NUMA ALDEIA DISTANTE, VIVIA UMA BELA ÍNDIA CHAMADA XAYENE. SEUS LONGOS CABELOS NEGROS BRILHAVAM COMO O RIO AO SOL, E SEUS OLHOS REFLETIAM A TRANQUILIDADE DAS FLORESTAS AO REDOR. XAYENE TINHA UM CORAÇÃO PURO E BONDOSO, E TODAS AS NOITES, ELA OBSERVAVA COM ADMIRAÇÃO A GRANDE JACI, A LUA, QUE ILUMINAVA O CÉU E ESPALHAVA SEU BRILHO PRATEADO SOBRE A TERRA.

 

XAYENE SONHAVA COM JACI, POIS OUVIRA AS HISTÓRIAS ANTIGAS DA SUA TRIBO. A LUA, DE TEMPOS EM TEMPOS, DESCIA ATÉ A TERRA PARA BUSCAR UMA VIRGEM E TRANSFORMÁ-LA EM UMA ESTRELA, PARA LHE FAZER COMPANHIA NO VASTO CÉU NOTURNO. XAYENE DESEJAVA TANTO SER ESCOLHIDA POR JACI, PARA BRILHAR COMO UMA ESTRELA E PROTEGER SUA ALDEIA LÁ DO ALTO. PORÉM, ELA SABIA QUE JACI SÓ ESCOLHERIA QUEM TIVESSE O CORAÇÃO MAIS VERDADEIRO E A CORAGEM DE AJUDAR OS OUTROS.

 

UM DIA, ENQUANTO XAYENE ANDAVA PELA FLORESTA RECOLHENDO ERVAS, ENCONTROU UMA CASINHA HUMILDE NO MEIO DAS ÁRVORES. ALI VIVIA UM CASAL DE LENHADORES MUITO POBRES, COM SETE FILHOS PEQUENOS. TODOS TRABALHAVAM DURO PARA SOBREVIVER, MAS O CAÇULA DA FAMÍLIA ERA DIFERENTE. ELE ERA MAGRINHO, FRÁGIL E TÃO PEQUENO QUE TODOS O CHAMAVAM DE POLEGAR. APESAR DE SEU TAMANHO, POLEGAR ERA ESPERTO E ASTUTO, SEMPRE ENCONTRANDO MANEIRAS CRIATIVAS DE AJUDAR SEUS PAIS E IRMÃOS.

 

XAYENE FICOU CURIOSA E SE APROXIMOU DA FAMÍLIA. O CASAL DE LENHADORES CONTOU A ELA SOBRE SUAS DIFICULDADES E COMO POLEGAR, APESAR DE TÃO PEQUENO, SEMPRE OS SURPREENDIA COM SUA INTELIGÊNCIA. POLEGAR, AO VER XAYENE, SORRIU E DISSE:

 

— EU POSSO SER PEQUENO, MAS SEI QUE JUNTOS PODEMOS REALIZAR GRANDES COISAS.

 

XAYENE, TOCADA PELO ESPÍRITO FORTE DE POLEGAR, SENTIU QUE HAVIA ENCONTRADO UM AMIGO ESPECIAL. ELA DECIDIU AJUDAR A FAMÍLIA, TRAZENDO FRUTAS E ERVAS QUE COLHERA NA FLORESTA. COM O TEMPO, XAYENE E POLEGAR TORNARAM-SE GRANDES AMIGOS. JUNTOS, ENFRENTARAM VÁRIOS DESAFIOS DA VIDA NA FLORESTA, COMO CAÇAR, BUSCAR COMIDA E PROTEGER OS IRMÃOS DE POLEGAR.

 

UMA NOITE, ENQUANTO XAYENE E POLEGAR CONVERSAVAM SOB O BRILHO DE JACI, A LUA DESCEU DO CÉU, PAIRANDO SUAVEMENTE SOBRE AS ÁRVORES. SEU BRILHO PRATEADO ILUMINOU A PEQUENA ALDEIA E A FLORESTA AO REDOR. XAYENE, COM O CORAÇÃO ACELERADO, SOUBE QUE JACI HAVIA VINDO À TERRA MAIS UMA VEZ. ELA OLHOU PARA CIMA, CHEIA DE ESPERANÇA.

