODEROSOS. OS BISPOS DESLIZAVAM EM SUAS DIAGONAIS SILENCIOSAS, SEMPRE MANTENDO-SE FIÉIS ÀS CORES DE SUAS CASAS. OS CAVALOS, SEMPRE ENÉRGICOS, PULAVAM ALEGREMENTE EM "L", SALTANDO POR SOBRE AS OUTRAS PEÇAS.

 

A RAINHA, MAJESTOSA, DOMINAVA O TABULEIRO COM SUA LIBERDADE DE MOVIMENTO, CRUZANDO TODOS OS CANTOS COM CONFIANÇA. E O REI... AH, O REI. MESMO COM SEU PASSO LENTO E CAUTELOSO, ERA A PEÇA MAIS IMPORTANTE. ELE SEMPRE OBSERVAVA, ATENTO A QUALQUER AMEAÇA, NUNCA PERMITINDO-SE FICAR EM XEQUE.

 

UM DIA, CHEGOU AO CASTELO UM DESAFIANTE MISTERIOSO, VESTIDO COM UM MANTO ESCURO. "SOU O CAVALEIRO SOMBRIO", ELE ANUNCIOU, "E OUVI FALAR QUE O REI VALENTE É O MAIOR ENXADRISTA DE TODOS OS REINOS. VIM DESAFIÁ-LO."

 

REI VALENTE ACEITOU O DESAFIO COM UM SORRISO CONFIANTE. O TABULEIRO FOI PREPARADO, E AS PEÇAS TOMARAM SUAS POSIÇÕES. O JOGO COMEÇOU.

 

O CAVALEIRO SOMBRIO MOVIA SUAS PEÇAS COM ASTÚCIA, CAPTURANDO RAPIDAMENTE OS PEÕES DE VALENTE. MAS O REI, COM PACIÊNCIA E SABEDORIA, CONTRA-ATACAVA. SUAS TORRES BLOQUEARAM AS INVESTIDAS INIMIGAS, E OS BISPOS E CAVALOS TRABALHAVAM EM CONJUNTO, CRIANDO UMA DEFESA IMPENETRÁVEL.

 

"XEQUE!" EXCLAMOU O CAVALEIRO SOMBRIO AO POSICIONAR SUA RAINHA DIANTE DO REI.

 

MAS O REI VALENTE, CALMO, MOVIMENTOU SEU CAVALO PARA INTERCEPTAR A AMEAÇA. O JOGO CONTINUOU, CADA MOVIMENTO MAIS TENSO QUE O ANTERIOR. AS PEÇAS DANÇAVAM NO TABULEIRO, CAPTURANDO E DEFENDENDO, EM UM DUELO DE MENTES BRILHANTES.

 

FINALMENTE, COM UM MOVIMENTO AUDACIOSO, O REI VALENTE AVANÇOU SEU PEÃO ATÉ A ÚLTIMA LINHA. "PROMOÇÃO!", DISSE ELE COM UM BRILHO NOS OLHOS. O PEÃO TRANSFORMOU-SE EM UMA RAINHA PODEROSA, QUE RAPIDAMENTE CRUZOU O TABULEIRO, COLOCANDO O REI ADVERSÁRIO EM UMA POSIÇÃO DE XEQUE-MATE.

 

"XEQUE-MATE!" DECLAROU O REI VALENTE, VITORIOSO.

 

O CAVALEIRO SOMBRIO RETIROU O CAPUZ, REVELANDO UM SORRISO RESPEITOSO. "VOCÊ É, DE FATO, O MAIOR ENXADRISTA QUE JÁ ENFRENTEI. SUA SABEDORIA E PACIÊNCIA SÃO ADMIRÁVEIS."

 

O REI VALENTE, SEMPRE GENTIL, ESTENDEU A MÃO. "O XADREZ ENSINA QUE CADA PEÇA TEM SEU VALOR, E QUE A VITÓRIA VEM PARA QUEM SABE USAR O TEMPO AO SEU FAVOR. NÃO IMPORTA O QUÃO PODEROSO PAREÇA O OPONENTE, O VERDADEIRO SEGREDO É A ESTRATÉGIA."

 

E ASSIM, O CAVALEIRO SOMBRIO CURVOU-SE EM RESPEITO, E O REINO COMEMOROU MAIS UMA VITÓRIA DO SÁBIO REI ENXADRISTA. AS PEÇAS, AO ANOITECER, VOLTARAM A CAMINHAR PELO TABULEIRO, AGORA AINDA MAIS ORGULHOSAS DE SERVIREM A UM REI TÃO JUSTO E HABILIDOSO.

 

E FOI ASSIM QUE O GRANDE TORNEIO DE XADREZ DO REINO TORNOU-SE UMA LENDA, ONDE REIS, RAINHAS, BISPOS E PEÕES DANÇAVAM AO SOM DAS MENTES MAIS BRILHANTES, SEMPRE EM BUSCA DE NOVAS ESTRATÉGIAS E GRANDES VITÓRIAS.

 

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 17/09/2024
Reeditado em 17/09/2024
Código do texto: T8153541
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.