 

— XAYENE, EU A OBSERVO HÁ MUITO TEMPO — DISSE JACI COM SUA VOZ SUAVE. — VEJO SEU CORAÇÃO PURO E SEU DESEJO DE AJUDAR OS OUTROS. VOCÊ TEM O QUE É NECESSÁRIO PARA SE TORNAR UMA ESTRELA.

 

PORÉM, ANTES QUE XAYENE PUDESSE RESPONDER, POLEGAR DEU UM PASSO À FRENTE.

 

— SENHORA JACI, EU SOU PEQUENO E NÃO SOU TÃO FORTE QUANTO XAYENE, MAS POSSO SER ÚTIL NO CÉU?

 

JACI SORRIU PARA O PEQUENO MENINO.

 

— TAMANHO NÃO IMPORTA QUANDO O CORAÇÃO É GRANDE — RESPONDEU A LUA. — VOCÊ, POLEGAR, TAMBÉM SERÁ UMA ESTRELA, POIS TEM A SABEDORIA E A CORAGEM QUE MUITOS JAMAIS ALCANÇARÃO.

ENTÃO NUMA NOITE, ENQUANTO XAYENE E POLEGAR CONVERSAVAM SOB O BRILHO DE JACI, A LUA DESCEU DO CÉU, PAIRANDO SUAVEMENTE SOBRE AS ÁRVORES. SEU BRILHO PRATEADO ILUMINOU A PEQUENA ALDEIA E A FLORESTA AO REDOR. XAYENE, COM O CORAÇÃO ACELERADO, SOUBE QUE JACI HAVIA VINDO À TERRA MAIS UMA VEZ. ELA OLHOU PARA CIMA, CHEIA DE ESPERANÇA.

 

— XAYENE, EU A OBSERVO HÁ MUITO TEMPO — DISSE JACI COM SUA VOZ SUAVE. — VEJO SEU DESEJO DE AJUDAR OS OUTROS E SUA FORÇA INTERIOR. VOCÊ ESTÁ PRONTA PARA SER UMA ESTRELA.

 

XAYENE, MARAVILHADA, FEZ UMA REVERÊNCIA E SE PREPARAVA PARA SEGUIR JACI QUANDO PERCEBEU O OLHAR DE POLEGAR, AINDA NO CHÃO, PEQUENO, MAS COM UM BRILHO ESPECIAL NOS OLHOS. ELA PAROU, OLHOU PARA ELE E DISSE:

 

— JACI, EU NÃO POSSO IR SEM POLEGAR. ELE TEM SIDO MEU AMIGO E COMPANHEIRO NAS HORAS DIFÍCEIS. NÃO POSSO ABANDONÁ-LO.

 

JACI, INTRIGADA, OBSERVOU POLEGAR POR UM MOMENTO E SORRIU.

 

— POIS ENTÃO, OS DOIS IRÃO JUNTOS.

 

SEM MAIS PALAVRAS, XAYENE E POLEGAR FORAM ENVOLVIDOS PELA LUZ DE JACI E, LENTAMENTE, SUBIRAM PARA O CÉU. A ALDEIA FICOU EM SILÊNCIO, ILUMINADA PELA LUZ PRATEADA QUE DESAPARECIA ENTRE AS ESTRELAS. NAQUELA NOITE, DUAS NOVAS ESTRELAS BRILHARAM NO CÉU, LADO A LADO, COMO SE SEMPRE ESTIVESSEM DESTINADAS A ESTAREM JUNTAS, OBSERVANDO A TERRA LÁ DE CIMA, EM SILÊNCIO E TRANQUILIDADE.

 

Saulo Piva Romero
Enviado por Saulo Piva Romero em 16/09/2024
Código do texto: T8153002
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.